Vanessa Frehley: amor sem limites ao Kiss
Por Ricardo Seelig
Postado em 15 de novembro de 2005
Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.
Os fãs do Kiss são conhecidos pela sua paixão quase que incondicional pela banda, e um dos maiores sinais disso são os impressionantes Kiss Rooms, verdadeiros acervos que os apaixonados pelo grupo mantém em suas casas. Tradicionais entre os kissmaníacos, e surpreendentes para qualquer um, mostram que o amor por uma banda não tem limites. Nesta edição do Collector´s Room você vai conhecer o Kiss Room de Vanessa Frehley, fã paulista que possui uma coleção impressionante de itens da banda. Entre e fique à vontade.
Antes de começar, fale-nos um pouco sobre você, o que faz, etc...
Bom, sou de Sampa, tenho 23 anos, toco guitarra desde 1994 e mantenho o site oficial brasileiro do Pink Cream 69.
Como você conheceu o Kiss e quando surgiu essa paixão pelo grupo?
Conheci quando era criança, assim como muitas outras bandas, pela rádio. Mas só me interessei mais pelo Kiss no início de 1994, quando comecei a tocar guitarra, pois meu professor era fã de Rock e mostrou mais coisas da banda para mim.
Quando você começou a levar realmente a sério essa coisa de colecionadora?
Eu sempre olhava os Kiss Rooms de pessoas do mundo todo no site oficial (www.kissonline.com). Então, no início de 2004, resolvi começar e perdi o medo do eBay! Comprar material da banda lá fora sai bem mais em conta que comprar direto no Brasil. A partir daí, todo mês compro alguma coisa. Sempre gostei de colecionar, tenho mais duas coleções (motos e doll’s house), então praticamente juntou a fome com a vontade de comer.
Quantos álbuns no geral você tem, e quantos do Kiss?
Não sou muito de comprar CD, eu tenho que gostar muito de uma banda para comprar. Do Kiss tenho 37 CDs, 84 DVDs e 32 vinis. No geral são 190 CDs aproximadamente, e dois vinis, sendo que um é da ex banda do atual guitarrista do Kiss, Tommy Thayer.
Além dos CDs, vinis e DVDs, quais outros materiais relativos ao Kiss você possui em sua coleção?
Tenho posters, camisetas, seis coleções de bonecos, lancheiras, bandeiras, correia pra guitarra, cordas, display, autógrafos, ursinho, adesivos, pingente, guitarra, almofada, réplica da roupa do Ace Frehley, quadros, calendários, revistas, livros, gibis, munhequeira, cinzeiros, porta-lápis, canecas, ingressos, box, chaveiros, imã, patch, bottom, coleções de cards, bandeiras, fotos, camisetas, jogo para PC, propagandas, autógrafos, picture disc... Mas o que mais me chama a atenção são os bonecos (lá fora chamados Action Figures) que a McFarlane faz (www.mcfarlane.com).
Além do Kiss, tem alguma outra banda da qual você possua bastante material, coisas raras, itens de colecionador, enfim?
Olha, a única banda que eu coleciono mesmo é o Kiss, mas como eu faço o site do Pink Cream 69 tenho algumas coisinhas legais deles. Mas o que geralmente compro são CDs e DVDs das minhas bandas favoritas.
Qual foi o primeiro álbum que você comprou?
Do Kiss foi o "Alive III". Isso marcou muito, pois eu não pude ir ao show (era uma pirralha ainda). Mas o primeiro de todos foi o "Kill'Em All" do Metallica junto com o "IV" do Led Zeppelin. Acho que comecei bem!!
Qual o item mais valioso da sua coleção?
O que tem de mais valor é (por enquanto) a guitarra do Paul Stanley. Mas isso irá mudar no ano que vem, pois irei comprar uma signature do Ace Frehley (meu sonho de consumo). Tem também a guitarra que meu marido fez, que solta fumaça pelo captador, assim como a do Ace Frehley, e um display que ele conseguiu na Expo Music alguns anos atrás. Essas coisas tem um valor sentimental enorme.
Quantos álbuns em média você compra por mês?
Depende, não tem uma média. As vezes acho alguma coisa boa, e acabo comprando. Geralmente em sites de leilões.
Quais foram os últimos itens que você adquiriu para a sua coleção?
Nesta semana comprei um box e duas revistas importadas especiais do Kiss. Estou pensando em comprar mais um box que a caixa é em formato de case de guitarra, e um ursinho do Gene.
Como você guarda e conserva a sua coleção?
Tenho um quarto em minha casa só para isto. Alguns materiais como livros, CDs em digipack, revistas e gibis eu guardo em sacos plásticos. Os CDs e alguns DVDs eu guardo em prateleiras, mas a maioria dos VCDs estão em um porta-CDs, pois ainda não tem caixinha. Os cards eu guardo numa pasta com plástico especial para isto. O problema é ter que limpar tudo semanalmente, e o que dá mais trabalho são os bonecos.
Faça um top#5 com os itens da sua coleção que você mais gosta.
1- Guitarra signature do Paul Stanley (PS-10 Ibanez)
2- Action figures da McFarlane (tenho quase todos, só falta comprar a série Alive)
3- Display do Ace Frehley (da Gibson), em tamanho real
4- Roupas do Ace
5- Meus DVDs. Tenho coisa de todas as fases do KISS, desde o comecinho até os tempos de hoje.
O que você tem ouvido ultimamente e quais bandas você destacaria?
Kiss, Scorpions (o show deles foi incrível!!), Pink Cream 69, ABBA, Lynyrd Skynyrd, Helloween, Dream Theater, são algumas bandas que sempre estou ouvindo.
Pra você, quais são os dez melhores álbuns de todos os tempos?
Difícil escolher somente 10 álbuns, mas aí vão alguns:
- Rock And Roll Over (KISS)
- Voulez Vous (ABBA)
- Savage Amusement (Scorpions)
- The Time Of The Oath (Helloween)
- Ride The Lightning (Metallica)
- Second Helping (Lynyrd Skynyrd)
- Thunderdome (Pink Cream 69)
- IV (Led Zeppelin)
- Texas Flood (Stevie Ray Vaughan)
- Images & Words (Dream Theater)
Qual o item mais estranho da sua coleção?
Olha, nada é muito estranho, mas o que o pessoal acha engraçado quando vê são as duas lancheiras.
Que CD as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?
Bom, o pessoal se espanta quando vê minha paixão pelo ABBA, pois é um grupo pop. Mas a verdade é que adoro bandas dos anos 70, a sonoridade e qualidade musical da época eram excelentes.
Qual o item que você tem mais ciúmes, aquele CD que você tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?
Qualquer CD da minha coleção do Kiss. Na verdade, eu não venderia nenhum CD das minhas bandas favoritas!
Tem algum item que você procura, procura, mas mesmo assim ainda falta na sua coleção?
O que eu procurei por mais de ano foi a guitarra signature do Ace, pois a Royal Music (distribuidora da Gibson e Epiphone aqui no Brasil) não estava mais importando esta guitarra. Nesta última Expo Music descobri que ano que vem as guitarras voltarão para o Brasil, então comprarei uma logo mais. Mas o problema é que o Kiss tem um catálogo muito grande, então faltam muitas coisas ainda, que estou comprando aos poucos.
Qual item deu mais trabalho para conseguir?
Até agora não tive trabalho para conseguir o que eu tenho, aliás eu até tenho sorte! Mas o meu marido teve um trabalhão para fazer a Smoker (guitarra que solta fumaça pelo captador, igual a do Ace).
Conta aí alguma história estranha ou interessante que esta sua paixão pelo Kiss já fez você passar.
Bom, em 2003 rolou um tributo ao Kiss lá em Belo Horizonte, e eu e mais dois amigos fomos distribuir flyers no centro de BH, maquiados, no meio do dia. Então você já pode imaginar a bagunça!! Pessoas vinham falar conosco, mas o engraçado era quando alguns crentes passavam perto e falavam que nós tínhamos pacto com o demônio, que nós precisávamos rezar... era bem cômico!!! No final, meu amigo até acabou dando entrevista para a Globo Minas, e aparecemos no jornal.
[an error occurred while processing this directive]Bem, obrigado pela entrevista, e este espaço fica livre para você.
Eu que agradeço, adorei esta coluna, conhecer mais gente que também coleciona itens de suas bandas favoritas, assim como eu. Sempre estou atualizando o álbum de fotos da minha coleção em kissroom.cjb.net para quem quiser dar uma olhada. E tem o meu outro site, do Pink Cream 69, como já citei. O endereço é www.pinkcream69.net. Até mais!
Collectors Room
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps