Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do Stratovarius
Por Ricardo Seelig
Postado em 11 de agosto de 2007
Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.
Uma edição da Collector´s Room dedicada ao Stratovarius. Fazia tempo que eu queria produzir uma entrevista com um colecionador dessa banda finlandesa, que possui enorme popularidade em nosso país. A hora chegou! Bati um longo papo com Ademir Vieira, dono de uma admirável coleção do Stratovarius, conhecedor profundo do grupo, e que abriu o seu acervo pra gente. Essa edição da Collector´s Room é dedicada a todos os fãs do Strato, esta grande banda de Heavy Metal que fez, e ainda faz, história.
Ademir, pra começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.
Bom, meu nome é Ademir Vieira da Silva, tenho 29 anos e sou Líder de Projetos em Informática na empresa EDS do Brasil.
Como foi o seu primeiro contato com o rock?
Meu primeiríssimo contato com o rock foi em grande estilo. Minha mãe havia comprado um aparelho de som com toca-disco, um grande investimento em termos de entretenimento na época. Um colega dela estava mudando de cidade e decidiu vender seus vinis, minha mãe pediu para eu separar alguns discos e acabei pegando um clássico do Queen, o álbum "A Day At The Races".
Mais ou menos com que idade você percebeu que essa paixão não tinha cura, e que iria acompanhá-lo por toda a vida?
Eu deveria ter 17 anos. Em retrospecto acho que comecei mais tarde que a maioria. Quando tinha dezessete (em1994) a febre do Guns N´Roses abalava o mercado. Eu ouvia de tudo, mas não posso deixar de citar o álbum "Pulse", do Pink Floyd, que também foi lançado naquele ano, e que foi o primeiro item que considerei "de colecionador", com aquela capa metálica e o led piscando ... Coisa diferente na época, sem falar que CD ainda era uma novidade.
Você consegue dizer em que momento você se transformou de um fã normal de música em um colecionador?
Bom, começa sempre assim: você curte um som de uma banda, então quer ouvir outras coisas que eles gravaram, daí você compra outro CD (geralmente anterior ao CD que você escutou). Se você curte o CD anterior a coisa vai se repetindo. Depois do terceiro CD você vira fã incondicional, você consegue separar a banda em "fases", "estilos", você fica viciado em adquirir itens raros, versões demo de algumas músicas.
Qual o tamanho da sua coleção?
Minha coleção do Stratovarius possui exatos 55 itens entre CDs oficiais, singles, promos, shaped, especiais, DVDs, LPs, EPs e picture discs.
De quais grupos você possui mais material, e quais são as suas bandas favoritas?
Possuo muitas coisa relacionada ao Angra e ao Blind Guardian. Não é uma coleção tão completa quanto a do Strato, mas é, digamos, uma coleção respeitável e com alguns itens bem raros.
Você sabe dizer por qual motivo virou um fã do Stratovarius? O que te atraiu no som do grupo, e como a banda te conquistou dessa maneira?
O Stratovarius é uma banda que tem algo diferente da maioria dos outros grupos de melódico. Eles seguem uma linha sonora única, os temas são bem claros. A mensagem que eles querem passar para o público com o trabalho final é sempre bem clara. Acho que isso me atraiu tanto para o Strato quanto me atraiu, por exemplo, para o Blind Guardian, que seguia o tema do "Senhor dos Anéis". O que é diferente do comum sempre atrai a gente. Me identifiquei mais com o Strato do que com o Blind pelo fato do Strato estar mais voltado para a música erudita que o Blind.
Vamos fazer então uma cronologia da sua vida de colecionador: qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?
Eu sempre tive um "Q" voltado para a música clássica. Ouvia muita coisa de Mozart e bastante de Bach. Curtia, como qualquer jovem, o rock e outros tipos de música. Uma vez, em um grande magazine de CDs, peguei o álbum "The Chosen Ones" (é uma coletânea) do Strato, fiquei curioso pelo nome da banda ser "STRATOVARIUS", pois lembrava o nome do violino "STRADIVARIUS". Peguei o CD para ouvir e a primeira música foi "Black Diamond". Para quem não conhece, ela inicia com um solo de teclado maravilhoso que lembra muito as composições do Bach, então, resumindo, caí na rede (risos).
Qual foi o número máximo de itens que você já adquiriu de uma única vez?
De uma vez? Foi o LP picture "Intermission", e junto com ele veio o EP "Hunting High And Low" e o vinil "Elements Pt 2", todos da Inglaterra. O preço foi proibitivo porque na época a cotação do real para a libra estava cinco para um. Como já eram considerados itens raros e o frete da Inglaterra para o Brasil não é barato, o segredo foi comprar tudo de uma vez.
Qual item você considera o mais raro da sua coleção?
São vários considerados raros em minha coleção, mas o item que considero o mais raro é o box "Infinite" autografado pela banda, e também o "Wings Of Tomorrow".
E o mais bonito, qual é pra você?
Sem dúvida o que eu acho mais bonito é o picture do "Infinite", que é uma obra de arte ...
Existem alguns lançamentos estranhos, e de vez em quando alguns acabam caindo nas nossas mãos. Qual você considera o item mais diferente e curioso do seu acervo?
Um vinil chamado "Wings Of Tomorrow (single)", que foi lançado por um time de basquete grego que usava as músicas do Stratovarius como tema da equipe. A capa é uma bola de basquete. Tenho esse LP autografado, o que o torna ainda mais raro.
Existe algum disco que você passou um tempão atrás até consegui-lo para a sua coleção?
Sim, o CD "The Past And Now". É uma coletânea que só saiu no Japão. Apesar de ser um item relativamente fácil de se achar naquele país, já estava fora de catálogo e tive que penar para conseguir.
E, complementando a pergunta anterior, quais aqueles que, apesar de você estar atrás há uma cara, ainda não conseguiu?
O box "Elements 1 & 3" (que estranhamente não consta na discografia oficial), o box "Elements 2 Special Edition (essa caixa estava em pré-lançamento quando a banda teve a crise que quase acabou com a formação atual - tenho dúvidas se chegou a seri realmente lançado) e uma guitarra autografada pela banda. Pode parecer besteira, mas já participei de pelo menos quatro concursos para ganhar uma (risos).
Como você guarda e conserva a sua coleção?
Meus CDs ficam em uma estante que comporta 250 discos. Não tomo nenhuma outra medida para conservá-los, apenas não os deixo em exposição direta à luz solar, pois ela embranquece as capas. Meus LPs ficam dentro de uma caixa em um armário, onde guardo outros itens de coleção.
Quais são os itens que você mais gosta entre todos da sua coleção?
O que eu sempre pego para ouvir é uma coletânea chamada "The Past And Now". Curti muito essa compilação, que possui um pouco da fase do Strato com o Timo Tolkki nos vocais e alguma coisa do Kotipelto. Muito boa.
O CDs shaped também são uma atração à parte. O símbolo do Stratovarius é a flor de lis, símbolo da nobreza francesa. Dois CDs singles do grupo saíram nesse formato, e eu tenho os dois. Muitas pessoas que vem me visitar ficam impressionadas com o formato do CD.
Onde você costuma comprar os itens para o seu acervo? Que lojas você indica, aquelas que possuem os itens mais difíceis de se encontrar, para quem está começando agora a sua coleção?
Olha, no Brasil o Mercado Livre é uma boa opção, mas geralmente os preços são salgados. Também indico a Galeria do Rock em São Paulo. Foi lá que comprei alguma coisa do Strato, como por exemplo o CD "Infinite" shaped (em formato de serra), ou o vinil picture do "Infinite".
Lá fora, para itens bem raros, existem lojas na Inglaterra que possuem vários, principalmente para quem curte LPs.Para quem curte shaped CD (eu adoro eles) um bom site é o da CD Universe (www.cduniverse.com), que também possui alguns CDs lançados no Japão.
Onde você costuma pesquisar a respeito de discos raros que você está procurando, de novos lançamentos, essas coisas. Em que fontes você busca essas informações?
Fóruns especializados, especialmente relacionados ao Strato. Verifico sites na Finlândia ... Lá, em questão de boatos, eles são melhores, pois estão "na fonte". Gosto bastante do Metal From Finland.
Também comunidades do orkut, sites como o Whiplash, que eu considero o melhor do Brasil. O site oficial da banda (www.stratovarius.com) eu recomendo apenas para iniciantes, pois como todo site de banda de rock é mal atualizado e com poucas informações.
Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?
Estaria sendo xiita se colocasse dez discos do Stratovarius nessa lista (risos). Ao meu ver seriam esses:
1º - Help! – Beatles – Estaria sendo leviano se eles não estivessem nessa lista
2º - Pulse – Pink Floyd – O CD é muito bom, o show é maravilhoso, simplesmente o melhor que eu já assisti na vida (não importa se foi por LD) (risos)
3º - Brave New Word – Iron Maiden – A volta triunfal do melhor vocalista de todos os tempos. Desculpa Romário, mas Deus olhou para o Bruce Dickinson e disse "você é o cara!". Nesse CD simplesmente todas as músicas são excelentes, sem exceção
4º - A Day At The Races – Queen – Para mim o melhor álbum do Queen. Há quem diga que foi o "A Night At The Opera", mas é intriga da oposição (risos)
5º - The Metal Opera – Avantasia - Você pega uma seleção dos melhores músicos de heavy metal do mundo, coloca uma ópera em um tema muito bem estruturado, com arranjos muito bons. Resultado? Avantasia! Um sucesso que sem dúvida não iria ficar no segundo ou no terceiro CD
6º - NigthFall In Midle-Earth – Blind Guardian – Para quem é "geek" e curtiu os anos 90, esse é o CD
7º - Chrysalis Anthology – Ramones – Um pouco de punk para suas vidas. É sempre bom "1,2,3,4 Ramones"
8º - Minnimum Maximmum - Kraftwerk – Os avós da música eletrônica. Muita qualidade e um som que surpreende. Recomendo esse álbum
9º - The Best Of - New Order – Se o Kraftwerk é o avô da eletrônica, o New Order é o avô da dance music (ABBA são os trizavôs ...)
10º - Destiny – Stratovarius - Que fã eu seria se não incluísse pelo menos um álbum do Strato? A dúvida era dizer qual. Pensei um tempão, mas acredito que esse tenha sido o melhor álbum mesmo
Pode ser xiita agora: e do Stratovarius, quais seriam pra você os melhores trabalhos não só da banda, mas também dos integrantes do grupo?
Segue a lista, em ordem de preferência:
Destiny (1998) – Stratovarius – Muito bom, com arranjos orquestrados com coros. É quase um épico, principalmente a faixa-título
Visions (1997) – Stratovarius - O trabalho anterior foi o que bombou a banda na Europa. Músicas como "Black Diamond" (a primeira que eu ouvi deles) ou "Kiss Of Judas" são impressionantes. A minha preferida? "Southern Cross"
Infinite (2000) – Stratovarius – Muito bom, sobre o universo e a grandeza do cosmos
Hymn To Life – Timo Tolkki – Segundo CD solo do Timo, muito bom por sinal. O primeiro foi um pouco amador, mas esse segundo é profissional. Excelente.
O que está rolando no seu som atualmente, e o que você recomendaria para os leitores do Whiplash?
Tenho curtido alguma coisa de Helloween ultimamente, e também o último CD do Iron Maiden, que está um espetáculo, como já se esperava.
E vou confessar: tenho curtido bastante Piótr Ilyitch Tchaikóvski. Ganhei um CD da minha esposa com uma compilação de msicas desse compositor. Tenho curtido bastante a "Abertura 1812, Op 49". Para quem não sabe, essa musica é usada como tema do filme "V de Vingança". Música erudita também é cultura (risos).
A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?
Não existe um dia para eu terminar. Se eu conseguir todos os CDs, vou querer todos os k7, todos os promos ... Coisas de fã mesmo ...
O maior fã de Stratovarius do mundo (Tony Österlund) tem uma área especial no site dos caras onde ele fala de sua coleção. Bom, só para você ter uma idéia, do álbum "Infinite" ele tem uma cópia de cada país em que o disco foi lançado. Um exagero? Talvez, mas ele é um colecionador e acha importante ter esse tipo de item. O cara tem coisas raríssimas, como a pele de bateria utilizada no tour da banda em 2003, autografada ... Para esse tipo de coisa realmente você precisa ter contato com alguém da banda.
Qual você acha que foi a principal influência do Stratovarius para o heavy metal?
O Strato trouxe uma melodia para o heavy metal que é bem característica. Eles são considerados pela crítica como uma das principais (se não a principal) banda de melódico no mundo. Creio que boa parte desse sucesso se deve ao principal compositor do grupo, Timo Tolkki. Ele conduz a banda muitas vezes com mão de ferro, mas por outro lado isso foi bom, porque manteve o grupo em uma trilha bem definida de estilo. Muitas pessoas criticam o Strato pelos CDs seguirem sempre o mesmo esquema, mas para mim isso é uma questão de identidade. O último álbum fugiu muito disso, pois representa também os problemas emocionais do Timo. Para o mundo do heavy metal, quando se pensa em melódico sempre se pensa em Stratovarius.
Você já encontrou os caras da banda, já esteve frente a frente com eles. O que você sentiu nessa hora?
Isso é o meu maior sonho ... Sabe, atualmente moro em Araraquara. É frustante você ler em alguns sites que de repente um fã tropeça com os caras em uma rua em Curitiba, ou que pessoa "x" ganhou uma promoção para ir no backstage e você, que é simplesmente doido pelo som dos caras, o máximo que consegue é ver de longe um show ao vivo ... é complicado. Já fui em dois shows dos caras, inclusive na gravação do DVD, e adorei ambos. A primeira vez foi no show do "Elements Pt 1" em 2003. Quando subiu as cortinas e os caras começaram tocando "Eagleheart" foi demais ... Ganhei o ingresso de presente de aniversário da minha esposa.
Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velho? Quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?
Vou ter uma conversa séria com meu filho ... se eu perceber que ele vai vender a minha coleção, ou mesmo não cuidar dela como eu, provavelmente vou procurar um sucessor. É possível que eu doe a coleção se minha situação financeira permitir, mas com certeza vai para mão de uma pessoa que curta tanto quanto eu.
O que o rock representa na sua vida?
É um estilo de música que eu gosto muito. Morando no interior (vim recentemente para cá) tenho mais tempo para fazer coisas que eu sempre quis, como, por exemplo, ter aulas de guitarra. É óbvio que tenho aprendido rock. Aos poucos já estou tirando "Fear Of The Dark" do Iron graças ao esforço constante do meu professor particular, Thiago Ferraz.
Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?
Começaria com algo básico. Helloween, Roling Stones, e depois passaria para o Iron Maiden de cara, para que enrolar o cidadão.
Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música, e que te fez pensar algo como "isso só acontece com um colecionador mesmo"?
Aconteceu no show do Angra. Como disse, também coleciono algumas coisas do Angra. Um item interessante que eu tenho é uma pele de bateria autografada pela banda. Sou um cara baixinho (tenho 1,67) e durante os shows geralmente não fico muito perto do palco porque acabo não enxergando bem o espetáculo. No fim do show "Temple Of Shadows" a banda jogou algumas peles de bateria para o público, e qual a chance de um nanico como eu pegar uma??? Muito pequena, né? Pois é. O Edu pegou uma pele e arremessou para o público, a pele fez um efeito bumerangue e bateu na nuca de um cara altão que estava na minha frente, caindo na minha mão ... simples assim... Colecionador às vezes também tem sorte (risos)
Pra fechar, que papel você acha que nós, colecionadores, temos na indústria da música, no mundo e aqui no Brasil?
Nós representamos um nicho que foi ignorado e que tem um grande potencial. Com a internet e com a pirataria, as versões "especiais" voltaram a ter destaque no mercado. Hoje as bandas sabem disso! Junto com o álbum lançam um caminhão de produtos exclusivos, que muitas vezes agregam mais valor ao fã que o CD normal. É um nicho que tende a ser incentivado cada vez mais.
Cara, muito obrigado pelo papo, valeu por ter aceito participar da Collector´s Room, e que tudo dê certo na sua vida.
Para mim foi uma honra, o Whiplash é o melhor site de noticias de rock no Brasil, sou leitor assíduo.
Collectors Room
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps