Cinco curiosidades sobre "Powerslave", álbum clássico do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de setembro de 2025
A discografia do Iron Maiden reúne álbuns que se tornaram marcos definitivos do heavy metal. É o caso de "Powerslave", quinto trabalho de estúdio do grupo britânico liderado pelo baixista Steve Harris.
Iron Maiden - Mais Novidades
Lançado em 3 de setembro de 1984, "Powerslave" apresenta a banda em seu ápice criativo. Da eletrizante "Aces High" à monumental "Rime of the Ancient Mariner", passando pela intensa faixa-título, o disco se impõe como uma verdadeira aula de heavy metal, conduzida por músicos que dominam o estilo como poucos.

Para celebrar mais um aniversário deste clássico, preparamos uma lista de curiosidades que ajudam a entender a importância do álbum. Separe alguns minutos do seu dia, aperte o play e confira fatos marcantes sobre "Powerslave".
A mesma formação do antecessor
"Powerslave" é o primeiro disco do Iron Maiden gravado pela mesma formação de seu antecessor, "Piece of Mind" (1983). Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria) permaneceram juntos até 1990, quando Smith deixou a banda.
A música mais longa do Maiden
Com mais de 13 minutos, "Rime of the Ancient Mariner" foi, por muito tempo, a faixa mais extensa da carreira do Iron Maiden. O recorde só caiu em 2015, com "Empire of the Clouds", presente no álbum "The Book of Souls", que ultrapassa os 18 minutos de duração.

Trilha sonora de filme de terror
A quarta faixa do álbum, "Flash of the Blade", ganhou espaço fora do universo do metal ao ser incluída na trilha sonora do filme de terror "Phenomena". A produção foi dirigida pelo italiano Dario Argento e lançada em 1985.
Turnê que durou quase um ano
Intitulada "World Slavery Tour", a longa turnê de "Powerslave" se iniciou em agosto de 1984 e acabou em julho do ano seguinte. O giro rendeu a primeira passagem do grupo pelo Brasil.

Uma escada foi fundamental para a conclusão do álbum
Conforme matéria publicada no site da Metal Hammer, as gravações de "Powerslave" foram marcadas por um contratempo inusitado. O ar-condicionado do Compass Point Studios quebrou. A equipe de manutenção consertou o aparelho, e segundo Nicko McBrain, a escada utilizada na operação deu sorte ao Maiden.
"O engraçado é que, no minuto em que a escada foi instalada na sala, todo o resto do equipamento de gravação de repente começou a funcionar corretamente! Eu sei que parece ridículo, mas foi o que aconteceu... e todos nós começamos a olhar para a escada e a brincar uns com os outros, dizendo: 'Deve ser a escada – tem o formato de uma pirâmide!'. Vou te dizer, não deixamos que tirassem aquela escada por dias."

Agora que você sabe um pouco mais a respeito de "Powerslave", é hora de curtir essa obra-prima. Aumente o volume e aprecie sem moderação.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps