O triste significado de "Adam's Song", um dos maiores clássicos do Blink-182
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de julho de 2024
A banda californiana Blink-182 é conhecida por suas músicas rápidas, irreverentes e cheias de energia, como "All The Small Things", "The Rock Show", "What's My Age Again", "Dammit" e "First Date". Porém, o trio também possui em seu catálogo uma música lenta, que aborda um tema bastante sério (e triste).
Solidão e uma vida que foi perdida
A música acima mencionada é "Adam's Song", faixa de "Enema Of The State", o terceiro disco de estúdio do Blink-182, lançado em junho de 1999. Segundo o baixista/vocalista Mark Hoppus, a inspiração para "Adam's Song" foi a solidão que ele sentia durante as turnês da banda.
"Tom [DeLonge, guitarrista/vocalista] e Travis [Barker, baterista] sempre tinham namoradas esperando em casa, então eles tinham algo para esperar no final da turnê. Mas eu não tinha, então me sentia sozinho nas turnês. Mas quando chegava em casa, não importava, porque não havia nada para mim de qualquer maneira", disse Hoppus, durante entrevista concedida à Rolling Stone no longínquo ano 2000.
"Adam's Song" também foi influenciada por um acontecimento terrível, como aponta declaração do guitarrista/vocalista Tom DeLonge publicada no site Songfacts: "A história por trás disso é que Mark leu uma carta que alguém lhe enviou por e-mail, que um garoto escreveu para seus pais antes de cometer suicídio. Nós meio que nos reunimos e escrevemos essa música triste e lenta. O resultado foi mais triste do que imaginávamos, o que também é bom. Qualquer música que nos emocione é boa. Algumas pessoas a ouvem e dizem: 'Uau, essa é uma música muito ruim'. Mas é uma daquelas coisas, uma história de um garoto que não é feliz em sua vida, cruzada com a nossa solidão na turnê. No final, há uma saída melhor, há coisas melhores para fazer do que se matar".
Polêmica e mais uma vida perdida
Infelizmente, "Adam's Song" também é lembrada por uma polêmica. Em maio de 2000, um jovem de 17 anos chamado Greg Barnes tirou sua própria vida enquanto a música tocava repetidamente. Greg estudava na Columbine High School e perdeu um de seus grandes amigos durante o massacre que ocorreu na referida escola em abril de 1999.
"Na verdade, eu estava fazendo compras, a gerência me ligou e me contou a história do que aconteceu, e eu pensei: 'Mas essa é uma música anti-suicídio!' Foi horrível. Quer dizer, as coisas pelas quais o garoto passou na vida foram muito tristes, e terminar assim foi realmente deprimente. Mas 'Adam's Song', o coração da música, é sobre passar por momentos difíceis em sua vida, estar deprimido e passar por um período difícil, mas depois encontrar forças para seguir em frente e encontrar um lugar melhor", afirmou Hoppus, durante entrevista concedida à MTV em 2001.
"Isso nos afetou muito porque aquela música era uma canção de esperança. Quando estávamos escrevendo, sabíamos especificamente que não queríamos que as crianças pensassem que era algo que achávamos legal ou radical", disse Tom DeLonge à MTV.
"Aposentadoria" e novos significados
A canção que é o tema desta nota ficou fora dos shows do Blink-182 a partir de 2009, por conta da morte de Adam Goldstein, mais conhecido como DJ AM, amigo pessoal do baterista Travis Barker e dos demais integrantes do grupo. "Adam’s Song" retornou ao setlist do trio apenas em 2018.
"Eu penso mais nela, agora, quase como uma celebração, das dificuldades enfrentadas e dos amigos perdidos", relatou Hoppus, que em 2023, afirmou que "Adam's Song" o ajudou a superar momentos difíceis.
"Essa música salvou minha vida há muito tempo, e há alguns anos eu estava de volta a uma situação ruim, mas não por escolha. Houve momentos em que eu não sabia se voltaria ao palco e os médicos curaram meu câncer, mas eu estava vazio e muito mal por dentro", contou o cantor e compositor, que felizmente sobreviveu ao câncer.
Um dos grandes hits do Blink-182, "Adam's Song" foi tocada mais de 300 milhões de vezes no Spotify. De acordo com dados publicados no site Setlist.FM, a música foi executada em 312 shows do grupo.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps