A música do Sepultura que fala sobre um dos dias mais sangrentos da história brasileira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de maio de 2025
O dia 2 de outubro de 1992 ficou tristemente marcado na história brasileira. Na data, ocorreu uma rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, por estar localizada no bairro de mesmo nome. A Polícia Militar do Estado foi acionada para conter o motim e, como resultado da operação, 111 detentos foram mortos.
Sepultura - Mais Novidades

Conhecido como o "Massacre do Carandiru", o episódio chocou o país e ganhou projeção internacional. As consequências desse acontecimento deram origem a diversas manifestações artísticas — especialmente no universo da música. A mais emblemática delas é "Diário de um Detento", do grupo de rap Racionais MC's, baseada no relato de um sobrevivente da chacina.
A tragédia também foi retratada pela banda brasileira de heavy metal Sepultura na música "Manifest". A faixa integra "Chaos A.D.", o quinto álbum de estúdio do grupo, lançado em setembro de 1993.

Max Cavalera, fundador do Sepultura e vocalista e guitarrista da banda até dezembro de 1996, comentou sobre "Manifest" em entrevista à Revolver Magazine em 2017. Na ocasião, explicou o significado das letras da música:
"Estou falando das rebeliões nas prisões em São Paulo que se transformaram em um massacre pela polícia. Peguei vários artigos de jornal sobre isso. E falei a maior parte das ‘letras’ como se fosse um tipo de repórter. Não é exatamente canto — é mais como uma narração de rádio por cima de todo esse ruído e microfonia. Então, é mais uma faixa instrumental, de certa forma."

A letra de "Manifest" é densa e direta. Além de narrar os acontecimentos daquele fatídico 2 de outubro, faz uma crítica ao papel do Estado diante da brutalidade policial. Termos como "extermínio", "mutilação", "aniquilação" e "tortura" são entoados por Max ao longo dos 4 minutos e 49 segundos da faixa.
De acordo com o site Setlist.FM, "Manifest" foi tocada em 53 shows do Sepultura. A música foi incluída no setlist de um show do quarteto pela última vez em 20 de junho de 2015. A apresentação foi realizada em São Paulo.
Passados mais de 30 anos do "Massacre do Carandiru", esse terrível episódio ainda gera debates. Para quem deseja se aprofundar no tema, o canal Vogalizando a História publicou, em setembro de 2022, um vídeo informativo sobre o caso, disponível neste link.

Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps