10 artistas que não participaram do histórico Live Aid (e o motivo por trás de cada)
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de julho de 2025
Receba novidades de Rock e Heavy Metal no seu WhatsApp
O Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985, entrou para a história como um dos maiores eventos musicais do século XX. Reunindo artistas consagrados em dois palcos – um em Londres e outro na Filadélfia –, o festival arrecadou fundos para combater a fome na Etiópia e consolidou o ativismo musical em escala global.
Curiosidades - Mais Matérias
Porém, nem todos os grandes nomes do rock, pop e metal subiram ao palco naquele dia. Algumas ausências se tornaram tão notórias quanto as apresentações que marcaram o evento. A compilação é da Loudwire.
Uma das mais sentidas foi a de Bruce Springsteen, então no auge da fama com o disco "Born in the U.S.A.". Apesar de ter participado da gravação de "We Are the World", o cantor declinou o convite de Bob Geldof. De acordo com o livro One Day, One Decade, de Dylan Jones, Springsteen reconheceu posteriormente: "Simplesmente não percebi o tamanho que aquilo tudo ia tomar".
Outro nome importante foi o de Michael Jackson, também envolvido em "We Are the World". Segundo o New York Times, o cantor estava mergulhado em gravações de estúdio e compromissos comerciais – incluindo a compra da ATV Music, que detinha os direitos sobre canções dos Beatles. "Michael está praticamente morando no estúdio", afirmou sua assessoria na época.
Huey Lewis and the News chegaram a ser anunciados, mas desistiram por dúvidas quanto à transparência do destino dos recursos arrecadados. Huey declarou à Rolling Stone: "Sentimos que, após o projeto USA for Africa, deveríamos esperar para ver como aquele dinheiro seria transformado em ajuda concreta antes de participar de outro evento".
Roger Waters, por sua vez, até tentou participar, mas foi convidado com a condição de reunir o Pink Floyd – o que recusou. "Ofereci meu novo grupo, mas eles não quiseram. Fui sozinho ao Wembley, apenas para entrevistas", comentou, segundo a Radio Times.
Há também casos como o da banda Rush, que sequer foi convidada. Em entrevista à Metal Hammer em 1988, Neil Peart disparou: "Não nos recusamos por princípios, mas aquela lista parecia um clube de amigos íntimos. Muitos ali não estavam por altruísmo". Já o Deep Purple foi escalado para uma transmissão por satélite a partir da Suíça, mas a ideia foi abortada quando Ritchie Blackmore se recusou a participar. (via Live Aid FAQ)
Outras ausências marcantes incluíram Annie Lennox, da dupla Eurythmics, afastada por uma infecção na garganta; o Culture Club, que declinou após resistência de Boy George; e Cliff Richard, que já tinha compromisso com um evento beneficente em Birmingham. O Marillion também ficou de fora, aparentemente preterido após seu empresário recusar a participação no single natalino "Do They Know It’s Christmas?".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
Rob Dukes ficou um ano sem falar com os músicos do Exodus após ser demitido
Joe Satriani não se considerava ideal para tocar com Alex Van Halen e David Lee Roth
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan


15 curiosidades sobre o Megadeth, um dos maiores nomes da história do thrash metal
5 capas inusitadas de álbuns de rock
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A curiosa mensagem em código Morse que o Dream Theater "escondeu" em "In the Name of God"
Cinco curiosidades sobre o In Flames, destaque do Bangers Open Air 2026
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"


