A música que produtor queria deixar fora de disco, mas se tornou maior hit do Queensryche
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de abril de 2025
Com mais de quatro décadas de carreira, a banda norte-americana Queensryche consolidou-se como um nome de respeito no universo da música pesada. Pioneira do estilo que viria a ser conhecido como prog metal, a banda construiu uma discografia sólida, tendo como um de seus marcos o aclamado álbum "Empire".
Lançado no segundo semestre de 1990, "Empire" é o maior sucesso comercial do Queensryche e emplacou a obra mais famosa da banda. Trata-se da balada inesquecível "Silent Lucidity". Escrita pelo guitarrista Chris DeGarmo, a música alcançou o nono lugar da "Billboard Hot 100" em 1991.

"Silent Lucidity" teve grande destaque nas rádios e na programação da MTV, mas quase ficou de fora do disco. Isso porque o produtor Peter Collins chegou a se opor à sua inclusão na lista de faixas de "Empire". O vocalista original do grupo, Geoff Tate, relembrou esse episódio em entrevista ao site Songfacts.

"Essa música teve um início estranho. Começou simplesmente com violão e uma voz. E só quando estávamos quase terminando o disco, na última semana de trabalho, é que acrescentamos todos os outros instrumentos.
Na verdade, nosso produtor não queria colocá-la no disco porque achava que a ideia não estava muito bem desenvolvida. Em determinado momento, ele bateu o pé e disse: ‘Não, acho que vocês deveriam criar outra música. Há um número limitado de músicas para o disco, não acho que deva colocar isso no álbum’. Acho que foi uma boa ideia ele ter dito isso, porque inspirou Chris DeGarmo e eu a realmente nos empenharmos e terminarmos a música, transformando-a no que ela é."

Felizmente, "Silent Lucidity" acabou incluída no tracklist de "Empire" e se transformou em um clássico da banda, figurando com frequência nos shows ao longo dos anos. Segundo o site Setlist.FM, a música foi executada ao vivo em mais de 1.200 apresentações do Queensryche.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps