Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBay
Por Ricardo Seelig
Postado em 01 de outubro de 2007
Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.
Alexandre Neves é um destes caras que possuem uma coleção ampla, que não é focada em apenas um artista, mas sim em um estilo, que no caso são os nossos tão amados Heavy Metal e Rock And Roll. Usuário brasileiro com maior pontuação no eBay, Alexandre conta nessa entrevista detalhes da sua coleção, dá dicas de como encontrar itens raros e mostra um pouco da sua enorme paixão pela música.
Alexandre, pra começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.
Well. Sou Alexandre Silva Neves, nascido em 1971 em São Paulo, santista de coração, Químico e gosto um pouquinho de música (risos)!
Como você conheceu o rock and roll?
Desde pequeno, quando ia na casa de parentes, lembro que dois tios meus tinham uns discos. Dois me chamavam muito a atenção: um com a capa prateada e redonda imitando uma moeda - "E Pluribus Funk", do Grand Funk Railroad – e outro que tinha uma capa parecendo escama de cobra com uma pequena moeda – "Billion Dollar Babies" do Alice Cooper. Esse último tem uma música que ainda é uma das minhas prediletas, "No More Mr. Nice Guy".
Mais ou menos com que idade você percebeu que essa paixão pela música iria acompanhá-lo por toda a vida?
Quando eu percebi que levava a música um pouco mais a sério que os meus amigos, conservando e limpando os meus discos, fora o ciúme que tinha deles (e ainda tenho ...), além do hábito que segue até hoje de sempre ficar procurando edições diferentes e raras, pesquisando e lendo muito!!
Você consegue dizer em que momento você se transformou de um fã normal de música em um colecionador?
Foi quando pensei ter completado a coleção do Iron Maiden (na época até o "Live After Death"), e aí caiu na minha mão um EP Argentino do Iron que não tinha sido lançado no Brasil. Nesse momento percebi que só tinha a ponta do iceberg...
Quantos itens você tem?
Hoje deve estar em torno de 1.700 CDs, 1.000 LPs 12", 400 singles de 7", várias demo tapes, LDs, DVDs, 8 tracks tapes, alguns tourbooks e outras tranqueiras de colecionadores!!!
De quais grupos você possui mais material, e quais são as suas bandas favoritas?
George Thorogood & The Destroyers (80 itens), Slayer (55), Dust (coleção completa: 2 discos e 3 singles), Iron Maiden (300), Kiss (180), Aerosmith (70), Running Wild (40), Wander Wildner (todos os CDs), LARD (15) e Toy Dolls (35).
E seu estilo preferido, qual é?
Não tenho um estilo preferido. Acho que não adianta ficar preso a um só estilo, tem muita coisa boa no rock para ser escutada. Mas o que eu gosto muito são CDs e vinis bootlegs. Devo ter uns 400 de várias bandas. Também não tenho preconceito com edições em CD (como esses xiitas do vinil). Seria impossível conhecer os lados B´s de singles se não fossem os CDs ( por exemplo: o "Billion Dollar Babies" do Alice Cooper em versão deluxe, com 2 CDs - o disco normal mais outro com um show da época mais os lados B dos 7" singles).
Qual foi o primeiro álbum que você comprou?
"Love At First Sting", do Scorpions . Eu adorava a música "Big City Nights" e achei esse play em uma promoção. Acabei comprando ele e a coletânea "Heavy Rock", onde conheci bandas como Yesterday & Today , Fastway , Orion The hunter , Accept , Rock Godess e outras. Antes disso , só tinha as famosas fitas k7s.
Qual foi o número máximo de itens que você já adquiriu de uma única vez?
Eu comprei a coleção de vinil de um amigo, tinha mais ou menos 1.600 discos!!!
Nossa, só isso (risos)? Qual item você considera o mais raro da sua coleção?
Provavelmente deva ser o "Powerslave" do Iron Maiden nacional, mas essa é uma edição misspress (prensagem errada) onde no lado A está gravado o "The Warning" do Queensryche e no B é o "Powerslave" mesmo.
Tem também um promo de 1976 do Kiss, um disco distribuído para as rádios para a divulgação do álbum "Destroyer". E mais alguns cd´s e vinils em edições limitadas!
Qual você considera o item mais bonito da sua coleção?
São vários, principalmente as edições limitadas, mas vou listar alguns que são de babar:
Slayer – Decade Of Agression – Edição limitada em uma caixa de ferro, limitada em 5.000 cópias
Slayer – Shaped picture do single "Seasons Of The Abyss" autografado
Running Wild – Masquerade – Edição limitada com caixa de madeira
Iron Maiden – The First Ten Years – Box japonês com dez CDs
Alice Cooper – Billion Dollar Babies Deluxe Edition CD duplo
...e os famosos pictures discs
Qual é o item mais diferente e curioso do seu acervo?
Como todo colecionador, tenho algumas coisas beeem estranhas, como por exemplo:
Tankwart - Aufgentankt + Himbeergiest Zum Fruhstuck - Projeto com membros do Tankard cantando músicas tradicionais e folclóricas em alemão
P – P - Banda do John Deep (meio industrial, muito esquisito. Eles tocam um cover deprimente de "Dancing Queen", do Abba)
Existe algum disco que você passou um tempão atrás até consegui-lo para a sua coleção?
O primeiro single do Twisted Sister foi um parto para conseguir. O 7" nacional do "Jailbreak", do AC/DC, também. Completar a coleção de 12" argentinos do Iron Maiden, e "Crucificados pelo Sistema" do Ratos de Porão com a capa vermelha (esse é um daqueles casos em que você troca ou vende a sua cópia da coleção e depois se arrepende até o último fio de cabelo).
E quais são aqueles que, apesar de você estar atrás há uma cara, ainda não conseguiu?
Aí a lista é enorme, mas simplificando:
os 7" nacionais do Kiss em bom estado de conservação, principalmente o "Heavens On Fire"
os dois 7" (são três, eu tenho um) do Tim Maia da fase "Racional"
o box com a discografia completa australiana do AC/DC
cd do Gangrena Gasosa – Welcome to terreiro
Ramones – It´s alive (em vinil duplo Japonês, capa diferente)
e alguns outros
Como você guarda e conserva a sua coleção?
Tenho uma estante que estão os CDs e dois armários onde estão os discos e as embalagens especiais, tudo bem longe da luz do sol. Todos os discos e CDs estão em ordem alfabética (senão iria ficar louco para achar algo aqui!!).
Quais são os itens que você mais gosta entre todos da sua coleção?
As edições limitadas em CD e os bootlegs em vinil.
Onde você costuma comprar os itens para o seu acervo? Que lojas você indica, aquelas que possuem os itens mais difíceis de se encontrar, para quem está começando agora a sua coleção?
Eu compro muito pela internet , mas existem boas lojas fora da grande São Paulo:
Heavy Metal Rock de Americana (do Wilton , ex-integrante do Sujeira)
Chop Suey de Campinas (do ET, do lendário Muzzarelas)
Pure Holocaust de Belo Horizonte (Somente metal extremo)
Além, é claro, dos famosos sebos da vida …
Você possui grande experiência com o eBay. Aproveitando isso, que dicas você dá para quem está começando a comprar pelo site?
Como qualquer compra online, é preciso tomar cuidado com certos vendedores, principalmente porque os sul-americanos são mal vistos (principalmente nos EUA), mas é sempre bom checar a qualificação do vendedor e encher o cara de perguntas. É melhor sanar todas elas entes de dar qualquer lance . Pode-se evitar uma grande dor de cabeça com isso. E fugir dos itens autografados, porque 95% são falsos...
Você é casado, namora, tem um relacionamento com alguém? Faço essa pergunta porque gostaria de saber como essa pessoa vê essa sua dedicação a sua coleção.
Sou casado há onze anos. Tenho uma esposa maravilhosa que entende que isso faz parte da minha vida (e é um caixa 2 - risos). Ela me ajuda muito, mas não gosta de tudo que ouço. Cada um tem um gosto diferente (mas o meu é melhor!!!!).
E os seus amigos, já colocaram algum apelido em você depois de todos esses anos dedicados aos discos, ou vêem você como uma espécie de "consultor", aquele cara que conhece tudo e que tem dicas preciosas para passar?
Conhecer tudo é praticamente impossível, mas sempre que alguém me pede eu ajudo, além de ter vários clientes que são especialistas em vários estilos (tenho grandes clientes que já viraram amigos ), que tem grandes coleções de grupos como Ramones, Slayer, Iron Maiden, Kiss, Metal Extremo, Pearl Jam, Punk Rock , Metal Nacional, etc ...)
[an error occurred while processing this directive]Onde você costuma pesquisar a respeito de discos raros que você está procurando, de novos lançamentos, essas coisas. Em que fontes você busca essas informações?
Para informações (e somente para isso, pois os preços são abusivos) eu gosto de pesquisar na eil.com. Para lançamentos eu costumo visitar os sites sobre rock e os sites das bandas (hoje em dia tem muita coisa boa que só está a venda nos sites dos grupos).
Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?
Listar só dez é impossível. Vai aí um resumo da ópera, com os vinte e cinco melhores:
1. Dust – Hard Attack
2. George Thorogood & The Destroyers – Move It On Over
3. Kiss – Creatures Of The Night
4. Iron Maiden – Seventh Son Of A Seventh Son
5. AcDc – Highway To Hell
6. Rose Tattoo – Angry Metal
7. Crow – Crow Music
8. Avenger – Prayers Of Steel
9. Slayer – South Of Heaven
10. Foghat – Fool For The City
11. Running Wild – Under Jolly Roger
12. Messiah – Psychomorphia
13. Slade – On Stage (o disco ao vivo mais empolgante que já ouvi)
14. Alice Cooper – Billion Dollar Babies
15. Bathory – Hammerheart
16. Creedence – Willie And The Poor Boys
17. DRI – Thrash Zone
18. Nazareth – No Mean City
19. LARD – The Last Temptation Of Reid
20. Metallica – Master Of Puppets
21. Plasmatics – Coup D´etat
22. Ramones – It´s Alive
23. Status Quo – Hello!
24. Tom Angelripper - Ein Tropfchen Voller Gluck
25. Benediction – Dark Is The Seasons
O que está rolando no seu som atualmente, e o que você recomendaria para os leitores do Whiplash?
No momento eu estou escutando muito um box do grande do Baron Rojo ("Las Aventuras Del Baron", com dois CDs e um DVD) , o "Eternal Dark" do Picture , um Lixomania (que só saiu no Japão) , o "Baladas Sangrentas" do Wander Wildner, "A Arte do Insulto" do Matanza e o "Heavy Metal Naok Osaka (bootleg) do Metalucifer. Ou seja , a maioria é material antigo.
A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?
Acho improvável, pois até hoje eu conheço pessoas que colecionam (e escutam) discos de 78 rotações e ainda acham material que eles sempre procuraram. Para conseguir tudo o que quero, só se eu ficar milionário (risos).
[an error occurred while processing this directive]Já parou para pensar em quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?
Teoricamente serão as minhas filhas, mas se elas não quiserem irei vender a maioria e aproveitar a grana. Não vai dar para levar nada mesmo para o outro lado.
O que o rock representa na sua vida?
É um estilo de vida. Só quem curte isso sabe do que estou falando. O prazer de ter e curtir um CD ou LP que você sempre procurou é algo indescritível.
Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?
Uma boa pedida para quem está começando é escutar rádios rock (como a Kiss FM). Aí é só começar o garimpo. Não adianta o cara começar com som extremo. Para iniciantes é difícil para digerir.
Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música, e que te fez pensar algo como "isso só acontece com um colecionador mesmo"?
Nos anos 80, provavelmente em 1989, em um sábado à tarde estava em casa com uns camaradas escutando uns discos (para variar) quando chegou um outro amigo meu dizendo que tinha visto na Heavy Metal Rock o EP argentino do Metallica – o "Garage Days" (na época esse EP só tinha importado e todo mundo estava doente para ter ele). O Wilton (dono da loja) tinha um programa de rádio no domingo à noite, e assim que começou o programa eu liguei para a rádio e falei para ele guardar o EP para mim que na segunda de manhã ira buscar. Negócio feito desliguei o telefone. Não deu nem dois minutos o telefone toca, e um dos camaradas que estavam em casa, o Jorez, começa a me xingar, pois ele tinha tido a mesma idéia que eu tive, mas eu cheguei primeiro (risos). Até hoje damos boas risadas desse episódio.
Pra fechar, que papel você acha que nós, colecionadores, temos na indústria da música, no mundo e aqui no Brasil?
No Brasil nunca tivemos valor. Prova disso é o não lançamentos de singles e Eps, nem nos tempos de vinil e mesmo na era do CD. Se as gravadoras fossem mais espertas poderiam ter conseguido maiores lucros. No mundo, pode não parecer, mas os colecionadores brasileiros são bem respeitados (mais do que aqui). Eles sabem os valores das edições brazucas.
Cara, muito obrigado pelo papo, valeu por ter aceito participar da Collector´s Room, e que tudo dê certo na sua vida.
Obrigado pela oportunidade. Se alguém quiser entrar em contato para venda / troca / compra de itens, podem escrever para mim:
Email : [email protected]
MSN : [email protected]
Fiquem com Deus!
Collectors Room
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps