Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

Rockstars: as esposas mais lindas do rock - 1ª parteLoudwire: as dez melhores bandas da era Grunge

Todo colecionador adora um bootleg. Mas você já imaginou uma coleção focada somente em bootlegs? Nesta edição da Collector's Room batemos um papo com o catarinense Alessandro, grande fã de Dream Theater e um dos mais respeitados colecionadores de material do grupo de Mike Portnoy e John Petrucci. Acomode-se na cadeira e conheça este acervo repleto de raridades de uma das bandas mais amadas pelos brasileiros.

Vamos lá então, Alessandro. Antes de começar o nosso papo gostaria que você se apresentasse aos leitores do Whiplash!.

Meu nome é Alessandro Conrado de Oliveira Silveira, tenho 31 anos, moro em Blumenau (SC), sou farmacêutico bioquímico, casado e pai de um menino lindo de 4 anos.






Como você conheceu o Dream Theater e quando começou a colecionar material do grupo?

Conheci a banda na época do "Images And Words". Vi um comentário na Rock Brigade falando que o grupo era uma mistura de Rus e Metallica, e como sempre adorei estas duas bandas resolvi encomendar o vinvil (estávamos em 1993 e a era do CD estava iniciando) em uma loja de discos de Santa Maria (RS), e quando chegou fiquei enlouquecido. Desde então acompanho a banda e uns dois anos depois disso comecei a comprar bootlegs, mas virei colecionador mesmo lá por 1998.

A sua coleção é focada em bootlegs originais. Porque esta escolha?

Sempre fiz questão de comprar materiais originais. Se minha coleção fosse de shows em CD-R poderia ter hoje uns 5 mil títulos, tamanha a diversidade de shows gravados em CD-R. Hoje para qualquer show da banda surgem uns cinco ou seis bootlegs em CD-R. Mesmo destes shows realizados em dezembro em São Paulo já vi uns dez bootlegs diferentes, pois a pessoa baixa o áudio do show pela internet, elabora uma capa e um nome e vende. São vários bootlegs diferentes, apesar de todos possuirem o mesmo áudio.

Os bootlegs originais são prensados, alguns em quantidades bem limitadas e numeradas, o que enaltece a coleção. Possuo alguns bootlegs diferentes do mesmo show e com o mesmo áudio, mas eles têm nomes, capas e encartes diferentes. Acredito estar aí a minha paixão pela coleção, vendo a cada dia que passa seu desenvolvimento, sentindo que aos poucos ela está se tornando diferenciada, que muitos dos itens que possuo são raríssimos e, consequentemente, aumentando o seu valor sentimental e comercial.

Uma curiosidade básica: quantos álbuns no geral você possui, quantos do Dream Theater e quantos bootlegs do DT?

Possuo hoje uns 120 CDs em geral. Do Dream Theater tenho os 13 álbuns oficiais, sete singles, nove CDs anuais do fã clube internacional, uns 40 CDs de projetos paralelos e participações especiais dos integrantes e aproximadamente 170 bootlegs, todos originais.

Além do material do Dream Theater, você coleciona ou possui materiais de outros grupos?

Já colecionei singles do Iron Maiden, Metallica e Helloween, mas acabei vendendo para focar minha coleção somente em Dream Theater.

Com certeza o seu acervo não é formado apenas por CDs. Que outros formatos você possui?

Coleciono basicamente tudo sobre Dream Theater, como DVDs de shows (atualmente possuo 52). Tenho também uma coleção de posters (23), fotos promocionais oficiais (14) e camisetas oficiais (12).

Alguns grupos, como o Dream Theater, costumam lançar CDs anuais exclusivos distribuídos somente entre os membros de seus fã clubes oficiais. Estes CDs são, tradicionalmente, objetos de desejo entre os fãs. Quais destes álbuns possui?

Possuo todos, e inclusive este ano foi lançado um DVD idealizado por alguns fã clubes europeus, infelizmente sem a participação do fã clube brasileiro (YtseBR). São materiais muito interessantes, pois tudo que consta destes CDs foi supervisionado pela banda, tornando-se desta maneira material obrigatório para os fanáticos. Cito o CD de 1999, no qual estão as músicas que não entraram no álbum "Falling Into Infinity" (como "Cover My Eyes", "Speak To Me", "Raise The Knife", "Where Are You Now?" e "The Way It Used To Be"), uma música instrumental da época do "Awake" ("Eve") e sobras do "Image And Words" ("To Live Forever" e "Don't Look Past Me"). Inclusive esta música, "Raise The Knife", estará no novo CD e DVD ao vivo do grupo, gravado no dia 1 de abril com orquestra, em Nova Iorque. Somente quem já ouviu este CD anual de 99 (chamado "Cleaning Out The Closet") conheceria esta música que, agora, será eternizada com este lançamento ao vivo.















Você lembra qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?

O primeiro álbum que comprei foi o "Moving Pictures" do Rush, pois meu irmão sempre foi fã e eu já conhecia as músicas, mas não tínhamos este álbum em casa. Do Dream Theater foi o "Images And Words", e o primeiro bootleg foi o "Live In Long Island", da turnê do "Images And Words", e que tem uma péssima qualidade, tanto gráfica quanto sonora.

Alessando, qual item você considera o mais valioso da sua coleção, o mais difícil de encontrar?

Um CD chamado "Stream Of Conciousness", que saiu lá por 99, por uma gravadora chamada Prism Records, cujo dono se chamada Mike Bahr, um dos grandes fãs do grupo. Prova de que o Mike Portnoy sempre curtiu os bootlegs é que no álbum "Train Of Thought" existe uma música instrumental como este mesmo nome.

Inclusive já existia um bootleg da Prism chamado "Scenes From A Memory", e em 1999 a banda lançou um álbum com este nome. Este CD tem uma história bem particular. Ele é um dos bootlegs mais raros, nunca vi sendo vendido no eBay nem nos fóruns da banda. Um dia descobri que um fã brasileiro tinha este disco, consegui seu e-mail e a partir daí intensifiquei contatos para comprá-lo. A princípio esta hipótese foi descartada com veemência, mas pacientemente fui convencendo-o e, depois de uns quatro meses, acabei comprando por R$ 1.200, por isso o considero o item mais valioso da minha coleção.

Quantos álbuns em média você compra por mês?

Ultimamente tenho diminuído os meus gastos com CDs. Tenho comprado basicamente os CDs relacionados ao Dream Theater. Esta semana comprei o DVD novo do Rush, "R30", maravilhoso. Como encontro dificuldades para conseguir novos bootlegs originais que não estejam em minha coleção e, mesmo pesquisando em sites internacionais de venda de CDs (eBay francês, alemão, americano, italiano, holandês e inglês, Gemm e fóruns da banda) duas vezes por dia, impreterivelmente, alguns meses não aparece nenhum bootleg que não tenha, mas quando dou sorte consigo comprar uns dois bootlegs novos no mesmo mês.

Todo colecionador tem as suas manias. Eu mesmo sou assim, cheio de dedos com os meus CDs. Como você guarda e conserva a sua coleção?

Procuro guardar meus CDs em caixas de plástico com tampa, especialmente criadas para conservação dos discos, e adiciono desumificantes para evitar a proliferação de fungos. Além de cuidados básicos como guardar tais caixas em lugares altos, a fim de evitar que meu filho de quatro anos faça incríveis desenhos com as capas dos meus CDs mais raros.

Alessandro, eu queria que você fizesse um top#5 com os itens da sua coleção que você mais curte.

O critério que utilizarei será a qualidade sonora, gráfica e importância histórica:

1 - Lost In The Sky
2 - Uncovered
3 - Nightown Nostalgia
4 - Metropolis 2000
5 - World Tourbulence 2002

Bootlegs geralmente são repletos de curiosidades, versões alternativas e raras. Neste sentido, eu gostaria de saber qual item você considera o mais estranho da sua coleção.

Nesse caso nem citarei um bootleg, mas sim um poster. Durante a turnê de divulgação do "Metropolis 2: Scenes From A Memory", a banda resolveu gravar um show, conceitual como o CD, em Nova Iorque. Este álbum se chama "Live Scenes From New York" e, antes do lançamento, haviam posters que continham a capa do CD (duas torres pegando fogo, em uma alusão às torres gêmeas e o coração queimando que é um símbolo do grupo, aqui transformado em uma maçã em homenagem à Big Apple Nova Iorque). A data de lançamento foi marcada para o dia 11 de setembro de 2001. Numa coincidência incrível e catastrófica, este foi o dia dos atentados terroristas nessa cidade, e a banda se viu obrigada a retirar estes CDs do mercado e relançá-los com uma nova capa para evitar maiores problemas. Este poster hoje é disputado por colecionadores e vendido nunca por menos de 100 dólares.

Tem algum item que, só de alguém chegar perto, você já gela e morre de ciúmes, e não venderia de jeito nenhum?

Muitos, pois possuo vários CDs que sei que nunca terei a oportunidade de comprá-los novamente e, além disso, paguei muito caro por eles. Poderia citar os nove CDs da Prism Records, o "Lost In The Sky", "Looking Into Infinity", "Stockholm 2005". Todos os CDs que tenho em minha coleção são inegociáveis, vendo somente aqueles que possuo em duplicata.

Você possui um site de trocas de bootlegs do Dream Theater (www.dtbootlegs.com.br). Como todo colecionador, é claro que ainda falta alguma coisa, algum item, que você procura e ainda não encontrou. Que item é este?

O item que mais desejo e que nunca vi em nenhum lugar para vender é um CD duplo da época do "Imagens And Words" chamado "Moon Bubbles". Este é o meu maior sonho de consumo. Se alguém tiver este CD e quiser vender entre em contato comigo, posso pagar R$ 1.500 nele.

O que você tem ouvido ultimamente, e o que destacaria para os leitores do Whiplash!?

Ouvi o CD novo do James LaBrie, "Elements Of Persuasion", o novo G3, "Live In Tokyo", o "Room V" do Shadow Gallery e o "Sub Surface" do Threshold.

Todo colecionador tem as suas listinhas. É a tal síndrome de "Alta Fidelidade". É uma curiosidade minha, mas tenho certeza de que você já fez esta lista mentalmente várias vezes. Vamos lá então: quais seriam, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Vou citar os melhores CDs das bandas que mais gosto:

Dream Theater - Awake
Rush - A Farewell To Kings
Symphony X - V
Enchant - Wounded
Metallica - Ride The Lightning
Shaaman - Ritual
Angra - Holy Land
Iron Maiden - Powerslave
Kiss - Destroyer
Stratovarius - Infinite

Existe na internet uma imensa comunidade de traders, pessoas de todo o mundo que trocam materiais raros e bootlegs de seus grupos preferidos. Queria que você nos explicasse como isso funciona, e como você acabou se tornando também um destes traders.

De tanto pesquisar na net você acaba conhecendo pessoas que tem os mesmos ideais e interesses que você. Primeiramente comprava nas lojas diretamente, até porque não havia essa facilidade da internet. Depois comecei a procurar nos sites de leilão no Brasil, e então migrei para o eBay, onde as possibilidades são infinitas. Porém, tenho um bom relacionamento com umas dez pessoas ao redor do mundo, sendo que elas me avisam quando surgem alguns bootlegs que não tenho, fazemos trocas, existe esta rede de comércio destes bootlegs.

Para fechar, tem alguma história interessante ou estranha que esta sua paixão pelo Dream Theater já fez você passar?

Soa estranho vender seu microondas e o seu fogão para comprar dois bootlegs raros japoneses? Talvez para a maioria dos mortais sim, mas para um colecionador fanático é bem natural. Era uma oportunidade única e estava completamente sem dinheiro. A tempo: comprei o microondas e o fogão e paguei em 12 vezes no cartão de crédito.

Alessando, muito obrigado por ter participado da Collector's Room, e este espaço é seu.

Primeiramente gostaria de agradecer o apoio, divulgando algumas curiosidades a respeito da minha coleção. Aproveito para convidar todos a conhecerem meu site, www.dtbootlegs.com.br, onde estão todos os meus bootlegs e DVDs. Se você possuir algum bootleg original do Dream Theater e quiser vender, eu compro. Caso seja algum que não esteja no site, pelo amor de Deus mande um e-mail para alessandro@dtbootlegs.com.br pois preciso comprá-lo!!! Possuo vários bootlegs originais em duplicata, caso haja interesse escreva-me. Aguardo sua visita. Muito obrigado.


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rockNelson Dylara
A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: a coleção do VJ, apresentador e jornalistaGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista

Motley Crue: A impressionante coleção de Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção de Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarrasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do NazarethAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: apaixonada por pop oitentista e InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"Todas as matérias sobre "Dream Theater"


Rockstars: as esposas mais lindas do rock - 1ª parteRockstars
As esposas mais lindas do rock - 1ª parte

Loudwire: as dez melhores bandas da era GrungeLoudwire
As dez melhores bandas da era Grunge

Mustaine: Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!Mustaine
"Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!"

Em cana: os rockstars em suas fotos mais constrangedorasEm cana
Os rockstars em suas fotos mais constrangedoras

Dead Fish: A proposta mais indecente que a banda já recebeuDead Fish
A proposta mais indecente que a banda já recebeu

Fotos de Infância: Kurt Cobain, do NirvanaFotos de Infância
Kurt Cobain, do Nirvana

Roger Daltrey: fãs de rock, usem protetores de ouvido nos showsRoger Daltrey
"fãs de rock, usem protetores de ouvido nos shows"


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336