Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Rogério com dois packs raros
Rogério com dois packs raros
Alguns singles
Alguns singles
Alguns singles
Alguns singles
Estante de CDs do U2
Estante de CDs do U2
Estante de vinis do U2
Estante de vinis do U2

Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

Aproveitando a passagem do U2 por aqui, a Collector's Room foi bater um papo com Rogério Mendonça, um dos maiores e mais dedicados colecionadores da banda no Brasil. Paulista de Guarulhos, Rogério focou a sua coleção apenas em itens lançados oficialmente pela banda (álbuns, singles, promos), preferindo deixar os bootlegs de lado. Em nosso bate-papo Rogério falou sobre a sua coleção, a carreira do U2 e a expectativa que cerca mais uma passagem da banda aqui pelo Brasil.

Para quem quiser maiores informações sobre todos os itens oficiais lançados pelo U2 até hoje, a coluna recomenda o site www.u2wanderer.org, repleto de informações sobre o assunto.

Bem Rogério, antes de começarmos a nossa conversa eu gostaria que você se apresentasse aos nosso leitores.

Meu nome é Rogério Mendonça, tenho 31 anos, casado e moro em Guarulhos (SP). Sou securitário, mas já trabalhei em diversas áreas antes disso.

Quando você notou que a sua paixão pelo U2 estava tornando você um colecionador do grupo?

Na verdade sou fã de várias bandas, e sempre coleciono itens, mas no caso do U2 eles possuem uma discografia muito bonita e complexa. Seus singles são verdadeiras obras e quase sempre trazem músicas que não entraram nos álbuns, ou seja, era meio que obrigatório tê-los.

E como você percebeu que este lado colecionador estava ficando realmente sério, e que o U2 ocupava um lugar especial na sua vida?

Percebi isso em 1991, com o lançamento do "Acthung Baby", pois além do álbum foram lançados seis singles na ocasião, fora os considerados promo (distribuídos somente para as rádios). Reparei que no decorrer do dia eu cantava as músicas, chegando em casa já pegava o vinil e mandava ver na vitrola (tinha o CD, mas gosto muito mais do som do vinil até hoje), e comecei a buscar mais informações sobre a banda e sua discografia. Então coloquei como objetivo ter todos os singles lançados (vinil e CD), e assim foi aumentando a frota.

Geralmente o fã possui muito mais álbuns da sua banda predileta do que de outros grupos. Quantos CDs você possui, e quantos são do U2?

Francamente não faço idéia de quantos CDs possuo, sei que são vários, acredito que uns 3.000. Em vinil também tenho muitos, mas nunca contei. Apesar do volume, eu sei de cabeça o que tenho, pois quando vou comprar algo eu sei se tem em casa ou não.

Do U2 eu possuo todos os álbuns em CD, LP, alguns tenho até em MD, tudo que saiu em LD também. Porém em singles já é um pouco comprida a lista, mais aí vai: são 58 CDs single, 57 singles em vinil e 8 em DVD single.

Qual destes itens você destacaria?

São vários que eu poderia destacar visto a raridade, mas aqueles que eu mais gosto de sempre ver e pegar são:

Three (Out Of Control) #318 - Single 12" numerado, super raro

With Or Without You em VCD single, que é muito raro

Excepts From Rattle And Hum - CD promo.

October - CD promo.

4 U2 Play - Colors na cor laranja.

Gloria - K855 - Nova Zelândia.

Somente nesses cinco itens citados, hoje em sites como o eBay eu gastaria por volta de U$ 4.000. São mesmo super raros.

Além dos CDs, vinis e DVDs, que outros materiais relativos ao U2 você possui?

Possuo também versões em MD (mini disc) e LD (laser disc). Em MD possuo o "Achtung Baby" e o "Zooropa", e em LD o "Achtung Baby", o "The Unforgetable Fire", o "Rattle And Hum", o "Zoo TV Sidney" e o "Under A Blood Red Sky" nas versões japonesa e americana, sendo que o japonês tem uma música a mais.

Você lembra qual foi o primeiro álbum que comprou na vida, e qual foi o primeiro do U2?

O primeiro álbum lembro que foi um do Talking Heads, que sou fã de carteirinha também. Já do U2 foi o "Joshua Tree".

De todos os itens que você possui em sua coleção qual você considera o mais valioso, tanto financeira quanto afetivamente?

O item mais raro da minha coleção é com certeza o single de 12 polegadas "Three (Out of Control)" numerado (nr 318). Quando aparece, com certeza está sempre acima de U$ 2.500,00.

Quantos CD's em média você compra por mês?

Neste último mês de dezembro comprei dezoito vinis e trinta e quatro CDs.

É muita coisa, com certeza. Como você guarda e conserva a sua coleção?

Tenho uma estante e lá guardo tudo. Dá trabalho para achar um CD às vezes, mas ainda guardo tudo lá, exceto os itens do U2, que ficam em outra sala em um compartimento específico.

Rogério, quais você considera os dez melhores álbuns de todos os tempos?

1. War - U2
2. The Joshua Three - U2
3. Acthung Baby - U2
4. Little Creatures - Talking Heads
5. X - INXS
6. Kick - INXS
7. Vision Thing - Sisters Of Mercy
8. Leisure - Blur
9. Heroes - David Bowie
10. Superstition - Siouxsie And The Banshees

Além de U2, o que você tem ouvido atualmente que tenha chamado a sua atenção?

Sempre gostei de músicas de MPB, como também algo mais sombrio. Ouço bastante Tim Maia, Jorge Ben, mas sempre escuto, e muito, Sisters Of Mercy, The Cure, Pink Industry, Dead Can Dance, Alien Sex Fiend. Depois volto um pouco para Legião, Golpe de Estado e por aí vai ...

Quando você mostra a sua coleção para algum amigo, qual o item que chama mais atenção?

Com certeza são os packs, pois vem em um estojo de plástico com quatro singles de 7 polegadas, e são realmente muito bonitos de se ver.

Que item as pessoas ficam surpresas em saber que você possui?

Trabalho em um grupo com muitos funcionários, e não faço propaganda da minha coleção. O objetivo é simplesmente ter. Mas às vezes sempre aparece aquele fulano que diz "eu sou o maior fã, tenho tudo". Então eu pergunto: "você possui tal single lançado somente na Nova Zelândia em 1983?" Quando pergunto isso tenho que provar, e quando trago para ver o cara se liga que a discografia é realmente algo muito complexo.

Como todo colecionador, você deve cuidar da sua coleção com grande carinho e atenção, mas existe algum item que você tem mais ciúmes, ficando de orelha em pé cada vez que alguma pessoa chega perto?

Na verdade estes itens ficam em uma sala separada, onde só eu e minha esposa temos acesso. Eles não ficam à mostra. Não mostro à todos que vão lá em casa, somente para aqueles que gostam da banda.

Existe algum item do U2 que você esteja atrás há tempos e ainda não tenha conseguido adquirir?

Sim, são dois singles em vinil:

"All I Want Is You" de 7 polegadas, catálago K805 (IS 422) Australia - Foram prensadas apenas cem cópias nesse formato, e quando aparece algum tem valor médio de U$ 4.000,00 (quase R$ 10.000,00)

"Another Day", catálago CBS 8306, na cor marrom- Este dificilmente aparece.

Qual item deu mais trabalho para conseguir?

Com certeza foi o "Three (Out Of Control)" numerado. Eesse é um dos singles mais procurados até hoje pelos fãs.

Rogério, você tem alguma dica para quem está começando a colecionar, onde conseguir itens raros não só do U2, mas de outras bandas também?

Hoje em dia o acesso a esses materiais está muito mais fácil do que nos anos oitenta e início dos noventa. Depois de 1996, com a internet, temos o mundo aberto, e em sites como Mercado Livre ou eBay você consegue comprar a discografia completa. No meu caso o início foi super difícil (além de caro), pois tinha que ir quase todos os dias na Galeria do Rock, e sempre foi muito difícil e caro encomendar um vinil.

O U2 vem se mantendo na estrada há mais de 25 anos, e, mais do que isso, fazendo um trabalho relevante e que vem influenciando muitos artistas durante todo este tempo. Você, como fã, como vê tudo isso?

Nos anos oitenta o U2 passou por três fases no meu ponto de vista. Os três primeiros álbuns ("Boy", "October" e "War") traziam aquele rock cru e mais pesado com letras de protesto. O álbum seguinte ("The Unforgetable Fire") já trazia um som mais suave, sem perder a batida eletrizante do Larry. Por fim, o U2 fechou a década como a maior banda de rock do mundo (álbuns "Joshua Tree" e "Rattle And Hum") onde traz melodias (como eu chamo), pois existe uma suavidade nas músicas, com letras envolventes, sem contar com as apresentações onde levavam milhões às arenas. Foi nessa época que comecei a escutar, gostar e colecionar. Depois de assistir ao "Rattle And Hum" no cinema fiquei sabendo a banda que teria eu como fã. Voltando à questão, é isso que faz com que o U2 continue na ativa. É a inovação, sempre criando tendências com suas apresentações, com palcos que fazem a banda interagir com o público. Isso vai cativando novos e mantendo os velhos fãs.

Uma das maiores características do U2 é o posicionamento claro e direto em questões políticas e humanitárias. A banda influenciou você de alguma forma neste sentido? Como você vê este engajamento do grupo?

Relativo à essas questões, sei que a banda, e principalmente o Bono, têm uma vida muito ativa, e eu realmente gosto disso, pois normalmente os astros só gostam de astros e não perdem tempo com essas causas. Eu tenho minhas causas e ajudo no que posso, mas nunca me senti influenciado pelo grupo ou pelo Bono, faço o que me dá vontade e sei que é o certo. Meu negócio com o U2, e o que eu deixo que me manipulem, são somente suas músicas. Corte de cabelo, roupa, óculos, eu tenho meus gostos e eles os deles.

Como está a expectativa em relação a estes shows?

Os shows já estão confirmados, e inclusive o do dia 20/02 já esgostou os ingressos. Mas, antes de tudo isso, eu sou super pé no chão, enquanto não sai oficialmente eu não me empolgo com os boatos que os jornalistas plantam. Acreditava fortemente que viriam, mas achava que fosse apenas em 2007.

Conta aí pra gente alguma história inusitada que esta paixão pelo U2 já fez você passar.

Bom, essa eu tenho uma boa: minha esposa, desde quando a gente namorava, já sabia da minha paixão pelo U2. Como eu disse, no início dos anos ooventa era muito difícil conseguir singles do grupo. Quando, no começo do namoro, eu consegui comprar o single de "With Or Without You", fiquei super feliz, foi aquela alegria e ela olhou o single. Uma vez, quando tivemos uma pequena briga (coisas de namorados), ela perguntou se eu realmente gostava dela. De prontidão respondi que sim. Então ela me disse que se eu realmente gostava dela eu daria o single de "With Or Without You" para ela ... Aquilo foi pior que um chute bem dado no meio das pernas. Moral da história: dei o single e mantive o namoro, porém tive que casar para ter o single de volta (risos).

Rogério, muito obrigado pela entrevista. Este espaço fica livre para você mandar um recado para os leitores do Whiplash! e para os fãs do U2 espalhados por todo o Brasil.

Para os fãs digo apenas que para ser fã de verdade não é necessário ter todos os singles ou tudo que seja lançado. Tem muita gente que considera como fã aquele que possui mais itens, mas isso não é verdade. Eu tenho essa coleção por opção minha, sei que tem gente mais fã do que eu e que não tem 10% do que eu tenho. Fã de verdade gosta é da música.

Para a Whiplash!, eu não conhecia esse espaço, achei muito bom, pois apesar de toda a tecnologia de hoje, onde para saber tudo sobre algo ou alguma banda basta se conectar, acho que falta muito isso, comentários e contos da vida de pessoas normais. Só vemos astros e globais com esse espaço - já estou me sentindo até mais importante e mais elegante (risos). Estarei sempre de olho e com certeza indicando aos amigos.


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rockNelson Dylara
A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no BrasilAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no Brasil

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Collectors Room: a terapia que é arrumar a coleção de discos (vídeo)

Collectors Room: os fantásticos singles e porque eles não saem no Brasil (vídeo)

Collectors Room: Mötley Crüe e o conto das turnês de despedida (vídeo)

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"Todas as matérias sobre "U2"


Deep Purple: a contestada entrevista na Globo em 2006Deep Purple
A contestada entrevista na Globo em 2006

James Hetfield: Você não iria gostar de mim se soubesse minha históriaJames Hetfield
"Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adWhipDin