O curioso motivo que faz Billie Joe Armstrong não gostar de Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2025
O Green Day sempre teve um pé no rock clássico, mas isso não significa que Billie Joe Armstrong admire todas as grandes bandas do passado. Embora sua formação musical passe por referências como The Beatles, ele nunca conseguiu se conectar com o Pink Floyd, um dos maiores nomes do rock progressivo. Para ele, a abordagem da banda britânica sempre pareceu arrastada demais.
Green Day - Mais Novidades
Ao longo dos anos, Armstrong deixou claro que, apesar de respeitar o impacto do Pink Floyd, nunca foi um grande fã. "Eles sempre foram, para mim, o exemplo máximo de enrolação", declarou em uma entrevista resgatada pela Far Out. "Sou muito impaciente para esse tipo de coisa." Mesmo reconhecendo a influência do grupo no desenvolvimento do rock, ele afirmou que jamais teria interesse em seguir por esse caminho.
Quando o Green Day lançou "American Idiot" (2004), um álbum conceitual que flertava com o formato de rock opera, muitos compararam o trabalho a discos como "The Wall", do Pink Floyd. Mas Armstrong destacou que sua inspiração veio de outra fonte: o The Who, principalmente Pete Townshend. Em músicas como "Jesus of Suburbia" e "Homecoming", ele adotou a estrutura de canções interligadas, algo já explorado por Townshend em faixas como "A Quick One, While He’s Away."
A tendência continuou em "21st Century Breakdown" (2009), que seguiu um formato dividido em atos. No entanto, Armstrong sempre reforçou que a essência do Green Day estava no power pop, citando influências como Cheap Trick e The Jam. Para ele, esse estilo permitia explorar melodias marcantes sem perder a energia direta do punk rock.
Assim, embora reconheça a importância do Pink Floyd para a história da música, Armstrong nunca conseguiu mergulhar no universo da banda. "Sem eles, talvez American Idiot nem existisse", admitiu. "Mas eu não tenho paciência para esse tipo de som." No fim das contas, o Green Day encontrou sua própria forma de fazer álbuns conceituais, sem precisar seguir os passos do rock progressivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O clássico que mudou o rock e tem bateria herdada da pista de dança dos anos 70
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
As músicas "esquecidas" apontadas pela Metal Edge como algumas das melhores do Megadeth
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada


A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"


