RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A única música do Metallica que todos os integrantes que passaram pela banda tocaram ao vivo

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame

Matt Heafy deixa falsa modéstia de lado e insinua que Trivium pode ser "o novo Metallica"

O melhor álbum dos últimos cinco anos de acordo com Myles Kennedy

O clássico do Megadeth que fez sucesso antes de ser lançado de forma oficial


Bangers Open Air
Pierce The Veil

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de fevereiro de 2008

Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

Essa edição da Collector´s Room traz uma entrevista exclusiva com Julio Marcondes, colecionador e apresentador do programa A História do Rock. Julio conta a sua história, a sua paixão por música e apresenta a sua coleção para o Whiplash. Então sente-se, respire fundo e curta, de preferência com o som no volume máximo!!!

Pra começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Ok, vamos lá: meu nome é Julio Marcondes, tenho 37 anos, sou casado e moro em Rio Claro, interior de São Paulo. Sou pós-graduado em Administração de Empresas e trabalho com logística há mais de 15 anos. Até aí tudo normal ...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Destes 37 anos "normais", 24 são dedicados ao rock. Até dois anos e meio atrás eu era apenas um ouvinte e comprador de CDs. Em 2005 fui convidado pela diretoria da Opção FM 107,9 (www.fm107rc.com.br) a produzir e apresentar um programa, o História do Rock (www.historiadorock.net), que para mim é um sonho realizado, pois sempre quis ter um programa de rock, por amar demais o estilo e querer dividir com as outras pessoas o que rola no cenário.

Posso aproveitar aqui e falar um pouco do programa? Olha o jabá! (risos) O programa existe, mas ele não é o programa do Julio Marcondes, mas sim de todos aqueles que curtem o estilo, pois eu faço questão da participação de todos que tenham um ideal para com o tipo de música que ouvimos, por isso ele está aberto as bandas, das iniciantes as consagradas, a todas as pessoas. Adoro receber sugestões, atendo a todos os pedidos (isso dentro da proposta do programa), divulgação de eventos, tudo! Para isso é só entrar em contato, pois como disse o programa não é meu, é para o ROCK!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como foi o seu primeiro contato com o rock?

Tudo começou quando o Kiss veio para o Brasil pela primeira vez, isso em 1983 – faz tempo! Meu primo Marcelo era fanático pelo grupo e tinha várias fitas K7’s com as capinhas desenhadas por ele mesmo. Na época mal tínhamos contato com o vinil, nem pensávamos que um dia existiria CD, internet, MP3, era tudo na fita K7 mesmo. Apagava as fitas do Roberto Carlos da minha mãe para gravar rock! Aí meu primo me mostrou o "Creatures Of The Night" do Kiss, o vírus do rock entrou no sangue e isso não tem cura.

Lembro que na época minha mãe falava "isso é fase, logo passa, seis meses passa". Hoje ela fala "não é fase não, é grave!" ( risos ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Voltando, meu primo gravou o "Creatures…", depois o "The Final Cut" do Pink Floyd e o "Aces Of Spades" do Motorhead, aí enlouqueci com aquilo tudo e estou nessa desde então! E é grave! (risos)

Mais ou menos com que idade você percebeu que essa paixão não tinha cura, e que iria acompanhá-lo por toda a vida?

Logo após os seis meses que minha mãe disse que era fase (risos). Na verdade eu nunca pensei sobre, só sei que não consigo mais viver sem isso! A música em si, o fato de ser colecionador, de hoje produzir e apresentar o programa, tudo isso me dá uma satisfação imensurável! Todas as amizades feitas e todas as milhares de histórias que a música me deu, isso faz parte de mim e não tem como separar o Julio da música!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você consegue dizer em que momento você se transformou de um fã normal de música em um colecionador?

Quando eu percebi que não tinha mais lugar para colocar meus discos de vinil e ainda queria comprar mais. Quando eu parei de fazer algumas coisas para se dedicar a ouvir rock e não me importava em comprar um tênis da moda como todo adolescente da época, mas sim em comprar o novo álbum do Iron Maiden, do Saxon, do Motorhead, do Ozzy, …

Digo: os tênis acabaram, os pés cresceram, mas os vinis estão lá e ainda me dão o mesmo prazer como antes!

Qual o tamanho da sua coleção?

Eu nunca parei para contar o que tenho, por dois motivos: não é a quantidade que me interessa. Se fosse por isso eu teria o dobro e outra: só vou contar o dia que a minha coleção acabar e, como isso nunca vai acontecer, então ...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas estimo que hoje tenha mais de 1.500 CDs, uns 500 vinis – tinha mais de 1.500 vinis, mas troquei quase todos por CDs (eu não agüentava mais os chiados e ter que ficar trocando os lados). Amo as capas grandes, mas não o som dos vinis. Amo o som puro e limpo.

Os vinis que mantenho são de coleções de bandas, como Black Sabbath, Ozzy, Judas Priest, Slayer e Sisters Of Mercy, que também tenho em CD, mas quero ter em vinil, alguns LPs de Metal nacional cantado em português que nunca saíram em CD, e alguns outros vinis que eu acho importante como coleção e ou por algum motivo pessoal. DVDs estou perto dos 200 ou já passou ... Mas tudo isso cresce a cada semana, ainda bem! (risos)

De quais grupos você possui mais material, quais são as suas bandas favoritas?

Os grupos que mais possuo material são: Kiss, Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Iron Maiden, AC/DC, Accept & Udo, Helloween, Gamma Ray, The Sisters Of Mercy. Na verdade minha coleção nunca foi dedicada a um único artista, mas ao estilo, pois nunca fiquei preso a ouvir uma coisa só, sempre quis ouvir de tudo um pouco, conhecer bandas, estilos e comprar o que me agrada. Não entendo ter trinta exemplares do mesmo álbum, se posso ter trinta álbuns diferentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bandas favoritas: Kiss é a do coração. As bandas que citei acima também. Têm também Evergrey, Dimmu Borgir, WASP, tem muita coisa!

E o estilo que você mais gosta, qual é?

Com certeza: HEAVY METAL e HARD ROCK!

Vamos fazer então uma cronologia da sua vida de colecionador: qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?

O primeiro LP que eu comprei foi o "Come Out And Play" do Twisted Sister, usado, num sebo de Rio Claro. Depois foi um atrás do outro. Comprei esse LP porque era lançamento e o álbum anterior fez muito sucesso e marcou muito o visual da banda, além da música, claro!

O primeiro CD foi o "Best Of" do Judas Priest. Eu nem tinha aparelho de CD, mas queria conhecer aquele formato, que era muito caro na época. Adoro tecnologia. O primeiro DVD foi o "Animalize Live Uncensored" do Kiss, também nem tinha aparelho de DVD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo não tendo catalogado os meus itens, eu lembro onde comprei a maioria deles. O item mais recente que eu comprei foi o box do Heaven And Hell, mas hoje ainda vou buscar mais dois CDs que encomendei... (risos)

Qual foi o número máximo de itens que você já adquiriu de uma única vez?

Foram 13 CDs numa única vez ...

A mais legal foi a primeira vez que fui à Galeria do Rock em São Paulo. Uma semana antes fiz uma lista do que eu queria comprar, cheguei lá, comprei muito mais e nenhum da lista, pois encontrei outras coisas. Acho que entrei em todas as lojas da Galeria naquele dia ...

Hoje nem compro mais tanto assim, pois recebo muita coisa devido ao programa, mas ainda adoro fuçar sebos e lojas. O lance de estar ali vendo é bem especial. Eu adoro ir às lojas especializadas, até mesmo para conversar com as pessoas e trocar idéias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Qual item você considera o mais raro da sua coleção?

Vários itens são raros, pela sua dificuldade de encontrar, como algumas edições especiais e algumas até numeradas, mas os que eu acho mais raro são os CDs autografados, pois aí tem um contato com o cara que fez.

Tenho três que marcam muito: o LP "Antes do Fim" da Dorsal Atlântica, primeiro item autografado por um artista brasileiro na minha coleção; e os mais importante para mim, que são os CDs "Seventh Star" do Black Sabbath e o "MTV Unplugged" do Kiss, ambos assinados pelo Eric Singer, os primeiros CDs autografados por um artista internacional e, além de tudo, o cara tocou em várias bandas que eu gosto, como Kiss, Sabbath, Badlands, Alice Cooper. Puta currículo! Fiquei seis horas numa fila para pegar autógrafo do Eric Singer

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além destes, tenhos uns CDs "não oficiais" bem interessantes, como um box do Sisters Of Mercy ("So Dark All Over Europe") com três CDs ao vivo e com uma gravação fora do comum, melhor que os álbuns oficiais da banda.

E o mais bonito, qual é pra você?

Eu adoro os boxes, são os que mais me chamam a atenção. No momento estou curtindo muito o box do Heaven And Hell, tanto pela música, que é o fator mais importante para mim, como pela bela embalagem. Gosto também do box do AC/DC, "Bonfire", pois foi o primeiro grande box que comprei. Minha coleção não é dedicada a especiais e sim à música!

Existem alguns lançamentos estranhos, e de vez em quando alguns acabam caindo nas nossas mãos. Qual você considera o item mais diferente e curioso do seu acervo?

O mais interessante é um EP do Black Sabbath chamado "Black Mass", que vem numa embalagem plástica transparente e no meio da embalagem vem uma gosma vermelha, como se fosse sangue, e tem alguns morceguinhos sem cabeça dentro. É até engraçado.

[an error occurred while processing this directive]

Tenho alguns CDs de outros estilos, que algumas pessoas ficam impressionadas por eu possuir, mas eu gosto. Estes CDs ficam em outra estante para não contaminar, mas são coisas como Ana Carolina, Leonard Cohen, Lasgo, alguns pops dos anos 80.

Existe algum disco que você passou um tempão atrás até consegui-lo para a sua coleção?

Sim. são quatro CDs. Dois de uma banda chama The Equinox Ov The Gods – "Fruits & Flowers Of The Spectral Garden" e "Images Of Forgotten Memories". O grupo é da Suécia, e os CDs são de 1996 e 1997. Eu procurei muito estes discos, cheguei até a escrever para a banda e nunca tive resposta. Um dia achei os CDs numa loja que não tinha nada a ver com rock e num preço normal. Alguém encomendou e não foi buscar …

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O outro foi o CD do Root, "The Book". A banda é da República Tcheca, beml "from hell". Esse disco consegui com a própria banda, mas demorou uns bons anos ...

O outro é o box do Children Of Bodom, "Tokyo Warhearts – Live In Japan 1999". O engraçado deste é que uma vez fui à Galeria do Rock e estava procurando este box, procurei em quase todas as lojas e não achei, aí, numa delas, eu tirei uma foto com uns amigos e o dono da loja, e depois, quando revelei as fotos, tomei um susto: o box estava em exposição na vitrine atrás de nós (risos). Liguei para o dono da loja e o box havia sido vendido e ele nem sabia que tinha ou não quis vender para mim (risos). Pelo menos eu tinha uma foto com o box ... Depois comprei numa loja na Paraíba!

[an error occurred while processing this directive]

E, complementando a pergunta anterior, quais aqueles que, apesar de você estar atrás há uma cara, ainda não conseguiu?

Esta lista muda muito, pois quase tudo que eu queria eu consegui, mas com o tempo vão aparecendo outros. Agora estou procurando CDs de bandas de Hard Rock dos anos oitenta não tão populares hoje em dia. Eu sempre gostei de grupos de Hair Rock.

Meu, sempre vai ter alguma coisa que vou querer! Outra coisa que estou procurando agora, minha nova diversão são as bandas japonesas que cantam em sua língua, tipo Action (o Poison deles!), Maybe, Arouge, Show-Ya, entre outras. São CDs não comuns para nós. Inclusive estou preparando um programa só com bandas japonesas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Como você guarda e conserva a sua coleção?

Todos os meus CDs de rock estão em duas estantes, e todos com os plastiquinhos de proteção. Tem uma regra clara aqui em casa: ninguém mexe nas estantes! Eu limpo quando eu achar necessário.

Os vinis estão na casa da minha mãe em outra estante, e existe a mesma regra lá. Os DVDs estão em outra e, por sinal, com a mesma regra (risos).

Não empresto nada para ninguém, pois só eu sei o valor que aquilo tem para mim, e não é pelo dinheiro. Se alguém quer algo para ouvir eu gravo em CD-R na boa, assim não perco o amigo quando ele não devolver ou devolver deteriorado. Sou chato mesmo com isso! Todos os colecionadores são, por isso são colecionadores!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Quais são os itens que você mais gosta entre todos da sua coleção?

Gosto de TUDO! Mas a atenção maior é para os CDs autografados, de grupos como Kiss, Black Sabbath, Nightwish, Blind Guardian, Saxon, Therion, Dimmu Borgir, Gamma Ray, Evergrey, Paul Dianno, Iron Maiden, Nevermore, UDO, entre outros, mas no fundo gosto de tudo, são meus muitos filhos!

Onde você costuma comprar os itens para o seu acervo? Que lojas você indica aquelas que possuem os itens mais difíceis de encontrar, para quem está começando agora a sua coleção?

Tenho comprado muita coisa pela internet, Mercado Livre e E-Bay, por pura falta de tempo, mas tem lugares que são mágicos de se comprar e que é possível achar grandes itens. A Galeria do Rock em São Paulo é um bom exemplo. Lojas como a Die Hard – o pessoal de lá é fantástico e tem muita coisa (olha o jabá aí, gente - risos), a Hellion, Destroyer, Baratos Afins – o Calanca tem muitas histórias - e outras lojas que eu não lembro o nome agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora, tem uma que eu adoro ir e compro lá há mais de quinze anos, que é a Heavy Metal Rock de Americana. O Wilton é um grande amigo e uma pessoa que eu gosto muito, ficamos horas conversando. Eu comecei comprando lá por carta, ele mandava um catálogo datilografado e xerocado e eu mandava uma carta com o dinheiro escondido, isso é coisa muito velha! (risos) Sempre digo que se eu for para Americana e não for no Wilton, é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa!

Hoje a galera baixa tudo pela net, as pessoas não tem mais o contado de ir às lojas procurarem alguma coisa e comprar, vir para casa e ouvir, curtir com os amigos. Lembro que quando era mais novo eu comprava um vinil, ou um amigo meu comprava, um passava na casa do outro e convidava todo mundo para uma audição, todo mundo ouvia junto e com isso ia gravando as fitinhas K7s, era muito bom! A música ia além dos MP3. Esse lance tira o contato com as pessoas e o ato de parar e todo mundo junto curtir o som. Hoje cada um tem seu MP3 Player e cada um ouve algo diferente, que daqui há dois dias ninguém nem lembra mais o que ouviu. Neste ponto sou saudosista, mas eu prefiro a qualidade do som de hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

É muito bom ir as lojas especializadas, pois no mínimo você conhece alguma coisa e faz contato com as pessoas. Isso o rock tem de bom, muitas amizades são feitas por causa da música.

Você é casado, namora, tem um relacionamento com alguém? Faço essa pergunta por que gostaria de saber como essa pessoa vê essa sua dedicação a sua coleção.

Sou casado com a Maria Angela, estamos juntos há quase 16 anos. Ela me conheceu neste meio, conheceu sabendo que eu era rato de loja de discos, por isso ela já sabia qual era o barco que estava entrando. Ela me apóia muito neste sentido, algumas vezes cobra porque gastei além da conta, mas passa, é só comprar uma torradeira (risos).

Explico: outro dia fui numa loja de um shopping e comprei 7 CDs de uma vez, ela não falou nada, mas ia falar, com certeza ... Aí eu lembrei que ela queria uma torradeira, já apliquei o golpe antes que ela falasse algo sobre os CDs, comprei a torradeira e pronto! Ela não falou nada até hoje (risos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Minha família toda apóia e acha interessante essa minha dedicação a música, pois vêem que estou realizando um sonho, ainda mais com relação ao programa. Minha mãe e minha avó sempre deram dinheiro para eu comprar algo quando eu não tinha. Para todos da minha família, Júlio e música são a mesma coisa, e agradeço muito por isso!

E os seus amigos, já colocaram algum apelido em você depois de todos esses anos dedicados aos discos, ou vêem você como uma espécie de "consultor", aquele cara que conhece tudo e que tem dicas preciosas para passar?

Apelido não, mas sempre estão perguntando alguma coisa, o que eu acho, o que eu comprei, o que vai tocar no programa, essas coisas. Teve uma época que uns lojistas de música de Rio Claro me perguntavam o que deveriam comprar com relação a rock para não encalhar. Sempre estou conversando com as pessoas sobre música, ainda mais agora com o programa, eu adoro isso e passo muito tempo conversando sobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Hoje também tenho um papel importante na rádio, pois sou o (ir)responsável pela parte rock da programação normal. Hoje a rádio toca Iron Maiden, Kiss, Gotthard, Vanilla Ninja, Def Leppard, From The Inside, The 69 Eyes, Nightwish, Cinderella, Ozzy, Goatlove, Tork, Hargos, Angra, entre outras, e tem uma ótima aceitação pelo público "normal".

Onde você costuma pesquisar a respeito de discos raros que você está procurando, de novos lançamentos, essas coisas. Em que fontes você busca essas informações?

Hoje a internet é uma grande ferramenta e ajuda muito, isso é indiscutível. Eu fico surpreso quando vejo que a banda nem lançou oficialmente um álbum e já tem na net para baixar. Acho que nem dá tempo de apertar o "stop" da gravação no estúdio e alguém já mandou para a internet.

Um site que considero referência é o Whiplash (mais um jabá - risos). Eu mesmo pego muitas informações no site para passar. Antes de começar o programa eu entro no site e leio algo relativo ao que vou tocar para dar um toque.

Outra fonte importante é a revista Roadie Crew, outra referência séria dentro do estilo. Eu também recebo muitos e-mails com notícias e falando sobre lançamentos, aí vou filtrando.

Esta pergunta todo colecionador adora responder: quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Cara, eu odeio essa pergunta (risos). Explico: eu mudo sempre a lista. Hoje vou fazer uma, amanhã vai ser outra, mas vamos lá. A de hoje é essa:

1 – Kiss – Creatures Of The Night (tudo começou aí para mim)
2 – Black Sabbath – Born Again (o álbum que eu mais gosto da banda! Tenho três versões deste disco)
3 – Iron Maiden – Piece Of Mind (primeiro álbum que ouvi do Iron)
4 – Judas Priest – Painkiller (uma aula de Heavy Metal)
5 – AC/DC – Flick Of The Swith (primeiro álbum que ouvi da banda, pirei na complexa simplicidade da banda)
6 – Ozzy Osbourne – No More Tears (Ozzy é Ozzy!)
7 – King Diamond – Abigail (música, letra, clima, tudo perfeito!)
8 – Queensryche – Operation: Mindcrime (álbum que mais ouvi na minha vida)
9 – Slayer – Show No Mercy (mudou o meu ouvido, estou mais surdo hoje - risos)
10 – Bathory – Blood, Fire, Death (fiquei chocado com este álbum a primeira vez que ouvi, tamanha porrada que era na época)

Posso citar mais 5 álbuns?

Pode, vou deixar passar (risos).

11 – Evergrey – Recreation Day (a banda do coração parte 2)
12 – The Sisters Of Mercy – First and Last and Always (como diz o título do álbum, comecei aí a ouvir outras coisas fora do rock)
13 – Accept – Balls To The Wall (perfeito! Até os "ooooo oo oooo")
14 – Black SabbathBlack Sabbath (o rock pesado começou aqui)
15 – Helloween – Walls Of Jericho (a entrada para o Heavy Metal europeu)

Posso citar mais 5? ( risos ) Essa lista é grande! E nunca acaba!

Acho que quinze já tá bom (risos). O que está rolando no seu som atualmente, e o que você recomendaria para os leitores do Whiplash?

No meu som está rolando muito Hard Rock da nova geração, como Gotthard (demorei muito para descobrir esta ótima banda, mas ainda bem que descobri), Pump, Shylock, Garbo Talks, o novo álbum do Andre Matos (muito bom!), o novo do Dr Sin (também é ótimo!).

Está rolando também umas bandas japonesas, como citei. Action!, Maybe e EZO – minha nova curtição!

Ah! Heaven And Hell, o novo e velho Black Sabbath! ( risos )

O que eu recomendo são três bandas nacionais:

– SCUD – CD "Clouds By The Wind" - Os caras são do Piauí e pegaram uma Kombi e vieram tocar aqui no sudeste com a cara e a coragem e muita loucura. Acima disso está a música, que é muito boa. O show dos caras é ótimo, músicos fantásticos, eu virei fã de carteirinha. O site deles é www.scudband.com

– TORK – Estão para lançar o primeiro CD, mas a banda é de músicos experientes: Marco Bavini e Marcus Ardanuy, ambos ex-Anjos da Noite, e Eduardo Ardanuy (Dr Sin). O grupo faz um Hard Rock cantado em português que é muito bom! O site é www.torkrock.com.br

– GOATLOVE – Projeto do Roger Lombardi, ex-vocalista do SunSet Midnight. É um som que mistura o gótico dos anos 80 com o Hard Rock sujão, muito bom! O Goatlove vai lançar um EP pela net, mas já tem algo no myspace: www.myspace.com/goatloveweb

A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Ela nunca vai ter fim, só no dia que eu morrer. Colecionador não tem cura, sempre vai procurar alguma coisa, e quando essa alguma coisa for encontrada, vai descobrir outra. Isso é um vício dos bons e não tem jeito. No dia que achar TUDO, o que acho impossível, aí ele se mata, para na outra vida começar tudo de novo (risos).

Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velho? Quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?

Já pensei sim, com certeza um filho que está por vir será o herdeiro. Vou ensinar ele ou ela, não sei ainda, como cuidar de tudo desde o primeiro dia de vida, apresentar as bandas, as músicas, fazer ele ou ela ninar ao som de "The Number Of The Beast" ou "Rainbow In The Dark". Outro dia vi na net que tem uma gravadora especializada em lançar discos clássicos de rock em versões para crianças. Acho que já vou começar a procurar isso ... ( risos ) E com essa a coleção não pára!

O que o rock representa na sua vida?

O ROCK faz parte da minha história, da minha vida! Por isso tem um grande valor! Uma vez uma pessoa me disse que com o dinheiro da minha coleção ela compraria um carro zero e eu disse que não teria história sem ela. Hoje tenho os dois! ( risos )

Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

Antes de indicar alguma banda ou discos, eu indicaria o melhor programa de rock do planeta, com o melhor apresentador do universo: História do Rock pela Opção FM 107,9 que vai ao ar todos os domingos as 16:00 horas e pode ser ouvido pela internet em tempo real, basta acessar: www.historiadorock.net (risos gerais – eita jabá!).

Mas para citar alguns, que eu considero aulas de ROCK pesado:

Judas Priest – Painkiller
Iron Maiden – The Number Of The Beast
Queensryche – Operation: Mindcrime
Nevermore – Dead Heart In A Dead Wold
King Diamond – Abigail
Mercyful Fate – Don’t Break The Oath
Metallica – Ride The Lightning
Helloween – Keeper Of The Seven Keys 1 e 2
Evergrey – Recreation Day
Kiss – Todos!

Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música, e que te fez pensar algo como "isso só acontece com um colecionador mesmo"?

Tem muitas histórias. Hoje, com quase 40 anos nas costas e tendo renda pra comprar CD, eu ainda compro CDs escondido, vou camuflando em algum lugar, para ninguém desconfiar que estou comprando muito, mas nem adianta, pois todos sabem disso (risos).

Quando comprei a segunda estante para guardar os CDs, que estavam numa estante, só que desorganizados, e fui pegando os que estavam camuflados, a segunda estante nem deu para colocar todos ...

Já deixei de comprar roupa para comprar CD, já viajei de trem sem dinheiro para a passagem passando de vagão em vagão, pois tinha gastado todo o dinheiro em vinis (na época dos trens era vinil). Já me perdi em cidade que fui viajar atrás de loja de CD. Sempre procuro uma loja de CD em uma cidade que não conheço, ou sempre passo em alguma que conheço.

Já arrumei o estoque de vinil de um sebo para procurar um LP (do Robertinho de Recife – Metalmania), pois o dono não achava o vinil e eu queria muito. Fiquei muitas horas em filas para pegar autógrafos. Já troquei toda a minha coleção de vinil por CD e depois comprei de volta alguns só para ter, pois nem tenho onde ouvir vinil.

Tudo coisas que eu posso pensar: "isso só acontece com um colecionador mesmo".

Pra fechar, que papel você acha que nós, colecionadores, temos na indústria da música, no mundo e aqui no Brasil?

Uma boa questão. Acho que os colecionadores em geral, não só na música, são as pessoas que mantém a história viva.

Cara, muito obrigado pelo papo, valeu por ter aceitado participar da Collector´s Room, e que tudo dê certo na sua vida.

Eu que agradeço a oportunidade de participar do Collector´s Room e do Whiplash, para mim uma grande honra e mais um sonho realizado! Valeu mesmo, de coração!

Também gostaria que a galera que leu esta entrevista participe do História do Rock, pois ele é nosso! Bandas entrem em contato, não tem jabá na Opção FM 107.9, e as portas estão abertas as novas bandas. No site do História do Rock tem os contatos, no Orkut tem a comunidade do programa, entrar em contato hoje é fácil demais!

Tudo de bom a todos e liguem o som no talo!

VALEU!


Collectors Room

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Comitiva
Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS