Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Ítens raros da coleção
Ítens raros da coleção
A grande quantidade de vinis é a principal característica da coleção
A grande quantidade de vinis é a principal característica da coleção
O que seria da vida sem um bom disco para ouvir
O que seria da vida sem um bom disco para ouvir
Vinis de todas as épocas
Vinis de todas as épocas
Picture discs também têm vez
Picture discs também têm vez
Ítens diferentes não faltam
Ítens diferentes não faltam
Uma coleção no mínimo eclética
Uma coleção no mínimo eclética
Luis Carlos com um de seus ítens preferidos
Luis Carlos com um de seus ítens preferidos

Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

Talvez a principal característica de um colecionador seja o amor incondicional que ele sente, seja pelos seus ídolos, seja por um estilo, seja pela música propriamente dita. O carioca Luis Carlos é um desses apaixonados, e ele conta a sua história agora pra vocês.

Pra começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Saudações leitores da Whiplash, eu sou Luis Carlos, 35 anos, carioca, um cara que ama música e também músico (baterista da banda Statik Majik).

Como foi o seu primeiro contato com o rock?

Meu primeiro contato foi com um programa de vídeo que passava no início dos anos oitenta (mais precisamente em 83) chamado BB Vídeo. Ali pude conhecer a música e a banda que me despertou pro som pesado: Kiss e "I Love It Loud". Daí vi mais coisas bem legais como Quiet Riot (era lindo eles tocando "C`mon Feel The Noise", música do Slade), Black Sabbath, Iron Maiden, Scorpions, Van Halen, Twister Sister (I wanna rock!!!), etc. Foi paixão à primeira vista.

Eu gostaria até de achar algo desse programa. Lembro do cara quebrando o disco do Lionel Ritchie, o contra-regra maluco, tinha também o picolé de peixe, era muito engraçado. O programa era apresentado por Sandoval Edilásio, e quem produzia era o Billy Bond, um argentino radicado no Brasil. Se não me falha a memória, ele fez parte da banda Joelho de Porco, que foi a pioneira em usar o humor no rock, antes de grupos como Ultraje a Rigor e Mamonas Assassinas.

Mais ou menos com que idade você percebeu que essa paixão iria acompanhá-lo por toda a vida?

Com onze anos. Depois de ver o programa, comprei meu primeiro disco, o "Creatures of the Night" do Kiss, por um cruzeiro na época, e daí não parei mais de colecionar e ouvir bandas como Sepultura, Cirith Ungol, Stress, Slayer, etc.

Eu nunca fui radical, mas não admitia (risos), então também curtia os vinis que meu irmão tinha na época, coisas como New Order, Sigue Sigue Sputinik, P.I.L., entre outras.

Você consegue dizer em que momento você se transformou de um fã normal de música em um colecionador?

Não, porque a paixão pela música me permitiu fazer várias coisas ao mesmo tempo, e à medida que eu ia ficando mais velho, colecionando discos, CDs, também passei a fazer fanzines, resenhar em revistas, tocar em bandas (o que eu faço até hoje).

Qual o tamanho da sua coleção?

Olha, juntando tudo isso aí, calculo que em torno de 3.000 itens ou mais, porque meu computador antigo "deu pau" e perdi o catálogo. Isso que dá gastar em coleção e não consertar o computador (risos).

De quais grupos você possui mais material e quais são as suas bandas favoritas?

Pergunta difícil heim (risos) ... Acho que Nazareth, Black Sabbath, Cathedral e Candlemass. Quanto as favoritas, vou ser injusto em esquecer alguma, mas vamos lá: Black Sabbath, Cathedral, Candlemass, Rush, Beatles, Anthrax, AC/DC, Nazareth, além de muita coisa nova que eu acho legal, como Black Label Society, Wolfmother, Julliete and the Licks e System of a Down.

E o estilo que você mais gosta, qual é?

Apesar da minha coleção ter o Heavy Meta" como destaque, sou um cara eclético musicalmente. Prefiro dizer que gosto da música que me agrade, que me faça sentir bem, então pode ser Metal, Punk, Pop, Jazz, etc.

Vamos fazer então uma cronologia da sua vida de colecionador: qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?

Comprei o "Creatures of the Night" do Kiss por causa da música "I Love it Loud" e fiquei fissurado quando ouvi o som e o visual dos caras. Aquilo me chamou a atenção, e também adorei ver e ouvir o Eric Carr tocar bateria. Eu adorava me fingir de integrante do Kiss quando moleque, fingindo que tocava numa banda, fora as escapadas depois do colégio pra jogar futebol de botão e ouvir Kiss, Iron Maiden ("The Number of the Beast"), Helix, etc.

Qual foi o maior de itens que você já adquiriu de uma única vez?

Que eu lembre, foram 50 vinis numa só tacada.

Qual item você considera o mais raro da sua coleção?

O compacto "Samarithan" do Candlemass, mas tem outras coisas mais ou tão importantes quanto esse item em minha coleção.

E o mais bonito, qual é pra você?

O peru da Festa do Costinha (risos)... Tô brincando, é o "Hammerheart" do Bathory.

Existem alguns lançamentos estranhos, e de vez em quando alguns acabam caindo nas nossas mãos. Qual você considera o item mais diferente e curioso do seu acervo?

Tenho uns disquinhos infantis aqui que são legais, pois são bem informativos, vem com brincadeiras bem educativas, e vejo hoje as pessoas adquirindo esse falsos funk com essas letras que não dizem coisa com coisa. Tenho Vila Sésamo, Chaves, Plunct Plact Zoom, um disco antigão do palhaço Carequinha ...

Existe algum disco que você passou um tempão atrás até consegui-lo para a sua coleção?

O disco "Festival dos Festivais", de 1966.

E, complementando a pergunta anterior, quais aqueles que, apesar de você estar atrás há uma cara, ainda não conseguiu?

A trilha sonora (da década de 70) do Sítio do Pica-Pau Amarelo, porque eu assistia quando garoto e aquela musiquinha tema é clássica né (risos), e ainda quero pegar o "Racional 1" e "2" do Tim Maia.

Como você guarda e conserva a sua coleção?

No momento no meu armário, mas como estou me mudando, em breve farei um novo local e daí organizarei tudo de novo. Aliás, acho que essa é a maior dificuldade, quero ver alguém botar tudo em ordem alfabética, porque colecionador não pára (risos).

Quais são os itens que você mais gosta entre todos da sua coleção?

Eu adoro todos, mas claro que com determinados itens importados tenho um cuidado maior ainda, pois o custo foi maior, isso sem falar do "Creatures of the Night" do Kiss, que além do que eu comprei na época acabei comprando outro e também a versão em CD (que tem outra formação na capa).

Onde você costuma comprar os itens para o seu acervo? Que lojas você indica, aquelas que possuem os itens mais difíceis de se encontrar, para quem está começando agora a sua coleção?

Na verdade eu não indico nenhuma, eu não vou revelar minha fonte né (risos) ... Falando sério, eu procuro em sebos, lojas especializadas, já que na minha coleção tenho mais vinil do que CD, e na verdade existem mais lojas que vendem CDs do que vinil, então nas lojas mais populares eu nem vou muito porque elas trabalham muito mais com CD e minha preferência é vinil. Pra quem quer começar a colecionar, eu indico que pesquisem bastante e que passem bem longe de mercenários e modistas.

Você tem um relacionamento com alguém? Faço essa pergunta porque gostaria de saber como essa pessoa vê essa sua dedicação a sua coleção.

Estou noivo e me caso ano que vem, o nome dela é Luciana e, além de meu amor, é uma grande companheira, já tá acostumada com minas doideiras, e sabe como é músico né (risos) ... não tem problema com coleção, ela também gosta de rock/metal, então tá tudo em família.

E os seus amigos, já colocaram algum apelido em você depois de todos esses anos dedicados aos discos, ou vêem você como uma espécie de "consultor", aquele cara que conhece tudo e que tem dicas preciosas para passar?

Tenho muitos amigos, mas muitos deles só descobrem e lembram quando sabem de alguma matéria, como aconteceu com uma que fiz mês passado pro Jornal O Globo falando de minha coleção, e agora saberão dessa. Mas nesse meio eles sabem mais a respeito de mim como baterista da Statik Majik, um cara que toca numa banda de rock/metal, mas alguma idéia a gente sempre troca em relação a material, bandas, etc, e desde que não me peçam vinil emprestado (risos) .... e também espero que não achem que eu conheço tudo, ninguém conhece tudo, todos podem partilhar perfeitamente seus conhecimentos, independente do tempo que curte som e da idade.

Onde você costuma pesquisar a respeito de discos raros que você está procurando, de novos lançamentos, essas coisas. Em que fontes você busca essas informações?

Com amigos, pela internet, nos locais onde já compro vinil. Geralmente as bandas mais atuais eu descubro em revistas e sites especializados.

Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Mais uma pergunta difícil, mas vamos lá:

Beatles - White Álbum - Nesse disco tem a música "Helter Skelter", que é uma obra-prima, mas deles mesmo citaria tudo. Beatles é lindo

Black Sabbath - Volume 4 - Uma banda que eu poderia citar todos os discos da fase Ozzy e uma baita influência também pra banda que eu toco

Led Zeppelin - Led Zeppelin IV - O Led tem outros discos fantásticos, mas esse matou a pau (risos)

Candlemass - Eppicus Doomicus Metallicus - Uma Bíblia Musical do estilo Doom Metal, e que foi uma baita referência quando comecei a tocar

Rush - Caress of Steel - Adoro Rush, mas esse é o disco que mais curto, e Neil Peart rules

Guns And Roses - Appetitte for Destruction - Um manual de como se fazer Hard Rock

Kiss - Creatures of the Night - Meu primeiro disco. Sei que o Eric Carr não é da formação clássica, mas o cara dá de dez no Peter Criss tocando e também cantando

Slayer - Reign in Blood - Que saudade do Thrash Metal esporrento, mas bem tocado

Nirvana - Nevermind - Sei que as pessoas não curtem muito a banda, mas acho que eles foram o Sex Pistols dos anos noventa. Fizeram um disco pesado e arrombaram a porta da frente da grande mídia modista e corrompida, além de achar uma bobagem essa história de que o grunge tirou o espaço do metal na mídia. Grunge nem é música, é apenas um rótulo idiota que inventaram

Sex Pistols - Nevermind the Bollocks - Disco clássico de punk rock, com muita raiva e atitude.

O que está rolando no seu som atualmente, e o que você recomendaria para os leitores do Whiplash?

No meu som está rolando "High as Hell" do Nashville Pussy, e antes rolou o "Dirt" do Alice in Chains. Eu recomendo muita coisa. Além da banda que eu toco (risos), eu recomendo que ouçam música pelo "amor à música", não por algum modismo passageiro, então recomendo bandas anos 60 e 70 tipo Led, The Who, Doors, Grand Funk, Yes, Uriah Heep, e anos 80 como Pentagram, Angelwitch, Trouble, Saint Vitus, Witchfinder General, grupos legais que não foram e ainda não são valorizados.

Recomendo também ouvir som brasileiro sempre. Tivemos e continuamos tendo boa música sempre e sempre, valorizem nossa música!!! Então taí: Raul, Mutantes, Sepultura, enfim, tanta banda brasileira que não deve em nada para as gringas.

A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Não, acho que parar não, eu posso dar um tempo, ainda mais no meu caso que não me limito a colecionar somente uma banda e/ou um estilo.

Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velho? Quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?

Espero que meu filho(a), e que ele(a) dê muito valor, porque o vinil eu cito como exemplo de como as coisas hoje se banalizam tão fácil, as pessoas estão muito descartáveis, usam uma coisa e logo jogam fora. Eu tenho até pena desse povo que pensa assim e imagine, acabar o CD e ficar aquelas maquininhas horríveis, e onde vai ficar as letras e as informações sobre o artista? Vai ser como ter um livro e nele só conter a capa.

O que o rock representa na sua vida?

Representa meus sentimentos em forma de música, e pra mim que sou músico, uma maneira de me expressar pras pessoas.

Se você tivesse que indicar algumas bandas e alguns discos para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

Bem, eu indicaria as bandas que citei como os dez melhores discos e muitas outras, como Soundgarden, Ramones, Alice Cooper, Skid Row, The Smiths, The Cure, Kraftwerk, Secos e Molhados, Joy Division, Napalm Death, Metallica, Megadeth, enfim, bandas e músicas que acho legais. É difícil citar todas aqui, tem tanta coisa que eu acho bacana. Pra aquela que não quer ter contato, eu daria um disco da Britney Spears ou Tati Quebra-Barraco, assim essa pessoa se fode de vez (risos).

Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música, e que te fez pensar algo como "isso só acontece com um colecionador mesmo"?

O disco do Serguei que adiquiri um tempo atrás, quando vi a contracapa eu percebi que conhecia o guitarrista do disco pois ele era dono de um estúdio que eu gravei com uma banda em 2001, eu olhava pra cara dele e ficava pensando: "conheço esse puto de algum lugar" (risos).

Pra fechar, que papel você acha que nós, colecionadores, temos na indústria da música, no mundo e aqui no Brasil?

Nós somos a memória dos esquecidos, dos modistas que não conseguem pensar por si próprios, somos aqueles que amam verdadeiramente a música e não a tratam como um mero produto descartável, e vale citar aqui que espero que o Brasil pare um pouco de copiar "tecnologia de ponta" e passe a lançar trabalhos em vinil também. Na Europa, a quem copiamos tanto e chamamos de primeiro mundo, eles ainda lançam material em vinil. Então, por que aqui não? Eu tenho maior orgulho de ter trabalhos meus lançados em vinil.

Cara, muito obrigado pelo papo, valeu por ter aceito participar da Collector's Room, e que tudo dê certo na sua vida.

Desejo o mesmo pra ti Cadão, foi muito bacana participar do Collector's Room e deste grande site que é o Whiplash. Espero voltar aqui em outra oportunidade e desejo pra todos: PAZ, AMOR E ROCK AND ROLL !!!


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rockNelson Dylara
A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots RecordsGota
A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Marcelo Bernardes: Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no BrasilAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no Brasil

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Collectors Room: a terapia que é arrumar a coleção de discos (vídeo)

Collectors Room: os fantásticos singles e porque eles não saem no Brasil (vídeo)

Collectors Room: Mötley Crüe e o conto das turnês de despedida (vídeo)

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"Todas as matérias sobre "Statik Majik"


Megadeth: os melhores álbuns da banda segundo o About.comMegadeth
Os melhores álbuns da banda segundo o About.com

Jim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal CorpseJim Carrey
Batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adWhipDin