RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A única música do Metallica que todos os integrantes que passaram pela banda tocaram ao vivo

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame

Matt Heafy deixa falsa modéstia de lado e insinua que Trivium pode ser "o novo Metallica"

O melhor álbum dos últimos cinco anos de acordo com Myles Kennedy


Pierce The Veil
Comitiva

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Por Ricardo Seelig
Postado em 06 de julho de 2006

O Eyes Of Shiva é um dos grupos mais promissores da nova geração de bandas metálicas brasileira. A Collector´s Room bateu um longo papo com Ricardo Longhi, baterista da banda. Fanático por Metallica, Ricardo mostrou a sua coleção e relembrou histórias do passado.

Bem, antes de tudo muito obrigado por ter aceitado o convite para participar da Collector´s Room. Você lembra como foi o seu primeiro contato com a música?

Sim!!! Meu primeiro contato com a música foi através dos Beatles. Meu tio Mingo ouvia muito no carro, e como eu andava direto com ele, aprendi a gostar!!! Também, não é nada difícil gostar de Beatles, né? (risos) Meu tio realmente foi uma das portas pra eu começar com o pé direito no rock. Tenho muito orgulho disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E depois deste primeiro contato, como se deu a sua aproximação com o metal e a música mais pesada?

Bom, dali pra frente eu fui aprendendo, ouvindo coisas novas, e como todo bom roqueiro busquei informações e pesquisei incessantemente sobre bandas. Aí cheguei a diversos grupos que viraram grandes influências na minha vida como músico e pessoa. O Metallica se tornou o meu favorito logo de cara, mas tive contato também com diversas outras bandas. Porém, só do seguimento das décadas de 70 e 80.

Quantos álbuns no geral você possui?

Tenho aproximadamente 1000 discos de vinil, uns oitocentos CDs e uns cem DVDs, mas tudo original!!! Na realidade sempre vivi para isso, tenho prazer em sair e comprar alguma coisa. Às vezes, nas viagens, não temos muito tempo e meus irmãos do Eyes Of Shiva ficam até bravos (risos). Eles dizem: "pô Ricardo, vamos logo!" Mas não tem jeito, eu sou realmente fissurado por entrar em uma loja e passar umas duas horas vendo as coisas, os lançamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confesso que eu também sou assim (risos). Ricardo, de quais bandas você possui mais material?

Além do Metallica, é óbvio, tenho muita, mas muita coisa mesmo, do Golpe de Estado. Na verdade, toda a coleção deles em vinil e CD. Tenho também toda a coleção do Pink Floyd em vinil, inclusive o último deles, que tem uma capa fantástica, toda azul. Esse é o lado bacana do vinil, melhor definição de imagens, discos pintados e / ou pictures.

Além de CDs, vinis e DVDs, existe algum outro item que você coleciona?

Sim, baterias, tenho muitas. Infelizmente acabei vendendo algumas nos últimos tempos. Gosto muito de pedals também. Tenho um Ludwig zerinho, que é o meu xodó.

Vamos voltar um pouco para o passado então: você lembra qual foi o primeiro álbum que comprou, e porque?

Sim, foi o "Kill ‘Em All" do Metallica. Comprei em uma loja em Bauru, e não parava de ouvir. Cara, quando ouvi aquilo fiquei louco. Peso, agressão, atitude. A partir daquele álbum comecei a querer conhecer mais sobre esse estilo, ver os shows, e tudo mais. O Lars Ulrich sem dúvida foi minha principal influência. Ele tem muita presença de palco e é um baterista espetacular. Solta a mão mesmo. Quando vi os shows ao vivo então, fiquei louco!!! (risos)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Realmente o "Kill `Em All" é um disco fantástico, lembro que também levei um choque a primeira vez que ouvi. Qual item você considera o mais raro em sua coleção?

Tenho muitos do Metallica que são raros mesmo. Todos os discos deles que possuo são importados, da discografia original da gravadora Elektra. Mas talvez o que eu considere o mais raro seja o primeiro álbum em que eles apareceram, que é coletânea "Metal Massacre" com a música "Hit The Lights" na faixa 9!!!

Quantos álbuns em média você compra por mês?

Compro em média, entre álbuns e DVDs, de quinze a vinte itens por mês. Depende muito também da ocasião. Se eu estiver numa loja procurando e pesquisando há muito tempo, é porque certamente vou levar, mesmo se eu já tiver comprado outras coisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lembra qual foi o maior número de álbuns que você comprou de uma única vez?

Bom, em DVD comprei dez de uma só vez, e não faz muito tempo. Chego a comprar muito CD também, e como todos os meus amigos sabem que amo isso, ganho muitos itens de presente de aniversário. Sou uma das pessoas mais fáceis de ser presenteado, é só me trazer DVD, CD, vinil, que eu fico feliz (risos). Quando comprei esses dez DVDs que falei nem reparei direito o que acontecia. Fiz uma seleção daquilo que me chamava mais atenção, e aí eu pensava: "bom, esse aqui é foda, não dá pra devolver. Ah, esse também". Na hora que vi estava com os dez na mão, e todos eram indispensáveis (risos). Tinha um do Cheap Trick que é muito legal, outro bem animal do Motörhead, e aí também o Slayer, claro!! Não tive como evitar, mas a conta ficou muito, muito alta!! Felizmente tenho vários amigos em lojas de várias cidades, e por já me conhecem eles dão até prazo pra mim (risos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Todo colecionador tem seus itens preferidos. Qual item você tem mais ciúmes, aquele CD que você tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?

Todos os itens são muito especiais para mim. Um cara que gosta de Rock em geral, independentemente da vertente, seja Metal, Progressivo ou Classic Rock, e é colecionador, às vezes guarda grana, deixa de comprar coisas necessárias na sua vida para ter um álbum em sua coleção. Isso torna tudo muito gratificante e especial. Conseqüentemente tenho ciúmes da minha coleção inteira (risos). Mas geralmente guardo com carinho diferenciado coisas do Metallica, Thin Lizzy, Golpe de Estado, além de um vinil dos Mutantes que adoro. Porém os dois itens preferidos meus talvez sejam mesmo um disco do Metallica ao vivo no Brasil em 93, em vinil, e um dos Beatles original de 1966, que é o "Revolver".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre todos os itens da sua coleção, qual foi aquele que deu mais trabalho para conseguir?

Olha, antes de tudo é legal sempre ter um amigo com a mesma paixão que você. Isso facilita as coisas, você consegue adquirir os itens mais facilmente, ou pelo menos ter contato com eles. Além disso dá para trocar informações e aprender muito. Tenho um amigo, o Zé Roberto Juliani, que também tem essa paixão. Então, vou à casa dele assistir ou ouvir coisas novas que ele acaba de comprar, e ele faz o mesmo quando trago algo novo. Agora, um item que foi difícil mesmo pra mim foi a caixa do Metallica, "Live Shit: Binge & Purge". Comprei quando saiu. Eu tinha avisado a um cara de uma loja em Bauru para que ele me ligasse assim que a caixa chegasse. Mas eu era novo ainda, nessa época não trabalhava, nem nada, e dei um show pra minha mãe pra poder comprar isso (risos). Foi ridículo, coisa de menino, e era um item muito caro na época. Porém, consegui o que queria e fui direto comprar a caixa. Lembro-me que foi num sábado de manhã, e a caixa tinha acabado de chegar no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quais itens que você, apesar de estar sempre atrás, ainda não conseguiu adquirir para a sua coleção?

Eu queria muita coisa de bandas da década de setenta e oitenta, como Cactus, Ten Years After, Thin Lizzy, Journey, Jethro Tull. Tenho bastante material da maioria destas bandas, mas não tudo.

Porém, tem um do Metallica especial que ainda quero muito para a minha coleção. É o último show que o Cliff Burton tocou, em Estocolmo na Suécia. Depois desse show ocorreu aquele trágico acidente. Já achei esse item numa loja em São Paulo, mas na época eu já tinha gastado toda a grana, e não tinha como comprar. Fiquei louco. Mas quando tiver a oportunidade vou à Galeria do Rock comprar esse CD com certeza!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No meio de todo este acervo quais itens que você olha e pensa "nossa, porque eu comprei este álbum"? E, além disso, que disco as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?

Não sei, sinceramente. As pessoas poderiam ficar surpresas de coisas que eu tenho porque eu toco Heavy Metal, porém gosto muito de Rock And Roll também. Casa Das Máquinas, que é rock nacional, uma banda muito foda da década de setenta. Harppia, Mutantes, Golpe de Estado, Secos e Molhados, Raul Seixas. O pessoal mais novo pode achar isso estranho, mas para os "das antigas" isso é normal. Amo essas bandas nacionais e temos que respeitá-las, pois elas fazem parte da nossa história. Todas tiveram muita raça, e sem muito dinheiro envolvido faziam um baita som, propagando o Rock And Roll no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você possui algum lugar específico para guardar a sua coleção, e tem alguma dica de conservação para passar para os nossos leitores?

Guardo minha coleção num lugar onde não bata muito sol, para não entortar os vinis, por exemplo. Vinil tem sempre que limpar com pano limpo, de preferência flanela. Tem que passar o pano um pouco úmido, com detergente e sem sujeira pra não riscar ainda mais. Depois é preciso repetir a operação várias vezes.

Você consegue fazer um top#5 dos itens da sua coleção que você mais curte?

Claro, considerando só o Metallica, porque realmente merece, meu top#5 seria:

1. O CD "Kill ‘Em All"
2. O Box set "Live Shit: Binge & Purge"
3. O DVD "Cunning Stunts"
4. O CD "Master Of Puppets"
5. O livro "Poor RE-Touring Me 96-97-98" que comprei no show de 1999.

[an error occurred while processing this directive]

Curto muito também vários itens especiais de bandas como Thin Lizzy, Led Zeppelin, Rage, Death e Cryptopsy.

Vamos falar um pouco de música em geral. Para você, quais são os dez melhores álbuns de todos os tempos?

1. Metallica – "Kill ‘Em All"
2. Metallica – "Master Of Puppets"
3. Beatles – "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band"
4. Deep Purple – "Machine Head"
5. Led Zeppelin – "II"
6. Black Sabbath – "Master Of Reality"
7. Exodus – "Bonded By Blood"
8. Rage – "The Missing Link"
9. Frank Zappa – "Zoot Allures"
10. Judas Priest – "Painkiller"

Que grupos você tem ouvido ultimamente, que tem chamado a sua atenção e você recomendaria aos leitores do Whiplash.Net?

Com certeza o System Of A Down. Esses caras têm muita identidade no som que fazem. É muito diferente e bom. Tem também o Exodus. Ouvi o novo, "Shovel Headed Kill Machine", e gostei muito. O In Flames é animal também, o DVD "Used And Abused... In Live We Trust" é incrível. E o Judas Priest continua muito bem, já comprei o DVD "Rising In The East". Vale a pena!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que veio antes: a paixão pela música, a vontade de conhecer mais e mais álbuns, a sede de colecionador, ou o desejo de montar uma banda e levar esta paixão para mais e mais pessoas?

Acho que quando a pessoa tem veia musical, depois que ela conhece uma banda e se identifica - como aconteceu comigo em relação ao Metallica - você quer tudo ao mesmo tempo. Quer adquirir seus álbuns preferidos, fazer uma grande coleção, procurar por raridades, montar uma banda para ser igual ao seu ídolo, enfim, assim começa o processo de uma vida musical, de um grande amor pela música. Para mim, nesse momento, estar com os meus irmãos no Eyes Of Shiva é muito valioso, pois estamos nos realizando cada vez mais, nossa união é muito grande e a consideração de um pelo outro é muito preciosa. Não adianta nada ter numa banda com pessoas que só sabem fazer notas rápidas e, na hora de resolver um problema, ninguém está nem aí para você. Temos nossos problemas pessoais e um ajuda o outro. Isso é importante. Se não houver união, você pode ter os melhores músicos do mundo na sua banda que isso com certeza acabará rápido.

[an error occurred while processing this directive]

Dentro do grupo todos possuem o mesmo gosto musical ou cada um curte um estilo mais específico?

Todos nós curtimos Metal e Rock And Roll, mas cada um tem sua preferência em relação a bandas, e também um gosto mais específico por outros estilos. Eu curto muito de MPB e Hermeto Pascoal, assim como o Ricardo Gil e o Renato Mendes. O Rodrigo Pinheiro toca jazz, e tem uma banda muito legal neste estilo. O André Ferrari gosta muito de Hard dos anos 80, como Journey, Whitesnake. Acho que estes gostos é que dão a fusão ao nosso som, e também um lado experimental com algumas misturas de ritmos que fazemos. Eu, particularmente, também amo bandas mais extremas como Testament, Kreator, Korzus, Krisiun, Torture Squad e Cannibal Corpse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Como músico, como você vê esta paixão e devoção dos fãs pela obra de um artista, com acervos muitas vezes mais completos do que os dos próprios músicos?

É muito legal, e acho que é só uma amostra do quão importante uma banda pode ser para a vida de uma pessoa. Eu sou músico e fã e sei como são estes dois lados da moeda. É uma relação inexplicável e valiosa. Com a admiração que tenho pelo Metallica e por tantas outras bandas, aprendi a ter grande respeito por todo tipo de fã. Eu não gostaria de ser desrespeitado e, desta forma, nunca desrespeitaria um fã. Às vezes eles sabem mais do que nós, com certeza, e é isso que temos que dar valor.

Todo colecionador adora um "bootleg", isso é fato. Registros de shows estão entre os itens mais desejados em todo mundo. E você, como músico, qual é a sua opinião sobre os "bootlegs"?

Cara, eu acho isso demais. Tenho vários bootlegs, só do Metallica pelo menos uns vinte e cinco. Tenho também uns pictures em vinil do Aerosmith, por exemplo. Todo cara fanático por uma banda, se tiver condição, vai ter tudo o que puder. Um fã uma vez veio me entregar um álbum que ele fez de quando o Eyes Of Shiva tocou na Brasil 2000 ao vivo, e guardo isso com o maior carinho. Aí alguém pode até falar que isso é piratear, mas para mim piratear é copiar um álbum original. Se saísse um registro ao vivo igual a este que falei do Eyes Of Shiva, como um álbum original e oficial, ele certamente passaria pelos processos de materização, mixagem, e muito mais, que deixariam o som muito melhor. Bootlegs são diferentes. É a coisa mais crua mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

O Brasil é um dos únicos países onde o formato "single" não vingou, seja por uma decisão das gravadoras ou por um costume do mercado. Como você vê isso?

Vejo isso como um grande problema às vezes dos próprios donos de lojas. Single é uma amostra de material que tem poucas músicas. Aí o dono de loja pega o material e quer vender quase pelo preço de um CD normal. Falo porque já vi acontecer e isso impossibilita todo o processo do single. Vai ser difícil uma pessoa pagar quase o preço de um CD num single por ter poucas coisas, mesmo sendo inéditas. Se for importado então, piorou. Com o dólar nessa altura, a pessoa tem que ser muito fã para comprar um single, e às vezes nem assim. Dessa forma fica tudo mais complicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nós, colecionadores, conhecemos o mercado do lado de cá. As lojas, os lançamentos, as diferentes versões de um mesmo álbum, singles, bootlegs, reedições. Você, além de colecionador, como músico está também do outro lado. Sendo assim, o que você gostaria que mudasse no mercado fonográfico brasileiro?

Esses preços de CDs e DVDs que são muito altos, fazendo com que o fã que não tenha muita condição não compre. Obviamente, porém, ele não vai ficar sem ouvir sua música e sem saber qual é o tipo de som que está rolando, especialmente se for um CD da sua banda preferida. Isso acaba incentivando o cara a piratear, o que também não podemos concordar. Precisamos encontrar um meio termo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

O fato de ser músico certamente proporcionou a realização de vários sonhos, inclusive conhecer alguns de seus ídolos. Conta aí pra gente alguma história interessante a respeito disso.

Bom o meu maior ídolo no Brasil chama-se Maurício Leite, que na minha opinião é o cara com mais técnica do país em termos de bateria. Ele já me ajudou muito e é meu amigo. Vai ser difícil de deixar de ser meu ídolo, porque sei que ele tem muita consideração por mim e sempre pergunto todas as minhas dúvidas a ele. Além disso, ele é meu eterno professor.

O que o Eyes Of Shiva está preparando para os seus fãs em 2006?

O "Deep" acabou de sair no Brasil pela Wet Music. O CD está muito bom, pesado, realmente não paro de escutá-lo. Estou orgulhoso do trabalho que fizemos. Tivemos agora no dia 03 de maio o show da festa de lançamento do CD no EM&T em São Paulo. Foi muito bacana pra nós, porque estávamos a um tempo fora dos palcos para nos concentrarmos nesse CD!!! No Japão o "Deep" já foi lançado e tivemos uma grande recepção dos fãs e da mídia. As rádios estão tocando direto nossas músicas lá, e a "Kamisama" virou até toque polifônico de celular. Recebemos mensagens de fãs japoneses nos falando sobre isso e ficamos muito felizes e surpresos. Temos também o vídeoclipe da música "Kamisama", que acabamos de gravar num estádio de futebol do interior de São Paulo, com a participação do Andre Matos e de uma bateria de escola de samba, e com direção do Patrick Korb (Shaaman, Edguy, Primal Fear, Tuatha de Dannan) e do Glauco Guimarães (Korzus, Henceforth, Baranga).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Ricardo, muito obrigado pela entrevista. Este espaço é seu.

Muito obrigado a todos vocês do Whiplash.Net. Aliás, esse nome é bem sugestivo para um fã de Metallica (risos). Quero também agradecer em nome do Eyes Of Shiva a todos os nossos fãs, ao pessoal da nossa agência, a WE, e da nossa gravadora, Wet Music, pessoas que estão trabalhando sério pra que tudo aconteça da melhor forma possível para o Eyes Of Shiva. Esperamos em breve estarmos em sua cidade fazendo um grande show com muita energia e paz. Obrigado pelo espaço e oportunidade, a Collector’s Room é show!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Site Oficial Eyes Of Shiva
http://www.eyesofshiva.com


Collectors Room

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS