A febre que "contribuiu" com a criação de uma das músicas mais bonitas da história
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de julho de 2024
A discografia da lendária banda inglesa Pink Floyd é repleta de músicas que se tornaram clássicos absolutos do Rock. Uma dessas músicas é a bela "Comfortably Numb", faixa do magnífico "The Wall", décimo primeiro disco de estúdio do grupo britânico, lançado em novembro de 1979.
Em inglês, "Comfortably Numb" significa algo como "Confortavelmente entorpecido". O título da música faz menção ao estado de delírio que Roger Waters (ex-baixista/vocalista do Pink Floyd) "experimentou" quando criança.
"Quando eu era criança tive febre; minhas mãos pareciam dois balões", diz um dos trechos de "Comfortably Numb". "Lembro-me de estar com gripe ou algo assim, uma infecção com temperatura de 40ºC e estar delirando. Não era como se as mãos parecessem balões, mas pareciam grandes demais, assustadoras", relembrou Waters, durante entrevista concedida à Mojo Magazine em 2009 (via Songfacts).
Em outro trecho de "Comfortably Numb", é possível ouvir a frase "Isso o manterá durante o show". Waters explicou que o verso remete a um show que fez no final da década de 1970.
"Isso vem de um show específico no Spectrum, na Filadélfia (29 de junho de 1977). Eu estava com cólicas estomacais tão fortes que achei que não conseguiria continuar. Um médico nos bastidores me deu uma injeção de algo que, juro por Deus, teria matado um elefante. Fiz o show inteiro, mal conseguindo levantar a mão acima do joelho. O médico disse que era um relaxante muscular. Mas isso me deixou quase insensível. Foi tão ruim que, no final do show, o público estava implorando por mais. Eu não conseguia fazer isso."
O médico que atendeu Roger passou uma medicação para aliviar a dor, achando que se tratava de um distúrbio estomacal. Porém, o músico estava com hepatite (e não sabia disso). De acordo com entrevista que Roger concedeu a Jim Ladd, da rádio KLOS, "parte da música é sobre a época em que ele teve hepatite, mas não sabia". As mãos do baixista ficaram muito inchadas e ele não conseguia se concentrar. Por outro lado, o público presente aparentemente não percebeu nada, pois estava gritando, logo, quem foi ao show também estava "confortavelmente entorpecido".
No fim das contas, "Comfortably Numb" se tornou um dos maiores sucessos da carreira do Pink Floyd. A música, que tem solos de guitarra inesquecíveis, foi ouvida mais de 600 milhões de vezes no Spotify.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps