A curiosa origem de "Heroes", de David Bowie, que envolve pulada de cerca e Muro de Berlim
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de março de 2024
O finado cantor e compositor britânico David Bowie lançou grandes músicas ao longo de sua carreira. Uma dessas músicas é a inesquecível "Heroes", faixa que dá nome ao décimo segundo disco de estúdio do músico, lançado em 1977.
Em 2015, Bowie concedeu entrevista à revista Classic Rock e contou a curiosa história de "Heroes". Segundo Bowie, a música em questão começou a tomar forma a partir do momento que ele viu seu produtor da música dando um chapéu na esposa. A furada de olho aconteceu em 1977, na frente do Muro de Berlim, construção que separou a capital da Alemanha por quase 30 anos.
"Eu sempre disse que foram alguns amantes do Muro [de Berlim] que deram origem à ideia de ‘Heroes’. Na verdade, era o [produtor de Bowie] Tony Visconti e sua namorada. Tony era casado na época, então não pude falar sobre isso. Mas agora posso dizer que os amantes eram Tony e uma alemã [Antonia Maass] que ele conheceu enquanto estávamos em Berlim. Acho que possivelmente o casamento dele estava nos últimos meses. Foi muito comovente porque pude ver que Tony estava muito apaixonado por essa garota, e foi esse relacionamento que motivou a música", declarou Bowie, que dez anos depois, cantou "Heroes" no Festival Platz der Republik, realizado nas proximidades do Muro.
"Jamais esquecerei isso. Foi uma das performances mais emocionantes que já fiz. Eu estava chorando. Eles apoiaram o palco em direção ao próprio Muro, para que funcionasse como nosso pano de fundo. Nós meio que ouvimos que alguns berlinenses orientais poderiam realmente ter a chance de ouvir o show (...). E havia milhares do outro lado que haviam chegado perto do Muro. Então, foi como um concerto duplo, onde o Muro era a divisão. Ouvíamos eles aplaudindo e cantando do outro lado. Deus, mesmo agora eu fico emocionado. Aquilo partiu meu coração. Eu nunca tinha feito nada assim na minha vida. E acho que nunca mais farei isso.
Em 2002 fizemos isso novamente em Berlim. Desta vez, o que foi mais fantástico – foi no Max Schmeling-Halle, que tem capacidade para cerca de dez a quinze mil pessoas – é que metade do público já tinha estado em Berlim Oriental naquela altura, muito antes. Então, eu estava cara a cara com as pessoas para quem cantava anos atrás. Estávamos todos cantando juntos. Novamente, foi poderoso. Coisas assim realmente dão uma noção do que uma música e uma performance podem fazer", complementou o icônico artista.
Um dos maiores hits da carreira de Bowie, "Heroes" foi regravada por diferentes artistas e bandas. Uma das versões mais icônicas da música foi gravada pelo Motörhead, grupo liderado por Lemmy Kilmister, que faleceu cerca de duas semanas antes de Bowie morrer.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps