O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
Por Bruce William
Postado em 13 de março de 2026
Ozzy Osbourne passou a vida inteira sendo associado a riffs pesados, palco carregado de símbolos e aquela imagem pública que virou personagem. Só que, segundo Nina Persson, do The Cardigans, o que realmente mexeu com o "termômetro do medo" dele foi justamente um cover que vai na direção oposta do Black Sabbath.
A banda gravou "Sabbath Bloody Sabbath" no álbum "Emmerdale" (1994), mas sem tentar "soar metal". Eles inverteram a lógica da música: em vez do riff esmagando tudo, entra um clima mais lento e estranho, com teclados que lembram trilha de parque de diversões - aquele tipo de som que fica infantil e desconfortável ao mesmo tempo.
Black Sabbath - Mais Novidades

Nina diz que, nos anos 90, Ozzy apareceu nos bastidores de um show deles com a família e ouviu a versão - que pode ser conferida no youtube. E, pelo relato dela (via Far Out), ele não só aprovou como resumiu a sensação: "Ozzy levou a família inteira dele - Kelly, Jack e Sharon - como convidados nos bastidores", ela lembrou, falando de um show nos anos 90. "Ele curtiu. Ele disse que o nosso cover era a coisa mais assustadora que ele já tinha ouvido. Um elogio e tanto vindo dele!"
E é fácil entender por que essa leitura causa um efeito diferente. A letra de "Sabbath Bloody Sabbath" já é amarga por si só, mas, quando você tira a força do riff e coloca a voz num ambiente quase hipnótico, as frases parecem ficar mais expostas, mais incômodas, como se não tivesse "muro de guitarra" pra amortecer o peso.
A própria Persson comenta que cantar uma música associada a um vocal masculino tão marcante muda o clima, porque a interpretação dela cria outra tensão, sob outro ângulo: é o mesmo texto, só que com um tipo de fragilidade fria que não existia na versão original.
O que comprova que "assustador" nem sempre tem a ver com barulho, distorção e velocidade. Às vezes, o que pega é o contrário: uma canção conhecida, reconstruída de um jeito que parece sorrir enquanto te deixa desconfortável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
5 versões cover tão ruins que te fazem odiar a versão original, segundo a Far Out
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Kiss lança álbum ao vivo gravado durante a turnê de "Destroyer"



O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
O momento mais difícil da carreira de Geezer Butler, segundo ele mesmo
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
De onde vinha a inspiração para as letras do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Imprensa detonou primeiro disco do Black Sabbath, de acordo com Geezer Butler
Tocar em lugares "horríveis" no início da carreira foi bom para o Sabbath, segundo Geezer Butler
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
Ian Gillan diz que vomitou quando viu capa de "Born Again" e destruiu 20 cópias do disco
As melhores bandas de heavy metal de 30 países, segundo lista do Loudwire


