Como uma longa viagem, o tédio e "Moby Dick" inspiraram um clássico do metal moderno
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de novembro de 2025
Boas ideias, algumas vezes, surgem de forma inesperada. Essa máxima se aplica perfeitamente à gênese de "Blood and Thunder", música da banda norte-americana Mastodon que se tornou um clássico do metal moderno.
Guiada por um riff de guitarra empolgante, "Blood and Thunder" é pesada, frenética e intrincada. Faixa de abertura de "Leviathan" (2004), a canção começou a tomar forma em 2003, quando o baterista e vocalista Brann Dailor precisou viajar do Havaí até Londres. Para amenizar o tédio das longas horas de viagem - lembrando que naquela época ainda não existiam smartphones -, ele comprou um exemplar de "Moby Dick", clássico da literatura escrito por Herman Melville. O livro narra a história do Capitão Ahab e sua obsessão em capturar a baleia que dá nome à obra.

Segundo matéria especial publicada pela Metal Hammer, assim que chegou ao destino, Brann quis escrever um disco inspirado no romance: "Basicamente, eu disse: 'Ei, acho que seria legal se fizéssemos um álbum conceitual vagamente baseado em Moby Dick. Vocês não precisam ler o livro para participar'. Eu simplesmente achei que seria legal esteticamente, antes de tudo", revelou o baterista.
"Leviathan", de fato, se tornou um álbum conceitual, sendo "Blood and Thunder" a faixa que aborda a obra de forma mais direta. No refrão, Troy Sanders (baixo/vocal) e Brent Hinds (guitarra/vocal) entoam os versos "Baleia branca! Santo Graal!", que condensam em poucas palavras o espírito da narrativa.
O antológico riff de "Blood and Thunder" foi criado por Brann, que curiosamente não é exatamente um astro da guitarra - pelo menos segundo Bill Kelliher, guitarrista do Mastodon, em entrevista à Guitar World.
"Brann é tão bom na guitarra quanto eu na bateria – ou seja, péssimo –, mas ele cria muitos riffs e os coloca nas minhas mãos."
No fim das contas, "Leviathan" se firmou como um dos discos mais celebrados do Mastodon, e "Blood and Thunder" virou seu maior sucesso. É a música mais tocada da banda no Spotify, com quase 100 milhões de reproduções - número expressivo para um grupo que não pertence ao mainstream. Ao vivo, a faixa já foi executada mais de 800 vezes. Clique abaixo para conferir uma dessas performances.
Histórias de Músicas - Mastodon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A triste história de "Crack The Skye", que homenageia irmã de baterista do Mastodon
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
Mastodon se pronuncia sobre ação movida por espólio de Brent Hinds
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
Por que álbum do Mastodon não é tributo a Brent Hinds, segundo João Nogueira
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira


