Os quatro curiosos artistas que John Bonham mais ouvia, de acordo com John Paul Jones
Por Bruce William
Postado em 24 de março de 2025
John Bonham entrou para a história como um dos bateristas mais explosivos e criativos do rock, mas seu gosto musical ia muito além do som pesado que fazia com o Led Zeppelin. Quem revela esse lado menos conhecido do músico é o baixista John Paul Jones, que conviveu de perto com Bonham e compartilhou detalhes curiosos sobre suas preferências.
Led Zeppelin - Mais Novidades
"Bonzo tinha gostos muito amplos", contou Jones no livro "John Bonhan; A Thunder of Drums" (Amazon). "Quando não estávamos ouvindo James Brown ou Otis Redding, ele podia estar ouvindo Joni Mitchell ou Crosby, Stills, Nash & Young. Bonzo era um grande amante de canções."
As escolhas chamam a atenção por contrastarem com o estilo agressivo que ele impunha à bateria. O soul emocional de Otis Redding, a energia crua de James Brown, a sensibilidade lírica de Joni Mitchell e a harmonia vocal do quarteto de folk rock revelam um lado contemplativo de Bonham pouco conhecido pelo público.
Segundo Jones, esse gosto variado não estava ligado à busca por referências técnicas. O próprio Bonham já havia dito: "Não considero que sou particularmente influenciado por ninguém ou por nada", relembra a Far Out. Isso reforça a ideia de que ele não procurava aprender com outros bateristas, mas sim se deixava envolver por boas canções, independentemente do estilo. Crosby, Stills, Nash & Young, por exemplo, estavam longe do universo musical do Led Zeppelin, mas isso não impediu Bonham de apreciá-los. Seu foco estava mais na emoção transmitida do que no virtuosismo ou complexidade rítmica.
Essas revelações de John Paul Jones ajudam a humanizar a figura de Bonham e a reforçar sua sensibilidade artística. Mesmo sendo um gigante da bateria, ele também era um ouvinte atento e apaixonado por música, não apenas pelo som que fazia, mas pelo que sentia ao ouvir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Nightwish lança novo videoclipe "Tribal (Live In Amsterdan 2022)"
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
A origem do mascote do Motörhead segundo seu criador e segundo Lemmy Kilmister
O curioso significado científico do termo "Ouro de Tolo" que batiza hit de Raul Seixas


