O solo de guitarra que foi gravado por acaso e se tornou um dos mais conhecidos da história
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de fevereiro de 2025
Existem muitos solos de guitarra que ficaram marcados para sempre na história do rock (ou do heavy metal). Um dos mais famosos é o que pode ser ouvido em "Eruption", clássico executado pela lendária e influente banda Van Halen.
Van Halen - Mais Novidades
Uma das faixas do debut autointitulado do Van Halen (lançado em 1978), "Eruption" traz uma performance magnífica de Eddie Van Halen. Com menos de dois minutos de duração, essa música mostra todo o talento e a criatividade do falecido guitarrista, que mostrou para muita gente uma técnica chamada tapping.

Basicamente, a execução do tapping consiste em "martelar" as notas no braço da guitarra com os dedos da mão dominante do guitarrista (no caso de um destro, utiliza-se a mão direita). De acordo com o que Jas Obrecht (editor da revista Guitar Player) conta no livro "Shredders!" (via Songfacts), Eddie Van Halen popularizou a prática.
"A técnica de bater no braço já existia há décadas, mas era pouco praticada e quase sempre como uma novidade. Eddie levou o tapping para o rock'n'roll mainstream.
Seu impacto foi enorme. Seis meses após o lançamento do primeiro álbum do Van Halen, jovens guitarristas em todo o país e na Europa - e especialmente no Japão - estavam ostentando guitarras copiadas e tocando versões pálidas de 'Eruption'. Mas ninguém superou a original, porque o verdadeiro gênio de Eddie Van Halen sempre esteve em suas mãos e sua imaginação. Eu mesmo vi isso um dia em 1980, quando Eddie me mostrou como ele toca 'Eruption'. Ele fez isso com uma [guitarra] Strat acústica, e sabe de uma coisa? A música inteira estava lá."

Curiosamente, "Eruption" foi registrada por acaso. Ao menos é o que o seu próprio criador revelou à Rolling Stone, em matéria publicada na edição 1054 da revista em questão.
"Gravamos nosso primeiro disco no Sunset Sound, em Hollywood, e estávamos nos aquecendo para um show de fim de semana. Eu estava ensaiando e [o engenheiro] Donn Landee gravou a música por acaso. Nunca foi planejada para entrar no disco. Portanto, a entrada no disco foi uma coisa totalmente estranha. Foi simplesmente um acidente. Ele estava gravando a fita por acaso."

Felizmente, Donn Landee resolveu registrar a performance de Eddie. E o mundo da guitarra nunca mais foi o mesmo desde então.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps