A música que Robb Flynn criou logo após eleição de Donald Trump; "estava muito afetado"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2025
Atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump está em seu segundo mandato. O primeiro, iniciado em janeiro de 2017, inspirou uma música da banda de groove metal Machine Head, liderada pelo guitarrista e vocalista californiano Robb Flynn.
Machine Head - Mais Novidades
A música em questão é "Bastards", faixa presente em "Catharsis", nono disco de estúdio do Machine Head, lançado em 2018. Segundo o site Letras.com, trata-se de "uma canção de protesto que celebra a diversidade e a inclusão. Flynn desafia os preconceitos e estereótipos, acolhendo todas as pessoas, independentemente de sua origem ou religião".
De acordo com entrevista concedida por Flynn à revista Metal Hammer, a ideia de escrever "Bastards" surgiu depois que Trump venceu a eleição presidencial pela primeira vez. Com a palavra, o fundador do Machine Head:
"Essa música é uma simples canção folclórica para mim, são quatro acordes que foram tocados um milhão de vezes nos últimos cem anos, e ainda é a melhor maneira de contar uma história. Essa música é baseada em uma conversa que minha esposa e eu tivemos com meus dois filhos no dia seguinte à eleição nos Estados Unidos. Foi uma conversa muito intensa, foi uma conversa muito difícil. Fiquei realmente afetado e acabei escrevendo este poema no dia seguinte. Quando terminei de escrever, peguei um violão e comecei a tocar aqueles acordes e a cantar o refrão. Gravei um clipe no YouTube de uma versão acústica.
Escrevi essa música em 45 minutos. Fiquei muito afetado, sabia o que estava dizendo, mas precisava ser dito."
Os primeiros versos da letra de "Bastards" apontam que Flynn não ficou contente com a vitória de Trump: "Ontem eu disse aos meus filhos: ‘Às vezes os caras maus vencem’; e isso me deixou com medo do mundo em que vivemos". Em outro ponto da música, o frontman canta: "E todos os políticos ficaram ali parados e tão presunçosos; dando poder aos racistas e aos bandidos da Segunda Emenda". Ao ser perguntado se a letra da música poderia causar retaliações, ele respondeu:
"Não sei. Não posso me preocupar com o que as outras pessoas pensam quando se trata do que vou dizer ou do que vou fazer musicalmente. Se você começar a agir assim, não estará seguindo seu coração. Mesmo que você discorde de mim, vá em frente e discorde."
Nas palavras de Phil Demmel, guitarrista que integrou o Machine Head por 15 anos, "Bastards" gerou problemas. Durante uma edição do programa "Good Company with Bowling", o músico afirmou (via Blabbermouth) que "somente Robb a queria no disco. Foi uma grande briga (...). Eu gostaria que tivesse sido um projeto solo de Robb Flynn, mas é mais ou menos isso que a banda é agora."
No fim das contas, apesar da "grande briga" citada por Demmel, "Bastards" foi incluída no tracklist de "Catharsis". E ele, a exemplo do baterista Dave McClain, saiu do Machine Head em setembro de 2018, meses após o lançamento do álbum.
Histórias de Músicas - Machine Head
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Blaze Bayley diz que é um privilégio ser indicado ao Rock and Roll Hall of Fame
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Cantora do Shamangra faz importante denúncia do preconceito contra mulheres no metal
Aposentadoria do Aerosmith está próxima de ser revogada, revela Joe Perry
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
A música violenta do Machine Head inspirada em cena terrível que Robb Flynn presenciou
A música sombria do Machine Head que quase fez Robb Flynn chorar
Ambiente caótico e drama familiar inspiraram criação de "Old", clássico do Machine Head
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999


