RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A única música do Metallica que todos os integrantes que passaram pela banda tocaram ao vivo

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame

Matt Heafy deixa falsa modéstia de lado e insinua que Trivium pode ser "o novo Metallica"

O melhor álbum dos últimos cinco anos de acordo com Myles Kennedy


Pierce The Veil
Comitiva

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Por Ricardo Seelig
Postado em 05 de novembro de 2006

Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

O grupo americano Mötley Crüe é uma das maiores lendas do hard rock mundial. Ainda que seja gigante em sua terra natal, a banda, apesar de manter uma legião fiel de fãs no Brasil, nunca foi das mais populares por aqui. Mas este fato não impediu que um brasileiro se tornasse um dos maiores colecionadores do conjunto em todo mundo. Nesta entrevista o paulista Flávio Colognesi apresenta a sua imensa coleção para os leitores do Whiplash.Net, um verdadeiro presente para os apreciadores de um dos grupos subestimedos pela maioria dos headbangers brasileiros.

Motley Crue - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bem Flávio, antes de tudo muito obrigado por ter aceito o convite para participar da Collector´s Room. Para começar o nosso bate-papo, gostaria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Meu nome é Flávio Colognesi, mas sou conhecido também com Flavioace. Eu nasci no interior de São Paulo (Botucatu), mas hoje moro em São Carlos. Tenho 34 anos. Trabalho com o que mais gosto: rock.

Você lembra como foi o seu primeiro contato com a música, e como você descobriu e se apaixonou pelo rock e pelo metal?

Minha paixão pelo rock começou em 1983 quando vi na TV o vídeo de "I Love It Loud" do Kiss. Na hora fiquei louco. Meu pai comprou o "Creatures Of The Night" e quase gastei o disco de tanto escutá-lo (tenho esse vinil até hoje). Na época tinha dez anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Toda grande coleção tem o que eu chamo de o seu "ponto zero", o seu marco inicial. Aquela hora em que nós, colecionadores, percebemos que somos diferentes dos nossos amigos, que apenas "consomem" música. A dedicação é maior, o investimento é maior, o cuidado com tudo é maior. Quando você percebeu que estava se transformado de um simples fã em um colecionador dedicado do seu grupo favorito?

Desde o início. Também sou grande fã do Kiss, foram os discos deles que comecei a comprar. Lembro-me até hoje dos cinco primeiros (Creatures, Destroyer, Killer, Unmasked e Peter Criss). Em 84 comecei a escutar outras bandas que estavam surgindo na cena, como WASP, Twisted Sister, Ratt, Mötley Crüe, Quiet Riot. Comprei o primeiro do WASP (foi o primeiro LP de outra banda que tive, fora Kiss) e curti muito. Descobri que haviam outros grupos muito bons, fora o Kiss.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sacia a minha curiosidade: quantos álbuns no geral você possui, e quantos do Mötley Crüe?

Entre CDs e vinis eu tenho quase 2.000 itens. Só do Mötley são 256 (CDs e LPs). Todos os CDs são oficiais e originais. Só curto bootleg em vinil.

Além do Mötley, de quais outros grupos você possui mais material?

Eu também tenho a discografia básica de várias bandas, mas não a mesma piração que tenho com o Mötley Crüe. Cheguei a colecionar também Kiss, Twisted Sister e King Diamond, mas não dava. O custo de uma coleção é alto demais, imagina de quatro!!!

Como você conheceu o Mötley Crüe e quando você começou a colecionar material da banda?

Meu primo, que mora em Campinas, também pirava no mesmo tipo de som. Um dia ele foi em casa e me mostrou uma fita cassette gravada com várias bandas, dentre as quais o Mötley Crüe com "Too Young To Fall In Love". Pirei. Gastei a fita e saí à caça deste disco. Infelizmente estava fora de catálogo, e só encontrei o primeiro, que também achei um absurdo. Depois foi indo ...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com certeza a sua coleção não é formada apenas por CDs. Que outros formatos você possui?

Também coleciono vinis (LPs, bootlegs, compactos e maxi-singles), vídeos oficiais (VHS, DVDs e LDs), brinquedos, merchandise, livros (biografias e tourbooks) e revistas com o Mötley na capa.

Alguns grupos, como o Mötley Crüe, já estão na estrada há muito tempo, e isso gera o lançamento de reedições de álbuns, diferentes versões de singles, uma infinidade de bootlegs, boxes, edições especiais, promos. Estes itens são um dos grandes objetos de desejo entre os fãs. O que falta ainda conseguir, falando exclusivamente do Motley, para você ter "tudo" o que o grupo lançou?

Na minha opinião a graça de ser um colecionador é passar a vida tentando completá-la. Meu objetivo é ter TODAS as edições de TODOS os CDs lançados em TODOS os países. Isso também é válido para vinis, vídeos, livros e revistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além disso, o Mötley Crüe tem um fato em sua história, infelizmente também compartilhado pela maioria dos grupos, que é a saída de seus integrantes e, conseqüentemente, o lançamento de novos trabalhos sob outros nomes, tanto solos quanto com outros músicos. Você também coleciona estes discos lançados por Vince Neil, Tommy Lee, Nikki Six e Mick Mars fora do Mötley?

Sim, também coleciono material solo (projetos e com outras bandas) dos integrantes e ex-integrantes. Não só dos membros originais, mas também do John Corabi e do Randy Castillo.

Vamos voltar um pouco no tempo então: qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?

O primeiro disco que comprei com a minha grana (mesada, claro) foi o "Unmasked" do Kiss. Na época só conhecia Kiss.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Qual o item que você considera o mais raro da sua coleção?

O item mais raro é o primeiro compacto independente, que era vendido nos shows em 1981. Este item teve dois relançamentos posteriores, mas o primeiro é nostálgico. Eu tenho as três edições.

Qual foi o maior número de álbuns que você comprou de uma única vez?

Foi quando viajei para os EUA em 95. Na época o real estava mais forte do que o dólar. Foi uma festa. Comprei quinze CDs e cinco VHS. Tudo em um único dia.

Quantos álbuns em média você compra por mês?

Eu compro cerca de dez itens por mês, sendo que sempre tem um Mötley no meio. O último item do Mötley que comprei foi o CD promo "Uncle Jack" americano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tem algum item que, só de alguém chegar perto, você já gela e morre de ciúmes, tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?

Acho que os compactos. Todos têm capas frágeis e precisam ser manuseados com cuidado. Não venderia nada da minha coleção do Mötley. O "Creatures" do Kiss que ganhei do meu pai em 1983 também não tem preço (foi o marco zero de tudo).

Entre todos os itens que você possui, quais foram os que deram mais trabalho para conseguir?

Os promos, sem dúvida. Principalmente compactos. O primeiro compacto independente também deu trabalho.

Toda coleção sempre possui diversos itens curiosos. Neste sentido eu gostaria de saber qual é o CD mais estranho da sua coleção.

O item mais estranho é um booteg em vinil que tem o Nikki Sixx e o Bret Michaels do Poison na capa. A foto foi tirada para um anúncio da Harley. O disco se chama "Don't Take That Poison". Achei engraçado. Mas o álbum é todo Mötley Crüe, gravado na turnê do "Girls Girls Girls".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Que discos você está procurando há tempos, e ainda não conseguiu?

O "Too Fast" independente da primeira edição. Este álbum teve três prensagens independentes. Eu tenho a segunda e a terceira. Na primeira edição o Vince está com um cabelo parecendo de boneca. Nas outras duas independentes e na edição remixada lançada pela Elektra, o cabelo foi "aparado" nas fotos.

A troca de materiais é uma prática comum entre nós, colecionadores. Às vezes, na empolgação de conseguir algum item mais raro, acabamos nos desfazendo de alguns discos que, mais tarde, acabam fazendo falta. Sendo assim, eu queria saber qual disco você vendeu, trocou ou meteu no meio de algum rolo, e acabou se arrependendo depois?

O "Exposed" do Vince Neil promo nacional. Iria mandar a versão normal, mas acabei enviando a versão promo por engano. Mas o vinil está em boas mãos. Foi parar na coleção do australiano Paul Miles, colecionador que escreveu a resenha do encarte do CD "Live Entertainment Or Death".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Todo colecionador tem as suas manias. Eu mesmo sou assim, cheio de dedos com os meus CDs. Como você guarda e conserva a sua coleção?

Tenho um armário próprio para os LPs. Limpo os vinis quando compro com água corrente e sabonete neutro. Depois nunca mais. Tomo bastante cuidado. Os CDs, com algodão e um produto especializado. Sempre guardo o CD no estojo após escutá-lo.

Eu queria que você fizesse agora um top#5 com os itens do seu acervo que você mais curte.

Vou citar itens apenas da minha coleção do Mötley Crüe. Vamos lá:

compacto "Stick To Your Guns" (primeiro trabalho independente do Mötley)
LP duplo "Mötley Crüe" alemão (com Corabi nos vocais)
tourbook da turnê do "Theatre Of Pain"
"Shout At The Devil Boxset Action Figures" (McFarlane Toys)
a edição promo especial do CD "Decade Of Decadence" japonês

[an error occurred while processing this directive]

Todo colecionador tem as suas listinhas. É a tal síndrome de "Alta Fidelidade". É uma curiosidade minha, mas tenho certeza de que você já fez esta lista mentalmente várias vezes: quais seriam, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Kiss - Creatures Of The Night
Mötley Crüe - Shout At The Devil
Mötley Crüe - Mötley Crüe
Metallica - Master Of Puppets
Twisted Sister - You Can't Stop Rock N Roll
Iron Maiden - Killers
King Diamond - Abigail
Mercyful Fate - Don't Break The Oath
Nightwish - Wishmaster
WASP - WASP

O que você tem ouvido ultimamente, e o que destacaria para os leitores do Whiplash.Net?

Eu gosto de ouvir coisas novas. Não sou do tipo que acha que coisas boas foram feitas nas décadas de 70 e 80. Eu gosto muito do Nightwish, Soufly e Tristania. Do cenário nacional curto muito o Mustang, Exxotica e Carrão-D-Gás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Mötley Crüe talvez seja um dos grupos com maior número de notícias extra-musicais. Tommy Lee é um fenômeno de mídia. Vince Neil, uma lenda. Nikki Six, um sobrevivente. E Mick Mars ... bem, Mick Mars parece um membro da Família Adams. Como você vê esta superexposição do grupo fora do contexto musical?

Eu acho que a vida pessoal de cada um não importa. Eu curto o Mötley Crüe. Sou fã do Nikki Sixx, não sou fã do Frank Carlton Serafino Ferrana (nome verdadeiro de Nikki). Na verdade pouco me importa o que fazem fora da banda. Não se matando, para mim está tudo bem. Caso encontrasse o Nikki em algum bar, não o incomodaria. Quero vê-lo no palco. E isso o Mötley deve a todos os fãs do Brasil.

[an error occurred while processing this directive]

Recentemente Tommy Lee participou, ao lado de Jason Newsteed e Gilby Clarke, de um reality show para escolher o vocalista de sua nova banda, a Supernova. Qual é a sua opinião de fã sobre isso? Será que o cara precisava pagar um mico desses a esta altura da carreira, ou não tem nada a ver, ele tem que fazer isso mesmo, atraindo a atenção da mídia para o grupo antes mesmo de eles lançarem qualquer coisa?

Acho que a reposta anterior também serve para esta. Se o Tommy participou do Supernova é porque ele curtiu o projeto e a grana foi boa. Não o condeno de forma alguma. Com certeza até comprarei o disco deles.

Apesar de ser uma instituição, uma lenda, nos Estados Unidos, o Mötley Crüe, ainda que possua certa quantidade de fãs aqui no Brasil, não é um dos grupos mais populares entre os brasileiros. A que você atribui isso? Mais shows por aqui faria diferença?

O Mötley ficou muito popular aqui na década de 80. Na décade de 90 caiu no esquecimento. Caso tivessem participado do Hollywood Rock de 94, onde estavam sendo cogitados, teriam conquistado a galera jovem da década passada também. Na verdade eles nunca tocaram no Brasil. Um único show já faria uma grande diferença. Quem sabe no Live ‘N’ Louder do ano que vem. Seria casa cheia com certeza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

O álbum "Mötley Crüe" foi o único lançado sem a participação de Vince Neil. Apesar de ser um bom disco, muitos fãs não o consideram um disco do Motley. Qual a sua opinião a respeito deste trabalho?

Acho um dos álbuns mais injustiçados da história do rock. É um excelente disco. Está entre os três álbuns que mais curto do Mötley. Talvez por ter uma sonoridade mais suja e agressiva, tenha assustado os fãs. Uma pena que o Corabi tenha gravado apenas um disco com o Mötley. Sou fã do Vince Neil, mas curto muito o vocal do Corabi também.

Qual você acha que foi, e ainda é, o papel, a importância e a influência do Motley Crue para o hard rock?

O Mötley foi um dos precursores da cena de Los Angeles dos anos 80. Foi a inspiração para muitas bandas. A década de 90 jogou um balde de água gelada no estilo, mas agora está voltando com tudo. A turnê "Carnival Of Sins" foi prolongada devido aos shows sold out. Atualmente estão abrindo para o Aerosmith nos EUA (lembrando que quem abriu para o Aerosmith na turnê passada foi o Kiss). O Mötley voltou ao topo. Agora só falta um disco de estúdio com músicas inéditas e uma turnê pela América do Sul

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Nestes anos todos esta paixão pela música certamente propiciou a você diversas experiências interessantes e curiosas. Conta aí alguma história interessante que você viveu por causa da sua paixão pela música.

Foi em 1998. Eu trabalhava em Sampa. Saí do trampo às seis da tarde de uma sexta-feira, peguei o carro e fui até Catanduva (450 km) para ver o Mercyful Fate. Cheguei lá às onze. O show começou quase meia-noite. Hospedei-me no hotel da banda e conversei com o Hank no saguão. Acordei no dia seguinte e voltei para Sampa, pois à noite tinha o show no Teatro dos Vampiros. Foram os dois shows mais caros que já vi.

Flávio, mais uma vez muito obrigado por ter participado da Collector´s Room. Este espaço é seu.

Primeiramente gostaria de agradecer ao Whiplash.Net pela oportunidade e parabenizá-lo pela coluna, da qual sou leitor fiel. Na verdade quem me passou o seu contato foi o Reinaldo, colecionador dos Scorpions. Também gostaria de divulgar o meu site, onde poderão visualizar com fotos e informações todos os itens da minha coleção do Mötley Crüe. O endereço é: www.cruellector.com. Apareçam por lá e me enviem e-mails. Abraço a todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Collectors Room

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS