O curioso motivo que faz Billie Joe Armstrong não gostar de Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2025
O Green Day sempre teve um pé no rock clássico, mas isso não significa que Billie Joe Armstrong admire todas as grandes bandas do passado. Embora sua formação musical passe por referências como The Beatles, ele nunca conseguiu se conectar com o Pink Floyd, um dos maiores nomes do rock progressivo. Para ele, a abordagem da banda britânica sempre pareceu arrastada demais.
Green Day - Mais Novidades
Ao longo dos anos, Armstrong deixou claro que, apesar de respeitar o impacto do Pink Floyd, nunca foi um grande fã. "Eles sempre foram, para mim, o exemplo máximo de enrolação", declarou em uma entrevista resgatada pela Far Out. "Sou muito impaciente para esse tipo de coisa." Mesmo reconhecendo a influência do grupo no desenvolvimento do rock, ele afirmou que jamais teria interesse em seguir por esse caminho.
Quando o Green Day lançou "American Idiot" (2004), um álbum conceitual que flertava com o formato de rock opera, muitos compararam o trabalho a discos como "The Wall", do Pink Floyd. Mas Armstrong destacou que sua inspiração veio de outra fonte: o The Who, principalmente Pete Townshend. Em músicas como "Jesus of Suburbia" e "Homecoming", ele adotou a estrutura de canções interligadas, algo já explorado por Townshend em faixas como "A Quick One, While He’s Away."
A tendência continuou em "21st Century Breakdown" (2009), que seguiu um formato dividido em atos. No entanto, Armstrong sempre reforçou que a essência do Green Day estava no power pop, citando influências como Cheap Trick e The Jam. Para ele, esse estilo permitia explorar melodias marcantes sem perder a energia direta do punk rock.
Assim, embora reconheça a importância do Pink Floyd para a história da música, Armstrong nunca conseguiu mergulhar no universo da banda. "Sem eles, talvez American Idiot nem existisse", admitiu. "Mas eu não tenho paciência para esse tipo de som." No fim das contas, o Green Day encontrou sua própria forma de fazer álbuns conceituais, sem precisar seguir os passos do rock progressivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
O vazio deixado pelo Edguy
A grande surpresa que Axl Rose teve ao finalmente conhecer Ozzy Osbourne
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A grande lição que Blaze Bayley aprendeu com Paul Di'Anno; "não sabem disso sobre ele"
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
Johnny Ramone achava que Joey Ramone era um "pé no saco"
"A lenda do Iron Maiden é Paul Di'Anno", diz Blaze Bayley
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King



Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
Show no cemitério onde Dee Dee Ramone está enterrado celebrará 50 anos do Ramones
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


