A música épica do Porcupine Tree escrita para ser trilha sonora de filme
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de junho de 2024
A banda britânica de Rock/Metal Progressivo Porcupine possui ótimas obras em seu catálogo musical. Entre essas obras, está a épica "Arriving Somewhere But Not Here", música de 12 minutos que é uma viagem repleta de sentimentos, técnica e mudanças de andamentos.
Porcupine Tree - Mais Novidades
Uma das canções mais famosas do Porcupine Tree, "Arriving Somewhere But Not Here" foi um dos temas abordados durante entrevista que Steven Wilson, (guitarrista/vocalista/compositor e fundador do Porcupine) concedeu ao site Songfacts em 2016.
Segundo Steven, "Arriving Somewhere But Not Here" foi criada com a intenção de ser incluída na trilha sonora de um filme. Porém, a produção cinematográfica nunca viu a luz do dia.
"Essa música foi baseada em um roteiro de filme. Havia um roteiro de filme que escrevi com um grande amigo meu chamado Mike Bennion, que estava fazendo comerciais e queria fazer um longa-metragem. Há cerca de 12 anos, sentamos juntos para tentar escrever algo que ele pudesse dirigir como primeiro longa-metragem. Eu o descreveria como uma história surrealista de fantasmas. Não quero falar muito mais sobre isso, pois espero que um dia ainda possamos realizá-lo", relatou Wilson, que na ocasião, deu mais detalhes sobre o respeito da produção.
"Mas era uma história surrealista de fantasmas e a música era ‘Arriving Somewhere But Not Here’ (‘Chegando a algum lugar, mas não aqui’). Bem, o título já dizia isso. Era sobre essa ideia de chegar a um ponto da vida que você nunca pretendeu chegar e, suponho, ter alguma perspectiva sobre isso.
Essa foi uma das várias músicas que escrevi para o que seria a trilha sonora do filme e, se tivesse acontecido, teria sido meu primeiro disco solo. Porque seria a trilha sonora de um filme para o qual nunca conseguimos financiamento, infelizmente. Mas escrevi várias músicas relacionadas aos personagens do filme. ‘Lazarus’ foi outra delas. Algumas acabaram sendo gravadas pela minha banda na época, Porcupine Tree, e outras eu gravei desde então em minha carreira solo. Mas todo esse grupo de músicas estava relacionado a esses personagens no roteiro do filme. É difícil para mim falar muito sobre isso sem revelar todo o enredo, mas posso dizer que era a história de uma mãe que voltava do além-túmulo como um fantasma para recuperar seu filho", complementou o cantor e compositor.
Tanto "Arriving Somewhere But Not Here" quanto "Lazarus" são faixas do disco "Deadwing", oitavo registro de estúdio do Porcupine Tree, lançado em março de 2005. O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps