As tristes histórias que inspiraram "Mmm Mmm Mmm Mmm", balada que tocou em "Debi & Loide"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de abril de 2025
Lançado em 1994, "Dumb & Dumber" (no Brasil, "Debi & Loide") é um filme de comédia que narra a história de dois rapazes atrapalhados, interpretados por Jim Carrey e Jeff Daniels. Embora seja uma produção cinematográfica voltada para o humor, sua trilha sonora inclui uma música melancólica, que contrasta com as palhaçadas protagonizadas pelos personagens principais. Trata-se de "Mmm Mmm Mmm Mmm", da banda canadense Crash Test Dummies.


"Mmm Mmm Mmm Mmm" aparece em uma das cenas mais famosas de "Debi & Loide", que mostra uma acalorada discussão entre os protagonistas, que viajavam para Aspen (Colorado, EUA). Lloyd (Jim Carrey) pega o caminho errado, comprometendo a viagem. A balada melancólica começa a tocar depois que Harry (Jeff Daniels), enfurecido com a atitude do amigo, ignora a longa distância até sua casa e decide voltar a pé. No fim das contas, Lloyd troca o furgão deles por uma moto, e os dois finalmente chegam ao destino planejado.
Pois bem, "Mmm Mmm Mmm Mmm" foi baseada em situações mais tristes do que as vividas por Jim Carrey e Jeff Daniels em "Debi & Loide". Brad Roberts, vocalista da banda, falou sobre a origem de sua obra mais famosa em uma entrevista ao Songfacts.

Os primeiros versos de "Mmm Mmm Mmm Mmm" falam sobre uma criança cuja cor do cabelo mudou devido a um acidente. Na segunda parte, a protagonista é uma garota com marcas de nascença espalhadas pelo corpo. O trecho final aborda uma pessoa que frequentava determinada igreja com seus pais e estranhava o comportamento dos fiéis.
Os trechos iniciais de "Mmm Mmm Mmm Mmm" são baseados em dois episódios medonhos, um deles ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial. Com a palavra, o frontman do Crash Test Dummies:
"Eu tinha ouvido uma história sobre um cara que sofreu um acidente, só que, nesse caso, em um barco que estava nas Cataratas do Niágara. O barco estava indo em direção às Cataratas (...). Esse cara fez um cálculo errado, e parecia que eles não iriam conseguir voltar, e ele percebeu: ‘Porra... Eu vou morrer!’. Acontece que o barco não caiu da borda, e ele conseguiu voltar. Mas seu cabelo mudou de preto para branco brilhante. Sua cabeça inteira.

E desde então - embora isso não tenha inspirado a música - ouvi outros casos disso acontecendo, incluindo meu tio-avô, que estava entrincheirado em uma ilha perto do Japão durante a Segunda Guerra Mundial e passou uma noite entrincheirado, ouvindo os japoneses gritando o que fariam com ele quando o pegassem. Ele estava apavorado. No caso dele, apenas uma parte de seu cabelo ficou branco. Então, de qualquer forma, foi daí que veio o primeiro verso."
Quanto à segunda parte de "Mmm Mmm Mmm Mmm", Roberts se inspirou em uma marca que o tornou alvo de bullying. Uma moça, que passou por situação parecida e o encontrou durante uma apresentação do Crash Test Dummies, imaginou que a canção foi feita para ela.

"O segundo verso é sobre a menina com as marcas de nascença. Na verdade, tenho uma marca de nascença na base da minha espinha (...). É uma marca física que me tornava diferente, e que me tornava alvo de abuso verbal, provocação e bullying. Então, isso realmente cresceu a partir de uma parte autobiográfica da minha vida.
Curiosamente, conheci uma garota em um show (...), e ela tinha pequenas marcas de nascença por todo o corpo. Ela disse que quando ouviu aquela música quando criança, pensou que era para ela. Fiquei bastante tocado. Eu nunca tinha visto o tipo de marca de nascença que tenho espalhada daquele jeito. No meu caso, é apenas uma mancha. No caso dela, eram pequenas marcas por todo o corpo, e ela passou pela mesma coisa que eu, embora provavelmente em maior extensão: ser fisicamente marcada como diferente."

Por fim, Brad explicou a história que deu origem à parte final de "Mmm Mmm Mmm Mmm". Segundo o frontman, a terceira protagonista da música não possuía uma marca física, mas teve seu psicológico afetado.
"A outra ideia que tive foi baseada em uma amiga minha que, em vez de ter uma característica física que a distinguisse do resto das crianças, ela tinha uma característica ambiental, por falta de um termo melhor. Seus pais eram cristãos pentecostais, e eles costumavam levá-la à igreja toda semana e fazer o que eles chamam de ‘falar em línguas’.
Quando os cristãos pentecostais se reúnem todo domingo, alguns deles são movidos a falar espontaneamente. Eles afirmam que o espírito entrou em seus corpos e o que eles estão dizendo é simplesmente uma transmissão desse espírito. Não são mais eles mesmos falando, é a palavra sagrada de Deus falando através deles. E a linguagem que sai, às vezes é uma linguagem comum, mas muitas vezes soa como algo sem nexo. Minha amiga achava isso assustador, nem preciso dizer, porque seus pais eram as pessoas que comandavam sua vida. Toda criança tem essas figuras parentais, e [de repente] elas pareciam perder a cabeça. Eles pareciam simplesmente se tornar pessoas diferentes, e isso realmente a aterrorizava. Isso deixou uma grande marca nela, emocionalmente. Foi uma experiência cicatrizante, eu diria. Então, essa é a história por trás da terceira criança."

Além das histórias contadas em sua letra, "Mmm Mmm Mmm Mmm" chama a atenção por seu curioso refrão, que se resume a Brad cantarolando o título da música. Em uma entrevista ao portal G1, ele contou como e porque o trecho principal de sua canção foge do convencional.
"Eu fiz uma versão quando ainda não sabia qual seria a letra do refrão e então apenas murmurei. Eu só cantarolo a melodia. Mas a banda pensou que era assim que eu pretendia que a música fosse e eles ficaram bem chateados quando tentei colocar uma letra lá… falaram tipo ‘Não, não… menos é mais. Você tem que manter do jeito que está’. Então, mantivemos do jeito que estava."

Composição que apresentou o Crash Test Dummies ao mundo, "Mmm Mmm Mmm Mmm" é uma das faixas de "God Shuffled His Feet", segundo disco do grupo, lançado em 1993. O vídeo da música pode ser visto no player a seguir.

Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps