O clássico do Anthrax que homenageia personagem de histórias em quadrinhos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de abril de 2025
Scott Ian, guitarrista e um dos compositores da banda de thrash metal Anthrax, é fã de histórias em quadrinhos. Ele inclusive chegou a escrever uma música que homenageia um personagem desse universo. Trata-se de "I Am the Law", baseada em Judge Dredd (no Brasil, Juiz Dredd).
Anthrax - Mais Novidades
Criado por John Wagner e Carlos Ezquerra, Judge Dredd é um vigilante que mantém a ordem na cidade fictícia chamada Mega-City. Segundo artigo da Wikipedia, o personagem apareceu pela primeira vez em 1977, na revista em quadrinhos britânica 2000 AD.

Durante entrevista à Metal Hammer em 2018, Scott contou como foi seu contato com o Juiz. Na ocasião, o guitarrista afirmou:
"A arte parecia tão incrível e Dredd era muito foda. Peguei algumas cópias, e toda vez que eu estava no Reino Unido eu ia a mais lojas de quadrinhos procurando por outras. Era impossível encontrar nos Estados Unidos. Fui à Forbidden Planet, em Nova York, e perguntei: ‘Vocês não vendem 2000 AD?’ e me disseram: ‘Não, é muito difícil para nós importarmos’. Por causa da minha insistência, eles acabaram comprando algumas cópias todo mês e guardando para mim. Eu estava pagando cinco vezes o preço delas e tenho certeza de que eles estavam embolsando o dinheiro, mas eu só precisava da minha dose de Judge Dredd."

Na mesma entrevista, Scott forneceu alguns detalhes sobre a criação de "I Am The Law". Ele também contou que obter a licença necessária para gravar a música não foi um processo tão difícil.
"Parecia realmente antêmico, então o que seria melhor para escrever sobre esse personagem de quadrinhos que definiu o que é antêmico para mim? Simplesmente funcionou. O que eu sabia aos 22 ou 23 anos de idade? Conhecia quadrinhos, terror e ficção científica, conhecia skate. Na verdade, não tinha muita experiência de vida. Eu não podia escrever sobre desgosto ou uma educação horrível, porque eu não tinha isso. Eu estava apenas escrevendo sobre o que eu conhecia.
A gravadora ou nossa empresa de merchandising entrou em contato com quem detinha os direitos da arte de Dredd, porque tínhamos que tê-la. Surpreendentemente, eles foram incrivelmente abertos e legais com relação a isso. Não pediram uma grande quantia de dinheiro pelo licenciamento e ficaram muito animados e felizes por querermos promover seu personagem, especialmente nos EUA, onde Dredd era relativamente desconhecido. Até hoje, sempre que queremos fazer algo relacionado a Dredd em uma camiseta, eles são sempre muito legais."

"I Am the Law" é a sexta música que o Anthrax mais tocou ao vivo. Segundo dados publicados no site Setlist.FM, Scott Ian e seus parceiros tocaram a faixa que homenageia Judge Dredd em 997 shows. Uma dessas performances pode ser conferida no player a seguir.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps