Reinaldo: um apaixonado pelos Scorpions
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de novembro de 2005
Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.
Depois de Iron Maiden, Dave Matthews Band, e Kiss, é a vez dos Scorpions serem honrados pela paixão incondicional de um de seus maiores fãs. O brasileiro Reinaldo, 35 anos, faz o possível e o impossível para adquirir qualquer material relacionado aos legendários alemães. Conheça um pouco mais sobre essa inacreditável adoração através de seus itens, tatuagens, histórias e loucuras pela banda.
Fale um pouco sobre você e de como surgiu esta paixão pela música.
Bom, sou de Sampa, tenho 35 anos, e a minha paixão pela música começou desde cedo, sempre influenciado pelo meu irmão Rubens, para os mais chegados "Rubinho", que além de ser músico (baterista), também gravou com a banda de heavy metal Exhort (no primeiro play dos caras, o "Attitude"), e tocou nos grupos Broken Heads e, nos primórdios dos anos oitenta, com a banda Eutanásia. Pauleira total!!! E, fora seus projetos pararelos ou dando aulas de bateria, além de ter tocado em bandas covers do Metallica e agora arrebentando tudo no Black Sabbath / Ozzy Cover, sempre possuiu um ótimo gosto musical. Fui seguindo o seu caminho e ele me mostrou o verdadeiro signicado da boa música.
Quando você começou a comprar a levar a sério esta coisa de colecionador?
Com certeza durante os anos oitenta. Como falo para os meus amigos, foram os "Anos Dourados do Metal". A primeira loja de rock que conheci foi a "Woodstock Discos", do meu grande amigo Walcir Challas, que sempre trazia as novidades lá de fora. Naquele tempo era impossível para quase todos adquirir um vinil importado, então comprávamos a melhor fita cassete e contávamos os segundos para termos as novidades nas mãos!!! E também teve o primeiro e melhor "Rock In Rio" de todos os tempos, em 85. Se eu já curtia Scorpions antes, depois não parei mais.
Lembro bem desta época, e também tenho saudade. Reinaldo, quantos itens no geral você possui (CDs, vinis e DVDs)?
Olha, meu acervo é muito grande, embora eu nuna tenha parado pra contar. Aliás, uma particularidade: nunca gostei de saber quantos álbuns eu tenho, e sim o próximo que comprarei. Mas com certeza posso dizer que possuo mais de 1.300 itens, embora esteja me desfazendo dos meus antigos VHS, mas sempre acaba pintando alguma coisa diferente!
De qual banda você possui mais discos?
Com certeza do Scorpions. Tenho cerca de sessenta vinis, tanto importados como nacionais, além de mais de 280 CDs, incluindo singles, bootlegs, digipacks, compactos, além de DVDs da banda, também importados, raros e fora de catálogo. E claro, também muitos VHS que também fazem parte da estória.
Gosto muito também de Elvis, tenho vários CDs, DVDs, curto muito os anos sessenta, nomes como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, Buddy Holly, Bill Halley, Little Richards, e possuo bastante vinis desta época.
É uma coleção de respeito, sem dúvida, mas, além dos CDs, vinis e DVDs, você coleciona algum outro material do Scorpions?
Eu curto muito "picture discs" e "shaped discs", além de singles, compactos, versões digipacks, camisetas, fotos, posters, quadros, bottons...
Qual foi o primeiro álbum que você comprou?
Foi o "Metal Health" do Quiet Riot, e do Scorpions foi o "Lovedrive" .
Dois clássicos, sem dúvida. Qual o item que você considera o mais valioso da sua coleção?
Com certeza o meu "Gold Disc Personalized" do álbum "Blackout".
Faço parte do site oficial da banda, então, além de participar dos fóruns, estou sempre ligado, e quando vi esse "Gold Disc Personalized Of The Album Blackout" fui logo atrás, pois além de ser um clássico absoluto, quanto tinha 12 anos de idade ganhei da minha mãe a estampa da camiseta do "Blackout". Fui atrás e acabei comprando por $760. É um material realmente de fã, além de ser uma edição exclusiva e limitada, que não consta mais em catálogo.
E estas tattoos que você possui?
A primeira tattoo que eu fiz foi da capa do single "Alien Nation" do Scorpions, porém depois de muito tempo acabei fazendo uma cobertura, colocando um escorpião mais rock and roll. Vendo o trabalho do meu grande amigo tatuador Ralf Bitzer, que atualmente reside em Sttutgart, resolvi fazer também a capa do "Blackout", uma dos anos sessenta e uma do Grave Digger, banda que também curto muito.
Quantos álbuns em média você compra por mês?
Não tenho uma média, dependendo do que sai vou lá e compro!
Todo colecionar tem um ciúme e um cuidado muito grande com a sua coleção. Como você guarda e conserva a sua?
Com os vinis uso aquele famoso detergente neutro com água corrente, e sempre os guardo em pé para não envergarem com o tempo. Já com os CDs uso uma flanela sempre limpa para tirar todo o pó, com todo carinho, um por um. É um trabalho cansativo, mas no final vale a pena.
Quais os itens que você mais curte na sua coleção?
O "Gold Disc" do álbum "Blackout", seguido dos autógrafos, singles, pictures e shapeds.
O que você tem ouvido ultimamente, e quais bandas você destacaria?
Além de muito Scorpions, tenho ouvido bastante Grave Digger, e, é claro, sempre anos oitenta, bandas como Anthrax, Slayer, Testament, Tankard, além de Destruction, Exodus e Arch Enemy. Também curto muito o Van Helsing´s Curse, que é um projeto do Dee Snider (Twisted Sister) onde ele executa grandes clássicos do cinema em versões pesadas, como "Carmina Burana" e "Ave Satani", do filme "O Exorcista".
Quais são os seus dez álbuns preferidos de todos os tempos?
Metallica – Master Of Puppets
Slayer – Reign In Blood
Anthrax – Among The Living
Scorpions – Blackout
Iron Maiden – Powerslave
Kiss – Destroyer
Accept – Restless & Wild
Judas Priest – Unleashed In The East
Deep Purple – Perfect Strangers
Black Sabbath – Born Again
Lendo esta sua lista me senti de volta a minha adolescência e a minha saudosa coleção de vinis (risos). Qual o item mais estranho que você possui?
Estranho eu não diria, mas um tanto diferente é um cinzeiro emoldurado com um escorpião, além de uma lata de Coca-Cola da tour do "Crazy World" e também um gibi da banda. Isso mesmo, a história do Scorpions em quadrinhos, contando a trajetória do grupo desde o começo com Michael Schenker!!! Muito interessante.
Que álbum as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?
O "Lonesome Crow", primeiro vinil da banda, em "picture disc", e o primeiro show do baterista James Kottak com o Scorpions, gravado em El Paso em 96. Trata-se de um CD duplo distribuído somente para uma rádio alemã, e entre uma música e outra entra uma propaganda de cerveja, que era o patrocinador do evento. Muito legal !!!!. Também posso citar o álbum "Rilke Projekt", projeto do Klaus Meine hoje também fora de catálogo, onde ele faz uma participação cantando com outros consagrados vocalistas alemães. Inclusive quando dei para autografar até ele ficou surpreso, e soltou um "it's cool". E uma maravilhosa versão de "Wind Of Change" com participação do tenor Jose Carreras em um mix de "spanish / american version" sensacional.
Qual o item que você tem mais ciúmes, aquele que você tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?
Do Scorpions, todos !!!!!! E com certeza meus amigos NUNCA pediriam algum material emprestado, e eu nunca venderia algum item... NUNCA (risos).
Como todo colecionador, deve existir algum material que você procura, procura, mas mesmo assim ainda falta na sua coleção, certo?
Sim, trata-se de um single / compacto de 79 chamado "All Night Long", contando ainda com o grande guitarrista Ulrich Roth. Mas estou correndo atrás e com certeza o terei em breve.
Reinaldo, qual foi o álbum que deu mais trabalho pra conseguir?
Com certeza foi o "Tokyo Tapes", pois tive que esperar muito tempo por isso nos anos oitenta, pois estava fora de catálogo e mais uma vez meu amigo Walcir Challas da "Woodstock Discos" conseguiu agilizar o mais breve possível.
Eu lembro que eu também procurei muito este álbum, e acabei comprando uma cópia em cassete da Hellion antes de conseguir o vinil. Conta aí alguma história interessante que esta sua paixão pela música já fez você passar.
Com certeza quando o Scorpions passou pelo Brasil em 1997, tocando no "Skol Rock" ao lado de outras bandas como Dio, Jason Bonham e Bruce Dicksinson. Eu estava trabalhando quando um amigo meu me ligou do interior de Sampa dizendo que havia visto uma faixa que dizia que a banda iria tocar em Vinhedo, e eu fiquei sem saber, a me perguntar se aquilo era verdade... E era!!! Fomos para Vinhedo e assisti a um grande show. Outra história interessante foi que eles tocaram no dia 14 de novembro de 97, e eu faço aniversário no dia 15, e estive nesse dia no "Skol Rock", ou seja, em menos de 24 horas assisti a dois shows da minha grande banda!!! Além disso, depois de uma longa tentativa falando com o proprietário da casa, consegui adquirir o VHS desse show, que para muitos é inédito! Sou ou não sou um cara de sorte? O último recente agora foi descobrir onde a banda estava hospedada aqui em Sampa, porém depois de muitas incertezas e informações nem sempre seguras, conseguimos não só ver a banda como também autógrafos, mas acabou sendo muito rápido pois eles estavam de saída para receberem o disco de platina pela vendagem do "Acoustica". Foi muito legal.
[an error occurred while processing this directive]Bem Reinaldo, valeu pelo papo, e este espaço fica livre para você.
Obrigado pela oportunidade e um grande abraço a todos. Estou no Orkut e meu nick é Reinaldo Scorpions, e também tenho um comunidade da banda chamada "Scorpions - Furacão Alemão"Aguardo todos vocês lá. Valeu !!!
Collectors Room
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps