Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Com Steve Harris
Com Steve Harris
Ozzy chegando no Maksoud Plaza
Ozzy chegando no Maksoud Plaza
Gene Simmons saindo do camarim
Gene Simmons saindo do camarim
Com Tony Martin
Com Tony Martin
Com Tony Iommi
Com Tony Iommi
Ian Gillan
Ian Gillan
Steve Harris
Steve Harris
Bruce Dickinson
Bruce Dickinson
Paul Stanley
Paul Stanley
Dinho (Mamonas Assassinas)
Dinho (Mamonas Assassinas)
AC/DC
AC/DC
Ingresso - Rock In Rio I
Ingresso - Rock In Rio I
Ingresso - Kiss
Ingresso - Kiss
Autógrafo - Paul Stanley
Autógrafo - Paul Stanley
Autógrafo - Gene Simmons
Autógrafo - Gene Simmons
Autógrafo - Tony Iommi
Autógrafo - Tony Iommi
Autógrafo - Tony Martin
Autógrafo - Tony Martin
Esta edição da Collector's Room será um pouco diferente do que você está acostumado a ler. Ao invés de apresentar um colecionador de CDs e vinis de algum grupo, fomos bater um papo com Nelson Dylara, o "paparazzi do rock", fotógrafo gaúcho que possui um impressionante acervo de imagens cobrindo quase três décadas de paixão pela música. Muitas histórias interessantes vieram à tona na nossa conversa. Então, embarque junto comigo nesta viagem musical e visual pelos caminhos do rock.

Antes de mais nada eu gostaria de agradecer a sua participação aqui na Collector's Room, Nelson. Vamos começar falando um pouco de você.

Olá, meu nome é Nelson Dylara, tenho 44 anos, sou casado e pai de três filhos (Ingrid, Mayara e Igor), e natural de Cahoeira do Sul (RS). . Além de fotógrafo sou também representante comercial.

Como você conheceu o rock e como começou esta história de fotografar os seus ídolos?

Eu comecei a gostar de rock na década de setenta. Curtia Black Sabbath, Kiss, Deep Purple, Sweet, Genesis, e foi com a vinda do Genesis ao Brasil em 77 que fiz as minhas primeiras fotos, no show dos caras no Gigantinho, em Porto Alegre.

E quando você começou a levar este hobby mais a sério?

Para falar a verdade, até hoje encaro como um hobby, mas o meu interesse aumentou quando fui ao primeiro "Rock In Rio", em 85, e consegui fazer algumas fotos do Ozzy Osbourne, Jake E. Lee e Scorpions. Mostrava para os meus amigos e eles ficavam de cara, perguntavam como eu tinha conseguido e tal. Todos queriam as fotos do Ozzy, e foi aí que me despertou e comecei a fotografar as principais bandas do cenário mundial.

Imagino que o seu banco de imagens deva ser gigantesco. Você tem uma idéia de quantos negativos possui?

Tenho aproximadamente 4.250 negativos.

Quais foram os grupos que você mais fotografou?

Iron Maiden eu fotografei duas vezes: uma em Porto Alegre em 95, e outra no "Monsters Of Rock" de Curitiba, em 98. Outros grupos que se destacam no meu acervo são Black Sabbath, Kiss, Deep Purple, Slayer, Kreator, Genesis, Sepultura e Ratos de Porão.

Além das fotos, você coleciona outros materiais dos seus ídolos?

Eu coleciono vinil. Tenho bastante material, vou sempre aos sebos em busca de raridades.

Além disso, também coleciono autógrafos. Os primeiros que consegui foram dos lendários Casa das Máquinas. Assisti os caras em Paranaguá, no Paraná, foi o primeiro show da minha vida.

Gosto também de guardar todos os ingressos dos shows que fui. Comecei a guardar quando assisti ao Kiss no Maracanã em 83.

E tenho também alguns vídeos, DVDs, algumas imagens exclusivas que eu mesmo filmei dos shows do Maiden em Porto Alegre em 92 e do AC/DC em Curitiba em 98. Editei e passei este material para DVD, e são as preciosidades da minha coleção que eu mais gosto.

Qual é a sua banda preferida?

Minha banda predileta é o Black Sabbath. Tenho todos os vinis lançados no Brasil, autógrafos, fotografei a formação clássica com Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, além de outros vocalistas como Ian Gillan, Dio e Tony Martin. Tenho uma foto ao lado do Bill Ward, em que ele está autografando uma camiseta do Sabbath que eu estava usando.

Existe alguma foto que te enche de orgulho, que você tirou e as pessoas procuraram bastante depois?

Isso aconteceu com os Mamonas Assassinas. Fotografei toda a banda trinta dias antes do acidente. Vendi quase quinze mil fotos. E, é claro, a foto com a formação clássica do Black Sabbath.

Uma curiosidade: você possui algum esquema para descobrir onde os grupos vão se hospedar, que horas chegam, estas coisas que facilitam na hora de fotografar alguém?

Sempre tive informantes nos aeroportos, que me passavam os horários de chegada e retorno dos grupos. Procurava descobrir em quais hotéis eles ficariam hospedados, e sempre me misturava entre os hóspedes, sem camiseta de banda para não dar bandeira, sempre pronto para dar um click.

Além disso, eu conheci o César Menitz, da Metal Head, e ele me credenciou em alguns shows e entrevistas coletivas, o que facilitou bastante o meu trabalho. Sou muito grato a ele, o cara é sangue bom.

Como você guarda todo este acervo?

Eu deixo os negativos dentro de um arquivo de plástico próprio para guardá-los.

Falando um pouco de música agora. Você lembra qual foi o primeiro disco que você comprou?

Meu primeiro disco foi o "Love Gun" do Kiss. Comprei porque vi eles em um programa da Globo chamado "Rock In Concert", nos anos setenta, que era apresentado pelo Nelson Motta.

Eu gostaria que você fizesse um top#5 com as fotos que você mais gosta.

Claro, vamos lá:

1) Ozzy chegando no Maksoud Plaza
2) Steve Harris no show do Iron Maiden em Porto Alegre, em 92
3) Gene Simmons, do Kiss, saindo do camarim
4) Bruce Dickinson no show do Maiden em Porto Alegre, em 92
5) Mamonas Assassinas em Tubarão, trinta dias antes do acidente

Nelson, para você quais são os dez melhores álbuns de todos os tempos?

1) AC/DC - Back In Black
2) Led Zeppelin - Led Zeppelin IV
3) Jethro Tull - Aqualung
4) Pink Floyd - Dark Side Of The Moon
5) Queen - Live Killers
6) Deep Purple - In Rock
7) Iron Maiden - The Number Of The Beast
8) Judas Priest - Painkiller
9) Kiss - Destroyer
10) Black Sabbath - Black Sabbath

Dentre o que você tem ouvido ultimamente, tem alguma coisa que você destacaria para os leitores do Whiplash!?

Eu gostei muito do novo CD do Maria do Relento, "Terapia Kamikase". O novo guitarrista dos caras toca muito, e a banda está bem mais madura, mais pop. Tenho ouvido bastante também um grupo de punk rock de Novo Hamburgo, Papai José. Os caras se apresentam com roupas de umbanda, Papai José é o nome do guia que os protege. Tem também uma banda mexicana, Maná.

E como sempre estou revisando os meus vinis, tenho curtido muitas bandas antigas do rock gaúcho, como Astaroth, Cascavelletes, Bixo da Seda e Câmbio Negro.

Com certeza deve existir algum artista que você ainda não fotografou, e gostaria muito.

Eu gostaria de fotografar o Paul McCartney. Quando ele tocou em Curitiba eu iria fazer as fotos, estava credenciado e tudo, mas dois dias antes do show quebrei o pé fazendo cooper e não pude ir. Isso dói até hoje, o cara é um dos Beatles.

Como todo fã de rock que se preze você deve ter alguma história interessante pra contar pra gente.

Mas claro. Aqui em Tubarão eu moro no centro, próximo a uma garagem de ônibus com oficina. Quando o Raul Seixas e o Marcelo Nova estavam percorrendo o Brasil na tour do "Panela do Diabo" eles estavam indo para Criciúma e ônibus deu problema, e eles vieram consertar nesta oficina, que dá uns oitenta metros da minha casa. O Raul desceu, atravessou a rua e foi para um bar, onde ficou bebendo vodka no gargalo. Ficou viajando lá, disse que não sabia o que tinha, e ficou quase meia hora bebendo direto, mas só fiquei sabendo disso quando o meu cunhando chegou e me falou do ocorrido. Ele chegou falando "tu nem imagina com quem eu estava agora", e é claro que eu nunca iria adivinhar que o Raul estava quase ao lado da minha casa.

Tem também outra história que rolou no inverno de 1984. Fiquei noivo na cidade de Bagé (RS), com a data do casamento marcada para o dia 20/01. Eu era bancário e totalmente apaixonado pela minha noiva. Ela era de família tradicionalista e primeira prenda de um CTG local. Meu sogro cuidava de uma fazenda experimental, e minha sogra queria que o nosso casamento fosse em um estilo todo gauchesco. Os padrinhos, os convidados e até o padre teriam que estar pilchados, e eu chegaria na fazenda da carroça e vestido de gaúcho, enquanto minha noiva chegaria de carroça e vestida de prenda. A cerimônia aconteceria no meio do campo, meu sogro engordava uma vaca e duas ovelhas para a festa... mas eu sentia que eu não iria casar, eu tinha este pressentimento.

Quando faltavam uns quarenta dias para o casamento estava assistindo TV com a minha noiva quando apareceu uma propaganda do primeiro "Rock In Rio", anunciado como o "maior festival de rock de todos os tempos". As atrações eram grupos que gostava, Whitesnake, AC/DC, Yes, Iron Maiden, Queen, entre outros, e principalmente o Ozzy. Pensei "tá aí a minha despedida de solteiro!!!". Falei com ela, e a resposta foi ou eu ou o "Rock In Rio". Ela mandou eu escolher, tentei convencê-la a ir junto mas não teve jeito. Fui ao banco onde estava sendo vendido o passaporte, comprei para os dez dias, entrei em férias e fui para o Rio.

No dia do meu casamento cantei "Love Of My Life" de frente para o Queen, sendo regido pelo maestro Freddy Mercury. Quem estava lá sabe do que eu estou falando. Este show do Queen marcou para sempre a minha vida, e lá mesmo no Rio pedi transferência para outra agência bem londe de Bagé,

Você tem um projeto de publicar estas fotos em um livro, certo? Como anda este projeto?

No verão passando eu e o Nino Lee, do site www.markadiabo.com, estávamos escrevendo, mas o Nino teve alguns problemas pessoais e teve que dar uma parada. Chegamos a escrever algumas páginas, o Nino sabe tudo de rock e escreve muito bem, e estávamos fazendo a evolução do rock dos anos 70 aos 90, com fotos. Temos até o título, "Rock In Foco", que não está descartado. Material para publicar eu tenho, e não é pouco, e com certeza ainda vou editar este livro.

Bem Nelson, valeu o papo, este espaço é seu.

As pessoas devem amar primeiro a si próprios para depois amar alguém, curtir a vida da melhor maneira possível, dar valor a cada minuto, não desistir dos seus sonhos. Preservem a natureza e amem os animais, principalmente os cachorros. E para gostar de rock não é preciso usar drogas. Agradeço a você, Ricardo, e um abraço a todos os leitores do site. Quem quiser mandar mensagens aí vai o meu e-mail: [email protected]

Valeu !!!!


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no BrasilAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no Brasil

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Collectors Room: a terapia que é arrumar a coleção de discos (vídeo)

Collectors Room: os fantásticos singles e porque eles não saem no Brasil (vídeo)

Collectors Room: Mötley Crüe e o conto das turnês de despedida (vídeo)

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"


Metallica: os fantasticos carros de James HetfieldMetallica
Os fantasticos carros de James Hetfield

AC/DC: a história do nome e a idéia do uniforme de AngusAC/DC
A história do nome e a idéia do uniforme de Angus


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adWhipDin