A triste história de "Crack The Skye", que homenageia irmã de baterista do Mastodon
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de maio de 2024
A banda estadunidense Mastodon está na ativa há cerca de 25 anos e faz uma competente (e curiosa) mistura de estilos, que vai do Heavy Metal ao Metal Progressivo, passando pelo Sludge e por outras vertentes da música. Ao longo de sua brilhante trajetória, o quarteto lançou ótimos trabalhos, caso de "Crack The Skye".
Mastodon - Mais Novidades
Lançado em março de 2009, "Crack The Skye" é o quarto registro de estúdio do Mastodon e o sucessor de "Blood Mountains" (2006). O título do disco faz alusão à Skye Dailor, irmã do baterista/vocalista Brann Dailor. Skye tirou sua própria vida em setembro de 1990, quando tinha apenas 14 anos. A expressão que dá nome ao disco deriva de "Crack The Sky", que significa algo como "rachar o céu" ou "quebrar o céu".
"Eu tinha 15 anos quando minha irmã morreu. Ela tinha 14 anos, e isso foi totalmente devastador para mim. Acho que a frase ‘Crack The Sky’ significa para mim o momento em que fui informado que Skye havia partido", relatou Brann, em um vídeo onde os integrantes do Mastodon falam sobre "Crack The Skye".
Em outra oportunidade, Brann concedeu entrevista à MTV News e falou mais sobre o disco que homenageia sua irmã. Veja abaixo trecho da entrevista que foi publicado pelo site Songfacts.
"Minha irmã faleceu quando eu era adolescente e foi horrível, e não há melhor maneira de prestar homenagem a um ente querido perdido do que ter a oportunidade de estar em um grupo com meus amigos e fazer arte juntos. O nome dela era Skye, então ‘Crack The Skye’ significa muitas coisas diferentes. Para mim, pessoalmente, significa o momento em que você recebe a notícia de que perdeu alguém querido, [esse momento] é suficiente para rachar o céu. A morte faz parte da vida. Todo mundo passa por perdas em algum momento da vida, mas quando alguém comete suicídio muito jovem, isso tem efeitos muito prejudiciais e duradouros. É nosso dever, como músicos e artistas, ir o mais fundo possível nas experiências humanas e de vida e colocar isso em nossa arte. E parecia que Brent [Hinds, vocal e guitarra] estava vindo de um lugar mais profundo, musicalmente, então senti que era a oportunidade perfeita para me conectar com ele", disse o talentoso baterista e vocalista.
O curioso conceito de "Crack The Skye"
A sonoridade apresentada pelo Mastodon não é exatamente comum ou acessível. As letras de suas músicas também não são muito óbvias. Sendo assim, não é estranho que o conceito por trás de "Crack The Skye" seja um tanto quanto esquisito.
"É sobre um jovem aleijado que faz experimentos com viagens astrais. Ele vai para o espaço sideral, aproxima-se demais do sol, tem seu cordão umbilical dourado queimado, voa para um buraco de minhoca, é empurrado para a realidade espiritual, tem conversas com espíritos sobre o fato de que não está realmente morto e eles decidem ajudá-lo", contou Brann Dailor, durante entrevista concedida à Billboard.
"Eles o colocam em uma culto que está sendo realizada por uma seita ortodoxa russa do início do século XX chamada Klisti, que é a seita que decide ajudá-lo", complementou o batera.
Ninguém menos que o enigmático Rasputin era um dos integrantes da seita citada por Brann. E o rapaz que protagoniza a história de "Crack The Sky" foi parar no corpo de Rasputin.
"Sabendo que Rasputin está prestes a ser assassinado, eles colocam o espírito do menino dentro de Rasputin. Rasputin vai usurpar o trono do czar e é assassinado, e o menino e Rasputin voam para fora do corpo de Rasputin pela fenda no céu e voltam. Rasputin o coloca em segurança de volta em seu corpo. Essa é a história básica, mas é tudo metáfora para coisas pessoais", acrescentou Dailor.
"Crack The Skye" tem sete faixas e aproximadamente 51 minutos de duração. O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
Como uma longa viagem, o tédio e "Moby Dick" inspiraram um clássico do metal moderno
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
Gibson: os 50 melhores covers da história do rock
Sepultura: Andreas Kisser comenta os primórdios da banda
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra


