Reinaldo: um apaixonado pelos Scorpions

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade
















Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

Depois de Iron Maiden, Dave Matthews Band, e Kiss, é a vez dos Scorpions serem honrados pela paixão incondicional de um de seus maiores fãs. O brasileiro Reinaldo, 35 anos, faz o possível e o impossível para adquirir qualquer material relacionado aos legendários alemães. Conheça um pouco mais sobre essa inacreditável adoração através de seus itens, tatuagens, histórias e loucuras pela banda.

Fale um pouco sobre você e de como surgiu esta paixão pela música.

Bom, sou de Sampa, tenho 35 anos, e a minha paixão pela música começou desde cedo, sempre influenciado pelo meu irmão Rubens, para os mais chegados "Rubinho", que além de ser músico (baterista), também gravou com a banda de heavy metal Exhort (no primeiro play dos caras, o "Attitude"), e tocou nos grupos Broken Heads e, nos primórdios dos anos oitenta, com a banda Eutanásia. Pauleira total!!! E, fora seus projetos pararelos ou dando aulas de bateria, além de ter tocado em bandas covers do Metallica e agora arrebentando tudo no Black Sabbath / Ozzy Cover, sempre possuiu um ótimo gosto musical. Fui seguindo o seu caminho e ele me mostrou o verdadeiro signicado da boa música.

Quando você começou a comprar a levar a sério esta coisa de colecionador?

Com certeza durante os anos oitenta. Como falo para os meus amigos, foram os "Anos Dourados do Metal". A primeira loja de rock que conheci foi a "Woodstock Discos", do meu grande amigo Walcir Challas, que sempre trazia as novidades lá de fora. Naquele tempo era impossível para quase todos adquirir um vinil importado, então comprávamos a melhor fita cassete e contávamos os segundos para termos as novidades nas mãos!!! E também teve o primeiro e melhor "Rock In Rio" de todos os tempos, em 85. Se eu já curtia Scorpions antes, depois não parei mais.

Lembro bem desta época, e também tenho saudade. Reinaldo, quantos itens no geral você possui (CDs, vinis e DVDs)?

Olha, meu acervo é muito grande, embora eu nuna tenha parado pra contar. Aliás, uma particularidade: nunca gostei de saber quantos álbuns eu tenho, e sim o próximo que comprarei. Mas com certeza posso dizer que possuo mais de 1.300 itens, embora esteja me desfazendo dos meus antigos VHS, mas sempre acaba pintando alguma coisa diferente!

De qual banda você possui mais discos?

Com certeza do Scorpions. Tenho cerca de sessenta vinis, tanto importados como nacionais, além de mais de 280 CDs, incluindo singles, bootlegs, digipacks, compactos, além de DVDs da banda, também importados, raros e fora de catálogo. E claro, também muitos VHS que também fazem parte da estória.

Gosto muito também de Elvis, tenho vários CDs, DVDs, curto muito os anos sessenta, nomes como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, Buddy Holly, Bill Halley, Little Richards, e possuo bastante vinis desta época.

É uma coleção de respeito, sem dúvida, mas, além dos CDs, vinis e DVDs, você coleciona algum outro material do Scorpions?

Eu curto muito "picture discs" e "shaped discs", além de singles, compactos, versões digipacks, camisetas, fotos, posters, quadros, bottons...

Qual foi o primeiro álbum que você comprou?

Foi o "Metal Health" do Quiet Riot, e do Scorpions foi o "Lovedrive" .

Dois clássicos, sem dúvida. Qual o item que você considera o mais valioso da sua coleção?

Com certeza o meu "Gold Disc Personalized" do álbum "Blackout".
Faço parte do site oficial da banda, então, além de participar dos fóruns, estou sempre ligado, e quando vi esse "Gold Disc Personalized Of The Album Blackout" fui logo atrás, pois além de ser um clássico absoluto, quanto tinha 12 anos de idade ganhei da minha mãe a estampa da camiseta do "Blackout". Fui atrás e acabei comprando por $760. É um material realmente de fã, além de ser uma edição exclusiva e limitada, que não consta mais em catálogo.

E estas tattoos que você possui?

A primeira tattoo que eu fiz foi da capa do single "Alien Nation" do Scorpions, porém depois de muito tempo acabei fazendo uma cobertura, colocando um escorpião mais rock and roll. Vendo o trabalho do meu grande amigo tatuador Ralf Bitzer, que atualmente reside em Sttutgart, resolvi fazer também a capa do "Blackout", uma dos anos sessenta e uma do Grave Digger, banda que também curto muito.

Quantos álbuns em média você compra por mês?

Não tenho uma média, dependendo do que sai vou lá e compro!

Todo colecionar tem um ciúme e um cuidado muito grande com a sua coleção. Como você guarda e conserva a sua?

Com os vinis uso aquele famoso detergente neutro com água corrente, e sempre os guardo em pé para não envergarem com o tempo. Já com os CDs uso uma flanela sempre limpa para tirar todo o pó, com todo carinho, um por um. É um trabalho cansativo, mas no final vale a pena.

Quais os itens que você mais curte na sua coleção?

O "Gold Disc" do álbum "Blackout", seguido dos autógrafos, singles, pictures e shapeds.

O que você tem ouvido ultimamente, e quais bandas você destacaria?

Além de muito Scorpions, tenho ouvido bastante Grave Digger, e, é claro, sempre anos oitenta, bandas como Anthrax, Slayer, Testament, Tankard, além de Destruction, Exodus e Arch Enemy. Também curto muito o Van Helsing's Curse, que é um projeto do Dee Snider (Twisted Sister) onde ele executa grandes clássicos do cinema em versões pesadas, como "Carmina Burana" e "Ave Satani", do filme "O Exorcista".

Quais são os seus dez álbuns preferidos de todos os tempos?

Metallica - Master Of Puppets
Slayer - Reign In Blood
Anthrax - Among The Living
Scorpions - Blackout
Iron Maiden - Powerslave
Kiss - Destroyer
Accept - Restless & Wild
Judas Priest - Unleashed In The East
Deep Purple - Perfect Strangers
Black Sabbath - Born Again

Lendo esta sua lista me senti de volta a minha adolescência e a minha saudosa coleção de vinis (risos). Qual o item mais estranho que você possui?

Estranho eu não diria, mas um tanto diferente é um cinzeiro emoldurado com um escorpião, além de uma lata de Coca-Cola da tour do "Crazy World" e também um gibi da banda. Isso mesmo, a história do Scorpions em quadrinhos, contando a trajetória do grupo desde o começo com Michael Schenker!!! Muito interessante.

Que álbum as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?

O "Lonesome Crow", primeiro vinil da banda, em "picture disc", e o primeiro show do baterista James Kottak com o Scorpions, gravado em El Paso em 96. Trata-se de um CD duplo distribuído somente para uma rádio alemã, e entre uma música e outra entra uma propaganda de cerveja, que era o patrocinador do evento. Muito legal !!!!. Também posso citar o álbum "Rilke Projekt", projeto do Klaus Meine hoje também fora de catálogo, onde ele faz uma participação cantando com outros consagrados vocalistas alemães. Inclusive quando dei para autografar até ele ficou surpreso, e soltou um "it's cool". E uma maravilhosa versão de "Wind Of Change" com participação do tenor Jose Carreras em um mix de "spanish / american version" sensacional.

Qual o item que você tem mais ciúmes, aquele que você tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?

Do Scorpions, todos !!!!!! E com certeza meus amigos NUNCA pediriam algum material emprestado, e eu nunca venderia algum item... NUNCA (risos).

Como todo colecionador, deve existir algum material que você procura, procura, mas mesmo assim ainda falta na sua coleção, certo?

Sim, trata-se de um single / compacto de 79 chamado "All Night Long", contando ainda com o grande guitarrista Ulrich Roth. Mas estou correndo atrás e com certeza o terei em breve.

Reinaldo, qual foi o álbum que deu mais trabalho pra conseguir?

Com certeza foi o "Tokyo Tapes", pois tive que esperar muito tempo por isso nos anos oitenta, pois estava fora de catálogo e mais uma vez meu amigo Walcir Challas da "Woodstock Discos" conseguiu agilizar o mais breve possível.

Eu lembro que eu também procurei muito este álbum, e acabei comprando uma cópia em cassete da Hellion antes de conseguir o vinil. Conta aí alguma história interessante que esta sua paixão pela música já fez você passar.

Com certeza quando o Scorpions passou pelo Brasil em 1997, tocando no "Skol Rock" ao lado de outras bandas como Dio, Jason Bonham e Bruce Dicksinson. Eu estava trabalhando quando um amigo meu me ligou do interior de Sampa dizendo que havia visto uma faixa que dizia que a banda iria tocar em Vinhedo, e eu fiquei sem saber, a me perguntar se aquilo era verdade... E era!!! Fomos para Vinhedo e assisti a um grande show. Outra história interessante foi que eles tocaram no dia 14 de novembro de 97, e eu faço aniversário no dia 15, e estive nesse dia no "Skol Rock", ou seja, em menos de 24 horas assisti a dois shows da minha grande banda!!! Além disso, depois de uma longa tentativa falando com o proprietário da casa, consegui adquirir o VHS desse show, que para muitos é inédito! Sou ou não sou um cara de sorte? O último recente agora foi descobrir onde a banda estava hospedada aqui em Sampa, porém depois de muitas incertezas e informações nem sempre seguras, conseguimos não só ver a banda como também autógrafos, mas acabou sendo muito rápido pois eles estavam de saída para receberem o disco de platina pela vendagem do "Acoustica". Foi muito legal.

Bem Reinaldo, valeu pelo papo, e este espaço fica livre para você.

Obrigado pela oportunidade e um grande abraço a todos. Estou no Orkut e meu nick é Reinaldo Scorpions, e também tenho um comunidade da banda chamada "Scorpions - Furacão Alemão"Aguardo todos vocês lá. Valeu !!!


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rockNelson Dylara
A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no BrasilAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no Brasil

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Collectors Room: a terapia que é arrumar a coleção de discos (vídeo)

Collectors Room: os fantásticos singles e porque eles não saem no Brasil (vídeo)

Collectors Room: Mötley Crüe e o conto das turnês de despedida (vídeo)

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"Todas as matérias sobre "Scorpions"


Slipknot: Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscaraSlipknot
Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara

Bandas Iniciantes: 17 maneiras de assassinar sua carreira musicalBandas Iniciantes
17 maneiras de assassinar sua carreira musical


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adWhipDin