A música inspirada em documentário triste que superou 1,5 bilhão de plays no Spotify
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de abril de 2024
Muitas músicas lançadas na inesquecível década de 1980 se tornaram clássicos inesquecíveis e ultrapassaram o teste do tempo. É o caso da maravilhosa "Africa", canção mais popular da lendária banda estadunidense Toto, que continua fazendo muito sucesso até os dias atuais.
"Africa" é a faixa que encerra "Toto IV", quarto disco de estúdio do grupo, lançado em abril de 1982. Como é possível perceber pelo título, a história da música em questão tem a ver com o referido continente. E essa belíssima obra de arte começou a ser escrita depois que o tecladista David Paich assistiu um documentário sobre a dura vida das pessoas que habitam o continente africano.
"No início dos anos 80, assisti a um documentário na TV, tarde da noite, sobre a terrível morte e o sofrimento das pessoas na África. Aquilo me comoveu e me assustou, e as imagens não saíam da minha cabeça. Tentei imaginar como eu me sentiria se estivesse lá e o que eu faria", relatou David, como pode ser lido no encarte da compilação "Best Ballads", lançada em 1995. A citação foi publicada no site Songfacts.
Uma escolha muito difícil
Paich, que nunca tinha ido até a África antes de gravar a música que se tornou seu maior hit, concedeu entrevista ao Songfacts em março de 2015 e deu mais detalhes sobre a composição da música que é o tema desta nota.
"Lembro-me de ter visto muitos filmes sobre miséria e fome quando era criança, em fotos da África. Depois, vi alguns filmes e li muito a National Geographic, e sempre quis ir para a África. Então, romantizei essa história de um assistente social que vai até lá e se apaixona por trabalhar com o país e fazer o bem. Mas ele também se apaixona e tem que escolher entre ajudar as pessoas pelo resto da vida ou constituir família e fazer esse tipo de coisa", afirmou o tecladista, que também falou sobre a letra da canção, mais especificamente, sobre o trecho que diz "cure what's deep inside" (algo como "cure o que está em seu interior").
"Há uma pequena metáfora envolvida aqui, porque eu estava na idade em que estava tão imerso em meu trabalho, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que às vezes sentia que estava me tornando apenas uma vítima do meu trabalho. Havia um pouco de informação autobiográfica ali: ser consumido pelo meu trabalho, não ter tempo para sair e buscar o casamento, criar uma família e fazer todas as coisas que outras pessoas da minha idade faziam na época. Portanto, poderia ser [uma letra] semi-autobiográfica naquele momento."
Mais de 1 bilhão e 500 milhões de reproduções no Spotify
Lançada há mais de quatro décadas, "Africa" faz muito sucesso e é ouvida por muitas pessoas, como prova o seu alto número de reproduções no Spotify. Até a data da edição desta matéria, "Africa" somava cerca de 1 bilhão e 704 bilhões de "plays" na citada plataforma.
No Youtube, "Africa" também vai muito bem. O icônico vídeo desse hit inesquecível, que pode ser visto no player abaixo, está perto de bater 1 bilhão de visualizações.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps