O curioso motivo que faz Billie Joe Armstrong não gostar de Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2025
O Green Day sempre teve um pé no rock clássico, mas isso não significa que Billie Joe Armstrong admire todas as grandes bandas do passado. Embora sua formação musical passe por referências como The Beatles, ele nunca conseguiu se conectar com o Pink Floyd, um dos maiores nomes do rock progressivo. Para ele, a abordagem da banda britânica sempre pareceu arrastada demais.
Green Day - Mais Novidades
Ao longo dos anos, Armstrong deixou claro que, apesar de respeitar o impacto do Pink Floyd, nunca foi um grande fã. "Eles sempre foram, para mim, o exemplo máximo de enrolação", declarou em uma entrevista resgatada pela Far Out. "Sou muito impaciente para esse tipo de coisa." Mesmo reconhecendo a influência do grupo no desenvolvimento do rock, ele afirmou que jamais teria interesse em seguir por esse caminho.
Quando o Green Day lançou "American Idiot" (2004), um álbum conceitual que flertava com o formato de rock opera, muitos compararam o trabalho a discos como "The Wall", do Pink Floyd. Mas Armstrong destacou que sua inspiração veio de outra fonte: o The Who, principalmente Pete Townshend. Em músicas como "Jesus of Suburbia" e "Homecoming", ele adotou a estrutura de canções interligadas, algo já explorado por Townshend em faixas como "A Quick One, While He’s Away."
A tendência continuou em "21st Century Breakdown" (2009), que seguiu um formato dividido em atos. No entanto, Armstrong sempre reforçou que a essência do Green Day estava no power pop, citando influências como Cheap Trick e The Jam. Para ele, esse estilo permitia explorar melodias marcantes sem perder a energia direta do punk rock.
Assim, embora reconheça a importância do Pink Floyd para a história da música, Armstrong nunca conseguiu mergulhar no universo da banda. "Sem eles, talvez American Idiot nem existisse", admitiu. "Mas eu não tenho paciência para esse tipo de som." No fim das contas, o Green Day encontrou sua própria forma de fazer álbuns conceituais, sem precisar seguir os passos do rock progressivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
David Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"


