Folk, frustração e Charles Manson: a bizarra história de "Forever Failure", do Paradise Lost
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de novembro de 2023
A banda inglesa Paradise Lost é um dos nomes mais emblemáticos do Gothic Metal. Em atividade desde os anos 1980, o grupo mudou sua sonoridade ao longo dos anos e já passeou pelo Doom, pelo Death e até mesmo por gêneros mais acessíveis, como Gothic Rock e Synthpop.
Paradise Lost - Mais Novidades
"Draconian Times", a obra-prima do Paradise Lost
O Paradise Lost escreveu ótimos discos, com destaque para o magnífico "Draconian Times". Quinto registro de estúdio do grupo, "Draconian Times" é considerado o melhor trabalho da banda para muitos fãs.
O guitarrista Greg Mackintosh apostou alto em "Draconian Times", como ele contou em uma entrevista concedida à Metal Hammer.
"Como não tivemos folga e estávamos escrevendo na estrada, penso no ‘Draconian Times’ como uma versão elegante do ‘Icon’ [álbum anterior, lançado em 1993]. Nós adotamos esse novo estilo durante o ‘Icon’ e o aperfeiçoamos durante o ‘Draconian Times’. Estávamos nos referindo a coisas como Rush e Queensryche como influências de produção, porque queríamos que soasse… quase [como uma banda de] estádio, se você preferir. Estávamos pensando em coisas como The Cult, tornando-o som mais polido e preciso possível", relembrou o guitarrista canhoto.
Melancolia, frustação e desespero: "Forever Failure"
Uma das faixas de "Draconian Times" é a ótima "Forever Failure", que mistura altas doses de melancolia, frustração e desespero, como pode ser conferido em sua letra. Apesar da essência triste, "Forever Failure" foi influenciada por uma música que nada tem a ver com o lado melancólico do Metal.
"A primeira coisa que foi escrita para a música foi o solo, o que é estranho, porque geralmente é a última coisa. Costumávamos escrever e gravar em um gravador, geralmente começando com o riff, mas eu toquei esse solo para Nick [Holmes, vocalista] e ele disse que o lembrava de uma musiquinha estranha como ‘I Left A Cake Out In the Rain’, de Richard Harris. Se você não conhece, é uma música folk estranha dos anos 60, e esse solo que se tornou Forever Failure."
O título verdadeiro da música citada por Greg é "MacArthur Park", que foi escrita por Jimmy Webb e gravada por Richard Harris.
"Então, enquanto escrevíamos a música, ele [Nick] me levou por esse caminho. Eu estava tentando escrever uma música de Doom Metal e ele estava me levando para uma direção mais extravagante, o que ele estava fazendo vocalmente também, então se tornou essa… coisa", disse Mackintosh.
Discurso de Charles Manson, burocracia e royalties
"Forever Failure" apresenta um pequeno discurso de Charles Manson, líder da "Família Manson" e um dos criminosos mais famosos do Século XX. A ideia de inserir falas de Manson (divididas em diferentes trechos) na música rendeu problemas ao Paradise Lost.
"Pensamos que a seção de detalhamento, a pequena parte acústica, precisava de algo. Tínhamos acabado de assistir a um documentário de Charles Manson, chamado ‘The Man Who Killed the Sixties’, e havia uma parte realmente comovente onde ele resume todo o documentário e pensamos que deveríamos usar [o discurso]. Eu não tinha ideia de que seria uma dor de cabeça, mas nós colocamos [a fala de Manson] na música. O que não percebemos é que, para conseguir isso, tivemos que efetivamente pagar às famílias das vítimas os royalties da música. E temos feito isso desde então", revelou Greg.
"Nosso gerente na época não ficou muito feliz com isso", afirmou Greg. "Houve um pouco de dissidência aqui e ali, mas, mesmo com toda a burocracia, Nick realmente queria aproveitar. Para ser justo, não poderíamos ter usado mais nada daquele documentário porque era tudo uma loucura!".
"Draconian Times" foi lançado em 12 de junho de 1995. O álbum foi gravado por Nick Holmes (vocal), Greg Mackintosh (guitarra), Aaron Aedy (guitarra), Steve Edmondson (baixo) e Lee Morris (bateria).
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps