A tragédia que serviu de inspiração para um dos maiores clássicos do Nu Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de setembro de 2023
O início do Século XXI foi um período muito produtivo para o Nu Metal, estilo musical que surgiu na década de 1990, a partir da mistura de Metal com Rap e Hip-Hop. Muitos nomes do citado gênero fizeram sucesso, dentre as quais, está o P.O.D., grupo formado em 1992 na cidade de San Diego (Califórnia).
Embora não tenha feito tanto sucesso quanto Limp Bizkit, Korn ou Linkin Park, o P.O.D. é responsável por uma das músicas mais populares da história do Nu Metal: "Youth Of The Nation", faixa de "Satellite", quarto álbum de estúdio da banda californiana, lançado dia 11 de setembro de 2001.
Se você prestou atenção, certamente reparou que "Satellite" foi lançado no mesmo dia que os trágicos atentados terroristas que chocaram os Estados Unidos e o restante do Planeta Terra. Pois bem, "Youth Of The Nation" também tem ligação com outra tragédia ocorrida em solo estadunidense, como o vocalista Sonny Sandoval contou em entrevista concedida à Metal Hammer.
"Youth Of The Nation" começou a ser escrita no dia 5 de março de 2001, enquanto a banda estava em um estúdio no subúrbio de San Diego, gravando "Satellite". De repente, Sonny começou a ouvir o barulho de sirenes e de helicópteros.
"Voltamos ao estúdio, ligamos a TV e vimos a notícia de que houve um tiroteio em uma escola a literalmente dois quarteirões de distância. Ficamos ali sentados, colados na TV [pensando]: ‘O que diabos está acontecendo?’", disse Sandoval.
Um jovem chamado Charles Andrew Williams, de 15 anos de idade, matou duas pessoas e feriu outras 13 na Santana High School, que ficava próxima de onde Sonny e seus parceiros estavam.
"Aqui estávamos nós, presos no estúdio, nos sentindo impotentes. Esta é a nossa cidade, estávamos com o coração partido. Mas então, pensamos: ‘Somos músicos, estamos escrevendo um disco, precisamos fazer uma música sobre isso’ (...). Estávamos pensando: ‘O que está acontecendo com essa loucura? O que há de errado com as crianças de hoje, com a juventude da nação?’ Nós começamos a improvisar, só para expressar o que estávamos sentindo", acrescentou o cantor.
Vocalista chorou ouvindo crianças gravando a música
O icônico refrão de "Youth Of The Nation" conta com a participação de cinco meninos e cinco meninas, convidadas por um diretor de coral chamado Bobby Page, que por sua vez, foi acionado pelo produtor Howard Benson.
"Fizemos um pequeno churrasco, tocamos a música para eles, explicamos e eles simplesmente cantaram. Foi um belo momento. Encontramos alguns adultos na estrada e eles disseram: ‘Ei, cara, eu era uma das crianças daquele coral!’", disse o vocal do P.O.D., que segundo a matéria da Metal Hammer, chorou durante a performance das crianças.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Youth Of The Nation", aperte o play e curta esse clássico dos anos 2000.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps