A música que conta histórias tristes, virou hit e foi parar em filme de Jim Carrey
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2024
A banda canadense Crash Test Dummies não é exatamente um dos nomes mais conhecidos do Rock. Porém, o grupo de nome estranho, que foi fundado em 1990, é responsável por uma música extremamente bonita, tocante e triste (apesar de sua melodia remeter à uma canção romântica). A música em questão tem um título nada convencional e é o maior sucesso do conjunto até os dias atuais.
Caso você não tenha matado a charada no parágrafo anterior, a música abordada nesta nota é "Mmm Mmm Mmm Mmm", primeiro single de "God Shuffled His Feet", segundo disco de estúdio do Crash Test Dummies, lançado em outubro de 1993.
Escrita pelo vocalista Brad Roberts, "Mmm Mmm Mmm Mmm" é uma música cativante, que narra três histórias muito tristes. O cantor e compositor falou a respeito da composição de seu maior hit em outubro de 2018, durante uma entrevista concedida ao jornalista Greg Prato, que foi publicada no site Songfacts.
"His hair had turned from black into bright white"
"Essa música geralmente se baseia em três crianças que são estranhas. Cada verso é sobre uma criança diferente. A criança do primeiro verso, essa história surgiu de uma combinação de eventos. Sofri alguns acidentes de carro graves quando era criança, por isso fiquei fascinado por eles de uma forma um pouco distante na época em que escrevi a música", relatou Brad, que deu mais detalhes sobre o rapaz que é o personagem central da primeira parte de "Mmm Mmm Mmm Mmm".
"Ouvi uma história sobre um cara que também sofreu um acidente, só que, nesse caso, em um barco que estava nas Cataratas do Niágara (EUA). O barco estava indo em direção às cataratas, para que as pessoas pudessem vê-las o mais de perto possível, e então ele se desviou (...). Esse cara fez um cálculo errado, parecia que eles não conseguiriam voltar, e ele percebeu: ‘Droga... Eu vou morrer!’
No final das contas, o barco não passou da borda e ele conseguiu voltar. Mas seu cabelo passou de preto a branco brilhante. Toda a sua cabeça. E desde então - embora isso não tenha inspirado a canção - ouvi outros casos em que isso aconteceu, inclusive o do meu tio-avô, que foi enterrado em uma ilha perto do Japão durante a Segunda Guerra Mundial e passou uma noite entrincheirado, ouvindo os japoneses gritarem o que fariam com ele quando o pegassem. E ele ficou apavorado. No caso dele, apenas uma parte de seu cabelo ficou branca. De qualquer forma, foi daí que surgiu o primeiro verso", disse Brad, se referindo à parte de "Mmm Mmm Mmm Mmm" que diz "his hair had turned from black into bright white".
"Mas a ideia era que esse garoto tinha algo que o fazia se destacar. E, é claro, quando você é criança, se você é diferente, isso é um problema. Não sei como é agora, mas quando eu era criança, qualquer coisa que o tornasse diferente fazia de você um alvo: um alvo de abuso, um alvo de bullying, um alvo de humilhação. E esse é o caso do garoto cujo cabelo ficou branco e brilhante."
Marcas físicas que renderam provocações
A segunda parte de "Mmm Mmm Mmm Mmm" foi inspirada em uma marca que Brad tem em seu corpo desde que nasceu. De acordo com o cantor, a marca o fez virar alvo de bullying.
"O segundo verso é sobre a garota com marcas de nascença. Na verdade, tenho uma marca de nascença na base da coluna vertebral, pela qual fui muito provocada quando era criança. Era uma marca física que me diferenciava e que me tornava alvo de abuso verbal, provocações e bullying. Portanto, isso foi realmente desenvolvido a partir de uma parte autobiográfica de minha vida."
Curiosamente, Brad encontrou uma moça que passou por um problema similar ao que ele narrou no segundo verso de sua criação mais célebre.
"Conheci uma garota em um show que era garçonete e tinha pequenas marcas de nascença por todo o corpo. Ela disse que quando ouviu essa música quando era criança, achou que era para ela. Fiquei muito emocionado com isso. Nunca tinha visto o tipo de marca de nascença que tenho se espalhar daquela maneira. No meu caso, é apenas uma mancha. No caso dela, eram pequenas marcas por todo o corpo, e ela passou pela mesma coisa que eu, embora provavelmente em um grau maior: ser fisicamente marcada como alguém diferente."
Uma linguagem sem sentido e aterrorizante
A história da terceira criança retratada na letra de "Mmm Mmm Mmm Mmm" envolve uma garota que era amiga de Brad e tinha pais religiosos. As experiências vivenciadas pela garota nos cultos que frequentava com seus pais a deixaram aterrorizada.
"Quanto à terceira criança, tive um pouco de dificuldade [para criar a letra], porque eu tinha duas ideias. Uma seria sobre outra criança que foi marcada de alguma forma física que a distinguia do resto das crianças, e a outra ideia que eu tinha era baseada em uma amiga minha que, em vez de ter uma característica física que a marcasse como diferente, ela tinha uma característica ‘ambiental’, por falta de um termo melhor. Essa garota que eu conhecia, seus pais eram cristãos pentecostais e costumavam levá-la à igreja toda semana e fazer o que eles chamam de ‘falar em línguas’.
Quando os cristãos pentecostais se reúnem todos os domingos, alguns deles são levados a falar espontaneamente. Eles afirmam que o espírito entrou em seus corpos e o que estão dizendo é simplesmente uma transmissão desse espírito. Não são mais eles mesmos que estão falando, é a palavra sagrada de Deus que fala por meio deles. E a linguagem que sai, às vezes, é uma linguagem comum, mas, com frequência, soa como uma linguagem sem sentido.
Minha amiga, quando era uma criança pequena e ia para a escola, achava isso aterrorizante, nem é preciso dizer, porque seus pais eram as pessoas que guiavam a sua vida. Toda criança tem essas figuras parentais, e elas pareciam perder a cabeça. Eles pareciam se tornar pessoas diferentes, e isso realmente a aterrorizava. Isso a marcou muito emocionalmente. Eu diria que foi uma experiência marcante. Então, essa é a história por trás da terceira criança", pontuou Roberts.
A curiosa origem do título e do refrão de "Mmm Mmm Mmm Mmm"
Você provavelmente já se perguntou o que significa o curioso título de "Mmm Mmm Mmm Mmm" (que também é o refrão da música). Em 2022, durante entrevista ao programa Top 2000 a gogo, veiculado pela estação de rádio holandesa NPO Radio 2, Brad explicou a origem do inconfundível refrão.
"Por muitos anos, as pessoas me perguntavam: "Então, qual é o seu problema, você não conseguiu pensar em palavras para o refrão?’. E eu respondia: ‘Ah, não… é mais uma espécie de maneira de refletir sobre o que foi dito’. Então, o refrão, mesmo sem palavras, era um tipo de comentário sobre os versos, que é o que um bom refrão deve fazer.
Dito isso, quando escrevi a música, eu não conseguia pensar em nenhuma palavra para o refrão. Entreguei a demo para a banda e disse: ‘Escutem, as letras estão todas lá para os versos, mas não sei o que vou fazer com o refrão ainda’.
Todos [da banda] voltaram para mim e disseram: ‘Você está louco? Está perfeito como está’. E eu pensei: ‘Graças a Deus’".
Música foi parar em trilha sonora de filme de Jim Carrey e de novela da Globo
Pois bem, apesar de seu título estranho, "Mmm Mmm Mmm Mmm" acabou se tornando um hit e foi parar em duas produções que fizeram muito sucesso. A música foi tema do personagem Heitor, um jornalista interpretado pelo ator Rodolfo Bottino (falecido em 2011) na novela "Pátria Minha", que foi ao ar na Rede Globo, entre julho de 1994 e março de 1995.
"Mmm Mmm Mmm Mmm" também apareceu no filme de comédia "Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuro" ("Dumb & Dumber"), lançado em 1994 e estrelado por Jim Carrey e Jeff Daniels. A música é tocada em uma das cenas mais bacanas do filme, que mostra a separação e a reconciliação da dupla, que estava viajando para Aspen (Colorado, EUA), mas se perdeu no meio do caminho.
E aí, gostou da história de "Mmm Mmm Mmm Mmm"? Se gostou, compartilhe a história com seus amigos e amigas. Um abraço e até a próxima!
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps