Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Saul com a coleção
Saul com a coleção
Caixas e edições especiais
Caixas e edições especiais
LPs favoritos
LPs favoritos
Caixas de LPs
Caixas de LPs
Com a banda Chuck Blues
Com a banda Chuck Blues
DVDs, CDs e LPs
DVDs, CDs e LPs

Eu nasci em uma cidade pequena, no interior do Brasil. Lá, no meio do Rio Grande do Sul. Naquele tempo, minha diversão era a música, o rock and roll, o heavy metal. Foi lá que eu aprendi a amar a música. Foi lá que eu me transformei em um colecionador. Meus pais moram até hoje nessa cidadezinha de quinze mil habitantes.

Eu escrevi o parágrafo acima porque, quando se fala em rock no Brasil, as pessoas só pensam nos grandes centros. "São Paulo, a capital do heavy metal", "Porto Alegre, cheia de ótimas bandas", "Rio de Janeiro e seu metal farofa", "Belo Horizonte, terra do Sepultura". Existe muito mais por esse Brasil afora. Milhares de histórias que ninguém conhece, vários personagens ricos, e, principalmente, inúmeras coleções, gigantescas e maravilhosas.

Como a do Saul Gumz, catarinense de São Bento do Sul, que é o personagem desta edição da Collector's Room. Uma enciclopédia. Um conhecedor. Um colecionador. Enfim, todos esses clichês que as pessoas gostam de usar a quem ama ter discos. Me identifiquei muito com a história do Saul, porque muito do que ele conta também aconteceu comigo. Então, boa leitura, e longa vida ao rock and roll, seja no interior do Brasil ou nas principais cidades do nosso país.

Saul, pra começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Meu nome é Saul L. Gumz, tenho 30 anos e moro em São Bento do Sul (SC). Sou vocalista da banda Chuck Blues, tenho um programa de rock'n'roll clássico na Liberdade FM 87,9 todas as sextas, das 22:00 as 23:00hs, trabalho como designer de móveis e sou colecionador compulsivo.

Como foi o seu primeiro contato com o rock?

Acho que eu tinha uns doze anos quando alguns amigos começaram a me mostrar as primeiras bandas e foi paixão a primeira audição. Daí em diante o rock fez parte da minha vida.

Você consegue dizer em que momento passou de um fã normal de música em um colecionador?

A partir do momento em que eu não me contentava em só ouvir os discos na casa dos amigos ou emprestar às vezes. Tudo o que eu gostava tinha que ter, e a coleção foi aumentando.

Qual o tamanho da sua coleção?

Já faz tempo que não conto, mas acho que aproximadamente uns 1200 CDs, 1000 LPs e uns 250 DVDs.

De quais grupos você possui mais material, e quais são as suas bandas favoritas?

Tenho várias coleções completas: Beatles, Stones, Ramones, Pink Floyd, Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd, Bad Company e mais algumas...

Minhas bandas favoritas são: Black Crowes, Stones, Ramones, Pink Floyd, Led Zeppelin, Doors, Jimi Hendrix, Crosby, Stills, Nash & Young e todas as derivações desse quarteto fantástico.

E o estilo que você mais gosta, qual é?

Rock'n'roll clássico.

Vamos falar da sua coleção então. Qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?

Foi o "Painkiller" do Judas Priest. Na época eu ouvia muito metal.

Qual foi o maior número de itens que você já adquiriu de uma única vez?

Comprei parte da coleção de um amigo. Acho que foram uns 100 LPs no mesmo dia.

Qual item você considera o mais raro da sua coleção?

O "Sticky Fingers" dos Stones em vinil com o zíper de verdade. O "Catch a Fire" dos Wailers com a capa do zippo, o "Division Bell" do Pink Floyd em vinil azul e todas as caixas, que como são caras sempre são mais difíceis de conseguir.

E o mais bonito, qual é pra você?

A caixa "Live, Shit, Binge & Purge" do Metallica, da primeira prensagem, que vem com três VHS, um CD triplo, um livro e também um ingresso numerado pra assistir o show do covil no meio do palco.

Existem alguns lançamentos estranhos, e de vez em quando alguns acabam caindo nas nossas mãos. Qual você considera o item mais diferente e curioso do seu acervo?

Tenho um LP do Abba que não sei como apareceu aqui (risos). Também tenho um vinil dos Sonatas chamado "Boneca Mexicana", que é uma banda aqui da minha cidade que toca música alemã e acho que foi gravado nos anos 60. Inclusive o Jaques, que é o guitarrista, hoje é um grande amigo meu. Também uns outros que acabei ganhando e não tenho coragem de contar (risos).

Existe algum disco que você passou um tempão atrás até consegui-lo para a sua coleção?

O "Metamorphosis" dos Stones em vinil e o "Opel" do Syd Barrett também em LP foram os mais difíceis.

E, complementando a pergunta anterior, quais aqueles que, apesar de você estar atrás há uma cara, ainda não conseguiu?

LPs do Jefferson Airplane, alguns do Crosby, Stills, Nash & Young, todos aqueles ao vivo da última turnê do Black Crowes, "Blue" da Joni Mitchel, "Forever Changes" do Love e mais alguns ...

Como você guarda e conserva a sua coleção?

Lavo todo vinil que cai na minha mão antes de ir pra vitrola. Coloco data, plastifico e guardo tudinho em ordem alfabética na estante. Os CDs eu separo tudo por banda e numa ordem que eu possa achar mais fácil, e os DVDs estão meio misturados.

Onde você costuma comprar os itens para o seu acervo? Que lojas você indica, aquelas que possuem os itens mais difíceis de se encontrar, para quem está começando agora a sua coleção?

Compro muita coisa em sebos, que é o que eu recomendo pra quem quer encontrar LPs, CDs e DVDs bons, bonitos e baratos. Os lançamentos em CD eu compro onde for mais barato. Também compro muita coisa no Mercado Livre.

Você é casado, namora, tem um relacionamento com alguém? Faço essa pergunta porque gostaria de saber como essa pessoa vê essa sua dedicação a sua coleção.

Divido minha coleção com minha namorada Priscilla. Ela se diverte com as minhas loucuras pra conseguir as coisas (risos). Ah, também tem os meus dois gatos, o "Tommy" e o "CODA". Acho que de tanto ouvir rock and roll eles já estão começando a reconhecer as bandas (risos).

E os seus amigos, já colocaram algum apelido em você depois de todos esses anos dedicados aos discos, ou vêem você como uma espécie de "consultor", aquele cara que conhece tudo e que tem dicas preciosas para passar?

Sempre que alguém tem alguma dúvida ou quer alguma "dica preciosa" sobre alguma banda que ainda não conhece acaba pintando lá em casa. Também têm o pessoal que ouve o programa que eu faço na rádio.

Onde você costuma pesquisar a respeito de discos raros que você está procurando, de novos lançamentos, essas coisas. Em que fontes você busca essas informações?

Na internet, principalmente em sites oficiais das bandas. No Whiplash, em revistas e também com os amigos.

Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Só dez? Vou fazer uma lista um pouco mais completa, mas não que seja exatamente nessa ordem como vou colocar:

Deep Purple - Machine Head
Black Crowes - The Southern Harmony And Musical Companion
Black Sabbath - Live Evil
Ramones - Ramones
Led Zeppelin - Led Zeppelin ll
Pink Floyd - Dark Side Of The Moon
Crosby, Stills & Nash - Crosby, Stills & Nash
Beatles - Revolver
Rolling Stones - Exile On Main Street
The Doors - Strange Days
Neil Young - Harvest Moon
Queen - Live Killers
Jethro Tull - Benefit
ACDC - Highway To Hell
Bad Company - Rough Diamonds
Metallica - Master Of Puppets
Blues Etílicos - Água Mineral
Rush - Exit ... Stage left
Whitesnake - Live ... In the Heart of the City
Black Crowes - Amorica

O que está rolando agora no seu som, e o que você recomendaria para os leitores do Whiplash?

Tenho ouvido muito Slade, principalmente o álbum "Till Deaf Do Us Apart". Também Bad Company, Stones, Cachorro Grande e muito Black Crowes, que eu acho uma das melhores bandas de rock and roll da atualidade.

A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Acho que um colecionador nunca se sente totalmente satisfeito com sua coleção. Sempre vão aparecendo bandas novas ou shows em DVD que você nunca viu e precisa ter (risos). Esse é o grande barato de ser colecionador.

Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velho? Quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?

Não quero nem imaginar a minha coleção em outras mãos (risos) !!!

O que o rock representa na sua vida?

Atitude, sentimento, bom gosto, prazer, complemento, paixão. É o rock and roll que faz a trilha sonora da minha vida.

Saul, se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

Começaria mostrando os clássicos como o "Paranoid" do Black Sabbath, o "Led Zeppelin lV", alguma coisa dos Ramones, Pink Floyd. A lista é grande.

Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música, e que te fez pensar algo como "isso só acontece com um colecionador mesmo"?

Quando comecei a comprar vinil eu viajava de ônibus pra outras cidades pra procurar coisas novas que eu não achava na minha cidade. Andava o dia todo a pé pra comprar tipo dois ou três LPs e isso era o maior barato, aquelas coisas que fazem a vida valer a pena, coisas de colecionador.

Eu também fazia isso (risos). Pra fechar, que papel você acha que nós, colecionadores, temos na indústria da música, no mundo e aqui no Brasil?

Eu sou colecionador por opção própria e por amor ao rock and roll. Não me vejo interpretando nenhum papel na indústria musical.

Cara, muito obrigado pelo papo, valeu por ter aceito participar da Collector's Room, e que tudo dê certo na sua vida.

Eu é que agradeço pela oportunidade de entrevista no Whiplash. Quero parabenizar a todos que fazem parte do site, que pra mim é o melhor e mais completo jornal virtual sobre música aqui no Brasil.


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rockNelson Dylara
A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do NazarethAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: apaixonada por pop oitentista e InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"


Max Cavalera: A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro e Vinnie PaulMax Cavalera
A opinião de Lemmy, Kiko Loureiro e Vinnie Paul

Jimi Hendrix: 12 coisas que talvez você não saiba sobre eleJimi Hendrix
12 coisas que talvez você não saiba sobre ele

Separados no nascimento: Paul Stanley e Ioná MagalhãesSeparados no nascimento
Paul Stanley e Ioná Magalhães

Metallica: a capa do Death Magnetic lembra uma vagina?Metallica
A capa do "Death Magnetic" lembra uma vagina?

Batismo: Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e MetalBatismo
Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e Metal

Mike Portnoy: o que ele aprendeu com Lars Ulrich do Metallica?Mike Portnoy
O que ele aprendeu com Lars Ulrich do Metallica?

Slayer: Metal é o que gosto de ouvir. Metal é o que façoSlayer
"Metal é o que gosto de ouvir. Metal é o que faço"


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.