O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de novembro de 2025
O Mastodon é uma das bandas mais respeitadas e inventivas da música pesada contemporânea. Formado em Atlanta (EUA), o grupo construiu uma discografia sólida e multifacetada, unindo peso, melodia e experimentação de maneira singular. Os álbuns "Leviathan" (2004), "Blood Mountain" (2006) e "Crack the Skye" (2009) consolidaram a reputação do quarteto como uma força criativa do metal.
Boa parte desse poder criativo vinha de Brent Hinds, guitarrista, vocalista e um dos fundadores da banda. Talentoso e imprevisível, ele era conhecido por sua genialidade musical e por um comportamento tão peculiar quanto intenso.

William DuVall, vocalista do Alice in Chains e colega de Brent no supergrupo Giraffe Tongue Orchestra, o descreveu à Metal Hammer: "Ele era uma presença genuína, inesquecível e lunática. São poucas as pessoas que você encontra na vida que são tão autênticas e vivem sempre no limite", afirmou o cantor.
O próprio Hinds reconhecia que levava a vida de forma frenética. "Algumas pessoas têm uma veia mais louca do que outras, e eu sou uma delas. Não vejo isso como algo ruim", ele declarou à Metal Hammer em 2014.
Hinds também era intenso na forma como fazia música. E uma de suas composições mais marcantes tem relação com um episódio trágico, que poderia ter tirado sua vida.
O caso aconteceu em 2007, após uma briga nos bastidores do MTV Music Awards. Brent sofreu uma grave lesão na cabeça e ficou em coma por três dias. O incidente gerou "Oblivion", faixa que abre "Crack the Skye", como ele mesmo contou ao jornalista Joey Daly.
"'Oblivion' foi escrita sobre eu estar em coma. Eu mal conseguia tocar a música ao vivo sem chorar, porque é uma música muito emocionante."
De acordo com o artista Jordan Barlow, amigo de Brent, a porradaria mudou o comportamento do músico. Também à Metal Hammer, ele relembrou: "A única coisa que transformou a personalidade dele foi aquele drama, quando levou uma surra e ficou em coma. Foi isso que o acalmou. Antes disso, ele era sempre muito agitado, não conseguia ficar parado".
No fim das contas, "Oblivion" virou um grande clássico do Mastodon. O vídeo da canção pode ser visto no player a seguir.
Infelizmente, o genial Brent Hinds não se encontra mais entre nós. Ele faleceu no dia 20 de agosto de 2025, aos 51 anos de idade, após sofrer um acidente de moto. Leia mais na nota abaixo.
Histórias de Músicas - Mastodon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
Polícia conclui que Brent Hinds foi responsável por acidente que o matou
A triste história de "Crack The Skye", que homenageia irmã de baterista do Mastodon
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
Revolver Magazine lista 13 grandes álbuns que completam 20 anos em 2026


