Fernando Ribeiro revela caos criativo e inseguranças com o novo disco do Moonspell
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de março de 2026
O vocalista Fernando Ribeiro, do Moonspell, fez um longo desabafo em um texto publicado pouco antes de embarcar para uma turnê na América Latina. O frontman português revelou que vive um momento de grande inquietação em relação ao próximo álbum de estúdio da banda, intitulado "Far From God".
Moonspell - Mais Novidades
Fernando confessou que o processo de composição do novo disco o tirou completamente de sua zona de conforto, gerando um nível incomum de autocrítica e dúvida.
"Sempre tive certeza de para onde ir, o que fazer, o que escrever, e o FFG (Far From God) foi tudo menos isso. Eu rasguei e despedacei títulos de álbuns, letras e músicas como se fosse uma planta carnívora e, no processo, deixei minhas expectativas irem nas alturas. Má gestão (das minhas expectativas)."
A busca pelo "amor à primeira vista"
O nível de exigência com o novo trabalho foi tão intenso que o cantor admite ter chegado a um ponto de saturação, onde já não sabe mais julgar a própria obra. Ele revelou que todos os projetos recentes da banda - a turnê acústica, os shows focados no "Wolfheart" e os shows com orquestra - foram, na verdade, uma estratégia para preparar o terreno para este novo disco.
"Estou inquieto porque espero que 'Far From God' atinja vocês imediatamente, e não venha acompanhado novamente daquelas desculpas de 'precisa de algumas ouvidas' quando o amor à primeira vista simplesmente não acontece", explicou. "Trabalhei tanto nisso, ouvi tantas vezes, que cheguei a um impasse: se gosto ou não, se acredito ou não, se vai funcionar ou não. Bom, acho que agora é a vez de vocês entrarem ou saírem dessa dança e me darem as respostas que tenho procurado."
A caminho da América Latina para uma turnê que passará pelo Brasil no dia 22 de março, Fernando concluiu o texto fazendo um trocadilho com o título do novo álbum: "Esperando que, como diz o poeta, eu possa estar longe de Deus (Far from God), mas mais perto de vocês."
O novo álbum dos portugueses, "Far From God", será lançado no dia 3 de julho via Napalm Records. O primeiro single, que leva o nome do disco, está marcado para 25 de março.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Quando Axl Rose apresentou o Queensryche na turnê "Operation: Mindcrime"
Rob Dukes não levou raiva por demissão em conta quando aceitou voltar ao Exodus
Anthony Kiedis queria que Jim Carrey participasse do clipe de "By the Way"

Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Moonspell divulga detalhes do seu novo álbum, "Far From God"
O inesperado megahit de Zé Ramalho que Moonspell quer transformar em metal


