Silmara Ferreira: Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do Inxs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Baqueta do Jon Farriss
Baqueta do Jon Farriss
Ítens autografados
Ítens autografados
VHSs e DVDs inxs
VHSs e DVDs inxs
Just a Man - enviado por Tina Hutchence
Just a Man - enviado por Tina Hutchence
Max Q (projeto solo de Michael), álbuns e singles
Max Q (projeto solo de Michael), álbuns e singles
Picture disc, Magic Pack e Strangest Party (single)
Picture disc, Magic Pack e Strangest Party (single)
Singles em CD e vinis 7 polegadas
Singles em CD e vinis 7 polegadas
Spin Magazine
Spin Magazine
Tres livros do INXS e um quadro
Tres livros do INXS e um quadro
Quadro enorme ganhado pelo Orkut
Quadro enorme ganhado pelo Orkut
Várias revistas
Várias revistas
Ítens do U2
Ítens do U2

Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

Essa edição da Collector's Room é diferente do que você está acostumado a ler. Os motivos são dois: batemos um papo com uma colecionadora, o que não é muito comum nesse ambiente dominado por homens, e a banda preferida da nossa entrevista é um dos gigantes do pop oitentista, a australiana INXS. Gostei muito de fazer essa matéria justamente por isso, por sair do lugar comum e mostrar uma visão diferente da habitual, de uma menina apaixonada por pop music. Então, deixe o preconceito de lado e aprenda a conviver com visões diferentes da sua, ok?

Pra começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Sou Silmara Ferreira, 20 anos, estudante de Publicidade, fã de INXS desde os onze e de música desde sempre!

Como foi o seu primeiro contato com o rock?

Desde que eu tenho consciência de vida! Minha mãe gravava muita música dos anos 80, e minha irmã me tornou fã de rock em geral, principalmente Guns, Nirvana e Bon Jovi, a princípio.

Mais ou menos com que idade você percebeu que essa paixão não tinha cura, e que iria acompanhá-la por toda a vida?

Acho que depois dos doze, quando passa aquela fase infantil, em que seus gostos são muitos genéricos ainda. Comecei a ser mais seletiva com o gosto musical mais ou menos nessa idade.

Você consegue dizer em que momento você se transformou de uma fã normal de música em uma colecionadora?

Justamente quando eu virei fã do INXS, mais ou menos em 98. Com um inglês muito chulo na época, eu consegui fazer contatos com fãs de outros países e comecei a trocar material, principalmente vídeos e CDs. Também conheci a maioria dos fãs brasileiros (que são poucos) e consegui trocar, além de matérias, o gosto geral por música, e daí surgiram várias amizades.

Qual o tamanho da sua coleção?

Do INXS, entre bootlegs, singles e álbuns, em torno de 50 CDs. De fitas k7 e vinil, de 12 e 7 polegadas, também em torno de 50, além de todos os DVDs lançados oficialmente. Tem também gravações de TV, mas aí eu não faço idéia! Na verdade eu tenho mais de 100 fitas de vídeo que têm desde filmes até clipes e entrevistas, de toda banda que você possa imaginar. Dez ou mais são do INXS.

De quais grupos você possui mais material, e quais são as suas bandas favoritas?

INXS em primeiro lugar, claro. Depois U2, que sempre recebo algumas raridades de uma amiga que manda material do INXS. Tenho todos os CDs lançados também - considero a minha banda "viva" predileta. Junto na lista dos meus favoritos estão The Cure, Pearl Jam, David Bowie, Smiths e Depeche Mode.

E o estilo que você mais gosta, qual é?

Eu misturo muito os estilos, mas acho que a maioria das bandas que eu escuto são dos anos oitenta. Adoro aqueles sons e efeitos que eles faziam nas músicas antigamente, e a preocupação com melodia e letra. São grupos que você sabe que não morrerão fácil, pois não são de uma música só.

Qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?

"Elegantly Wasted", do INXS. Eu peguei o gosto pela banda justamente quando o Michael Hutchence morreu, infelizmente. E quando isso aconteceu, eles tinham recém lançado esse álbum, e a faixa-título tocava bastante nas semanas seguintes do ocorrido - além dos clipes que passavam na MTV. Eu lembro que a minha família colocava moedas num cofrinho de ferro e eu acabei esvaziando os $12 que tinha dentro quando minha irmã disse que o CD estava à venda na faculdade dela. É um CD insuperável, que eu posso escutar incansavelmente do início ao fim até hoje.

Qual foi o número máximo de itens que você já adquiriu de uma única vez?

Em troca, eu já recebi um super pacote com fita, CD, revista, nem lembro quanta coisa tinha dentro, mas era muito. De compra mesmo eu levei várias coisas de um antigo fã da banda que resolveu vender tudo que tinha.

Qual item você considera o mais raro da sua coleção?

Injusto escolher um só, mas de grande valor sentimental é o "Just A Man", biografia do Michael, que eu ganhei de presente da irmã dele há uns cinco anos. Chegou inclusive na semana do meu aniversário - eu lembro que quando vi o pacote na mão do carteiro eu comecei a chorar.

Do U2 eu ganhei um quadro com o filme original das fotos tiradas num show do "The Joshua Tree". É meio bizarro, mas bem interessante.

E o mais bonito, qual é pra você?

Sou apaixonada por vinil, então têm três que eu acho muito lindos. O primeiro é o que chamam de picture disc, que é um vinil com uma foto impressa - um dos que eu tenho é uma foto enorme do Michael. O outro é um edição limitada de "Strangest Party", que é rosa transparente. O terceiro é um magic pack de "By My Side", que tem a capa muito bonita, combinando com a música.

Qual você considera o item mais diferente e curioso do seu acervo?

Quem é fã do U2 conhece o "U2-3", que é a raridade em vinil. O "U2-3" do INXS é o "Dekadance", que eu recebi da Escócia há alguns anos.

Existe algum disco que você passou um tempão atrás até consegui-lo para a sua coleção?

"Dekadance" e "INXSive". Sou fascinada por revistas também, e demorei muito para conseguir a Spin com o Michael Hutchence na capa - a maior surpresa foi achá-la num site de leilão brasileiro!

E quais aqueles que, apesar de você estar atrás há uma cara, ainda não conseguiu?

A revista Rolling Stone australiana, com o Michael na capa, de 1985.

Como você guarda e conserva a sua coleção?

Atualmente meus CDs se mudaram da sala para o meu quarto, num porta-CDs de ferro. DVDs ficam no rack da sala, e os vinis estão no meu quarto agora também. Fitas são MUITAS, então estão espalhadas, entre sala, caixas e quarto.

Quais são os itens que você mais gosta entre todos da sua coleção?

A baqueta do Jon Farriss, que me lembra o show do INXS aqui em 2002. Meu CD "Elegantly Wasted", que não é raro, mas é meu favorito; uma fita muito velha chamada "INXS Rock The Royals" e o livro que eu já tinha citado mais acima.

Onde você costuma comprar os itens para o seu acervo? Que lojas você indica, aquelas que possuem os itens mais difíceis de se encontrar, para quem está começando agora a sua coleção?

Discomania, na Augusta. Vá com dinheiro, porque ir e não poder comprar é muito triste. Comprei várias coisas do INXS lá, e algumas do U2 - tem vários singles, fitas e boots, vale a pena.

Você é casada, namora, tem um relacionamento com alguém? Faço essa pergunta porque gostaria de saber como essa pessoa vê essa sua dedicação a sua coleção.

Não namoro, mas meu gosto reflete nas pessoas que eu conheço. É engraçado, e super gostoso quando às vezes as pessoas surgem do nada com uma mensagem, ou ligam, ou qualquer coisa do tipo, para falar que lembraram de mim por causa de uma música ou alguma coisa que viram do INXS ou do Michael.

E os seus amigos, já colocaram algum apelido em você depois de todos esses anos dedicados aos discos, ou vêem você como uma espécie de "consultora", aquela pessoa que conhece tudo e que tem dicas preciosas para passar?

Ah, sem dúvidas. Na época da escola tinha dois amigos que me chamavam de INXS (risos). Na escola era uma fama condenada por gostar de cantores "velhos", enquanto as garotas suspiravam por garotinhos. Então me chamavam de 43 na época, porque tanto o Michael quanto o Bono tinham essa idade. E hoje é Hutchence, Sra Hutchence, Sil Hewson e coisas do tipo.

Também tenho aqueles amigos que me abordam no Messenger para perguntar se eu sei o nome de alguma mésica, ou quando surge um show me perguntam se eu vou.

Onde você costuma pesquisar a respeito de discos raros que você está procurando, de novos lançamentos, essas coisas. Em que fontes você busca essas informações?

Site de busca em geral, acho que não tenho um específico. Pego as novidades aqui e ali, às vezes em portais, às vezes ouvindo rádio ou por comunidades. No caso do INXS, um site super completo, e infelizmente fechado, é o An Excess of INXS (www.inxsweb.com). Cada detalhe de discos, clipes e músicas tem lá.

Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Melhores aos meu olhos, ok? Por ordem de recordação:

1. U2 - Achtung Baby
2. INXS - Kick
3. Nirvana - Nevermind
4. U2 - The Joshua Tree
5. The Clash - London Calling
6. INXS - Welcome to Wherever you Are
7. The Smiths - The World Won't Listen
8. Pearl Jam - Vitalogy
9. Guns'N Roses- Use Your Illusion I
10. REM - Out of Time

O que está rolando no seu som atualmente, e o que você recomendaria para os leitores do Whiplash?

Estou escutando bastante Snow Patrol, Goo Goo Dolls e Stone Temple Pilots, além das minhas bandas favoritas que eu já citei e não saem do player nunca. Eu recomendaria música por música, mas daria inúmeras páginas, então eu recomendo aos leitores ligarem na rádio australiana Triple M enquanto estão na net. Essa rádio toca basicamente a maioria do som que eu escuto, especialmente à tarde aqui (quando é madrugada em Sydney).

A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Não existe, definitivamente. Uma hora eu achei que nunca mais acharia nada do INXS, ou uma coisa por ano, mas tenho uma amiga na Escócia que sempre garimpa coisas para mim, e eu para ela. Abrindo para as demais bandas, fica mais impossível ainda parar. Eu sempre baixo sons da internet, mas o gosto de comprar um CD e também de ver a estante cheia é sem igual, e não pára nunca. Ainda tenho uma lista enorme de CDs antigos que quero comprar, e vira e mexe eu acho alguns lançamentos que me agradam também.

Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velha? Quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?

Filhos, quem sabe? Sempre que somos fãs de alguma coisa, a vontade é de passar para frente, e eu até imagino que, se eu tiver filhos, eles ouvirão tudo o que eu gosto - e espero que curtam também. Uma vez, há muitos anos, na escola, eu e uma amiga fizemos testamentos dos nossos CDs. Amo mas não tenho ciúmes das minhas coisas, então se fosse passado para alguém que a tratasse do mesmo jeito que eu, já seria válido.

O que o rock representa na sua vida?

Muito. Momentos inesquecíveis, amizades maravilhosas, alem de me embalar todos os dias, em casa, no metrô, ônibus, na rua. Simplesmente um casamento que eu não tenho dúvida que é eterno.

Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

Para quem quer conhecer rock eu recomendaria U2 - uma coletânea (qualquer um dos dois best of) de começo, para depois partir para algo mais específico. Acho que U2 é uma das melhores introduções ao rock, porque engloba musica romântica, hits mais pesados, até clássicos, e leva a outras várias (e ótimas) bandas.

Para quem quer conhecer INXS, tem a coletânea "Greatest Hits" de 1994 que é uma ótima introdução, e com certeza quem ouvir vai falar que já ouviu a música, mas não associava ao nome. INXS é uma banda muito fácil de gostar.

Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música, e que te fez pensar algo como "isso só acontece com um colecionador mesmo"?

Eu já troquei CD ou comprei dois por causa de encarte, e quando você pega a mania de garimpar você costuma notar de longe algo que chame a atenção. E em shows já levei mais de 12 horas numa fila por um ingresso, sem arrependimento algum.

Pra fechar, que papel você acha que nós, colecionadores, temos na indústria da música, no mundo e aqui no Brasil?

Acho que somos as raras pessoas que não dispensam um CD ou DVD original, às vezes mesmo num preço (materialmente) injusto, porque o julgamos com sentimentos. Temos que manter o que é bom vivo, seja pela divulgação ou compra.

Muito obrigado pelo papo, valeu por ter aceito participar da Collector's Room, e que tudo dê certo na sua vida.

Agradeço esse espaço do Whiplash, por todos que já dividiram altas histórias aqui, e especialmente esse espaço para o INXS, minha banda do coração.


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rockNelson Dylara
A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no BrasilAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no Brasil

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Collectors Room: a terapia que é arrumar a coleção de discos (vídeo)

Collectors Room: os fantásticos singles e porque eles não saem no Brasil (vídeo)

Collectors Room: Mötley Crüe e o conto das turnês de despedida (vídeo)

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"Todas as matérias sobre "Inxs"


Metallica: prejudicando as finanças da Igreja UniversalMetallica
Prejudicando as finanças da Igreja Universal

Avenged Sevenfold: 10 músicas que podem fazer você mudar de idéiaAvenged Sevenfold
10 músicas que podem fazer você mudar de idéia


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adWhipDin