A música do The Who que Pete Townshend achou que seria o maior sucesso da história
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de abril de 2023
A lendária e influente banda inglesa The Who é uma das maiores instituições da história do rock and roll. Ao longo de sua brilhante trajetória, o grupo lançou músicas inesquecíveis, que atravessaram gerações, como "Baba O'Riley", "Pinball Wizard", "Behind Blue Eyes", "My Generation" e "Won't Get Fooled Again".
O vasto catálogo musical do The Who apresenta uma canção que poderia ter feito mais sucesso do que fez, ao menos na opinião do guitarrista Pete Townshend. A música em questão é "I Can See For Miles", faixa do álbum "The Who Sell Out", lançado em 1967.
Pete tinha expectativas enormes em cima da mencionada música, como ele contou certa vez em entrevista concedida à Rolling Stone.
"Kit Lambert, que era nosso empresário e meu mentor de composição e composição naquela época ... Seu padrinho era William Walton, o compositor clássico inglês. E quando ele [William] ouviu ‘I Can See for Miles’, ele escreveu uma carta para Kit pensando que Kit havia escrito a música. Ele não achava que nenhum de nós, poderia ter feito algo assim, elogiando-o pelas harmonias aventureiras", relembrou Pete, em trecho da matéria publicado pela Far Out Magazine.
A música não atingiu o topo das paradas, o que decepcionou Townshend.
"Talvez eu apenas tenha me empolgado com o quão inteligente eu pensei que era. Fiquei desapontado. Não foi apenas decepcionante não termos conseguido um sucesso (...). Não sei, acho que estava me enganando. Eu [tinha] pensado: ‘Esta é uma obra-prima e será tratada como tal. Ele se tornará o disco mais vendido da história da música!’", pontuou o guitarrista.
Embora não tenha se tornado "o disco mais vendido da história da música", "I Can See For Miles" ajudou o The Who a escrever uma obra que até hoje é celebrada.
"Eu apenas me perguntei: ‘O que eu faço agora?’. E isso levou a conceitos e a ‘Tommy’", concluiu Townshend.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps