Matérias Mais Lidas

imagemAs faixas do "Black Album" que James Hetfield e Lars Ulrich não curtem

imagemAs seis músicas do Metallica que Dave Mustaine ajudou a escrever

imagemAs 10 melhores versões metal de músicas pop dos anos 1980, em lista da Metal Hammer

imagemQuando Derico, do Programa do Jô, descobriu que Ian Anderson tocava tudo errado

imagemRock in Rio: Pitty alfineta a produção do festival ao revelar qual seria sua exigência

imagemJanis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle

imagemSérgio Moro elege banda clássica de Rock como sua favorita

imagemRaul Seixas: o clássico que presta homenagem ao brega e foi feito com Paulo Coelho

imagemAnitta é a maior roqueira que existe hoje no Brasil, diz integrante do Titãs

imagemMax e Iggor Cavalera: setlists, fotos e vídeos de shows na Audio, em São Paulo

imagemTommy Lee posta nude novamente, porém, em versão meio "Romero Britto"

imagemAmy Lee escolhe a melhor música do Evanescence para apresentar a banda

imagemYngwie Malmsteen diz que deve ser surdo quem não nota emoção no que ele toca

imagemRage Against The Machine cancela turnê europeia por conta de contusão do vocalista

imagemSe não fosse o Queen, Max Cavalera provavelmente não existiria


Stamp

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Por Ricardo Seelig
Em 28/05/06

publicidade

Conquistando cada vez mais espaço, a Mad Dragzter é uma das melhores bandas da nova geração do metal brasileiro. A Collector´s Room bateu um papo descontraído com o guitarrista Tiago, onde ele apresentou a sua coleção, contou histórias interessantes e revelou o que a banda está preparando para 2006. Então, sente na cadeira, aumente o som e conheça o que um dos grupos mais promissores da nova cena brasileira tem na sua prateleira.

Bem, antes de tudo muito obrigado por ter aceitado o convite para participar da Collector´s Room. Você lembra como foi o seu primeiro contato com a música?

Eu que agradeço pelo convite. Desde pequeno a música faz parte da minha família. Meus pais gostavem muito de música clássica, Beatles, Stones, então cresci escutando e aprendendo bestante coisa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E depois deste primeiro contato, como se deu a sua aproximação com o metal e a música mais pesada?

Bom, na verdade foi no colégio, com uns seus, sete anos de idade. A molecada começou a falar de metal e de bandas como Iron Maiden e Judas Priest, até pelo efeito "Rock In Rio". Lembro muito bem de uma vez que peguei um poster do Judas no intervalo da escola, eu devia ter uns oito anos, levantei e toda a galera gritava ‘Judas Priest, Judas Priest’.

Meu primeiro disco foi o "Combat Rock", do Clash, que é um álbum muito legal, mas meu primeiro disco de metal é o maravilhoso "Love At First Sting" do Scorpions. Amo e tenho este álbum até hoje.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quantos álbuns você possui?

Tenho mais de 500 itens em minha coleção de CDs, vinis, DVDs, VHS,...

De quais bandas você possui mais material?

De bandas de thrash metal dos anos oitenta. Existem várias bandas que possuo toda a discografia e alguns EPs e bootlegs também. Mas o grupo que tenho mais material é disparado o Metallica. Tenho muitos bootlegs e quase todos os Eps, além de algumas versões raras também.

Além de CDs, vinis e DVDs, existe algum outro item que você coleciona?

Fitas cassete. Tenho muita coisa em cassete, tanto original como demos e versões piratas, tanto de bandas nacionais quanto estrangeiras. Possuo muitas camisetas de bandas também.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tiago, vamos voltar um pouco para o passado então: você lembra qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?

Como comentei antes, foi o "Love At First Sting" do Scorpions, de 1984. Lembro que ouvi "Still Loving You" no rádio e na novela da época e falei ‘nossa, que som é esse, que maravilhoso, os solos de guitarra, fenomenal’.

Qual item você considera o mais raro em sua coleção?

Um vinil triplo de um show do Metallica na Bélgica em 1988. Muita gente comenta que existem apenas 100 cópias deste vinil em todo o mundo.

Quantos álbuns em média você compra por mês?

Ahahahahah... Quando eu tinha grana comprava uns cinco ou seis por mês. Hoje tem que ser algum lançamento especial mesmo, de alguma banda que eu goste muito.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lembra qual foi o maior número de álbuns que você comprou de uma única vez?

Lembro. Há uns cinco anos atrás saí de uma empresa em que trabalhava há muitos anos. Peguei parte da grana da rescisão e fui à Galeria do Rock fazer a festa. Se não me engano comprei mais de 50 CDs naquela dia.

Todo colecionador tem seus itens preferidos. Qual item você tem mais ciúmes, aquele CD que você tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?

Para falar a verdade eu não venderia nenhum item. As coisas do Metallica, CDs de bandas thrash que não existem mais tipo Zoetrope, Onslaugth, Sacred Reich. Não venderia nada (risos)!!! Espero não precisar nunca vender nada da minha coleção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre todos os itens da sua coleção, qual foi aquele que deu mais trabalho para conseguir?

Os bootlegs do Metallica. Vários comprei de outros países, de colecionadores e pela internet, e paguei caro em alguns. Outros tive que convencer os donos a vender (risos)...

Com certeza ainda existe algum álbum que você procura, procura, e mesmo assim ainda falta em sua coleção, certo? Que disco é este?

Alguns bootlegs do Metallica, principalmente dos anos oitenta, mas realmente não tenho me dedicado mais tanto a conseguir estes itens.

Certamente, no meio de todo este acervo devem existir alguns CDs que você olha e pensa "nossa, porque eu comprei este álbum". Então, vamos lá: qual é o item mais estranho da sua coleção, e também que álbuns as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?

Já me arrependi com vários álbuns, e acho que isso acontece com todo mundo, né? Gosto de várias outras coisas fora do metal, gosto de boa música de uma maneira geral, então na minha coleção você vai encontrar CDs de gente como Alan Jackson, New Order, Concrete Blonde, Ziggy Marley e outros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nossa, Concrete Blonde?!?!? Esta é uma das minhas bandas prediletas, mas não imaginava que você teria algum álbum dos caras. Tiago, você possui algum lugar específico para guardar a sua coleção? E, além disso, tem alguma dica de conservação para passar pra gente?

Tenho minha pilha de CDs, mas eles ficam divididos em três lugares da minha casa. Tenho um local onde deixo os CDs que vou ouvir na semana, e separo por estilo. Sobre conservação acho que não sou a pessoa mais indicada para dar conselhor, porque as vezes acho CDs em caixas trocadas, etc (risos). Correria!!!

Você consegue fazer um top#5 dos itens da sua coleção que você mais curte?

Bom, isso é difícil, mas acho que seriam os seguintes:

- Metallica – Master Of Puppets
- Exodus – Another Lesson In Violence
- Slayer – Seasons In The Abyss
- Sepultura – Beneath The Remains
- Suicidal Tendencies – Lights, Camera … Revolution

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vamos falar um pouco de música em geral. Para você, quais são os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Bem, vou continuar a lista aí de cima (risos), que para mim são os cinco melhores:

- Metallica – Master Of Puppets
- Exodus – Another Lesson In Violence
- Slayer – Seasons In The Abyss
- Sepultura – Beneath The Remains
- Suicidal Tendencies – Lights, Camera … Revolution
- Testament – The Legacy
- Kreator – Extreme Aggression
- Iron Maiden – Somewhere In Time
- Megadeth – Rust In Peace
- Razor – Violent Restitution

Que grupos você tem ouvido ultimamente, que tem chamado a sua atenção e você recomendaria aos leitores do Whiplash.Net?

Das coisas mais novas eu realmente curto Nevermore, Prong, Machine Head, Pantera e Killswitch Engage. Nenhuma delas é tão nova assim, mas possuem álbuns lançados nos 90 e 2000.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que veio antes: a paixão pela música, a vontade de conhecer mais e mais álbuns, a sede de colecionador, ou o desejo de montar uma banda e levar esta paixão para mais e mais pessoas?

A paixão pela música, sem dúvida, que é o mais importante. O sonho de ter uma banda é muito antigo também, mas só consegui realizá-lo no final dos anos noventa.

Dentro do grupo todos possuem o mesmo gosto musical ou cada um curte um estilo mais específico?

Temos gostos diferentes. Eu sem dúvida sou o cara do thrash metal. O Armando também, do thrash e do death metal. O Eric é fanático por Iron Maiden e metal tradicional, e algumas coisas de hard rock também. E o Gabriel é fanático por coisas dos anos setenta, como Black Sabbath, Santana, Deep Purple, Eric Clapton e outros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como músico, como você vê esta paixão e devoção dos fãs pela obra de um artista, com acervos muitas vezes mais completos do que os dos próprios músicos?

Acho isso fantástico. As bandas e os músicos acabam fazendo parte da nossas vidas. O Metallica, por exemplo, compartilhou vários momentos da minha. Tem músicas do Metallica me lembram a adolescência e os sonhos da época. Deve acontecer com todo mundo isso. E hoje, com o Mad Dragzter, também acontece. Tem muita gente que tem tudo, demo, todas as versões do CD, clipe, tatuagens, todas as camisetas, e até alguns CDs e vídeos piratas que a gente não tem!!! (risos). Tem gente que tem até gravação de outra banda tocando Mad Dragzter!!!!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Todo colecionador adora um "bootleg", isso é um fato. Registros de shows estão entre os itens mais desejados em todo mundo. E você, como músico, qual é a sua opinião sobre os "bootlegs"?

Sou a favor. Hoje você vê grupos como Marillion, Testament e Dream Theater vendendo bootlegs em seus sites, porque não tem jeito, eles sempre existiram e sempre irão existir. Muitas vezes a qualidade das gravações é uma merda, mas o que vale é você ter o item na sua coleção. Acho ducaraio!!!!

O Brasil é um dos únicos países onde o formato "single" não vingou, seja por uma decisão das gravadoras ou por um costume do mercado. Como você vê isso?

Acho que o Brasil tem um problema de poder aquisitivo muito sério. Aqui a galera não consegue nem comprar todos os CDs full que gostaria, imagina então singles. Isso só vai mudar quando a situação política e econômica mudarem.

Nós, colecionadores, conhecemos o mercado do lado de cá. As lojas, os lançamentos, as diferentes versões de um mesmo álbum, singles, bootlegs, reedições. Você, além de colecionador, como músico está também do outro lado. Sendo assim, o que você gostaria que mudasse no mercado fonográfico brasileiro?

Gostaria que acabasse o jabá e que o povo em geral parasse de consumir música ruim e enlatada. As gravadoras monopolizam as rádios e a TV e enfiam goela abaixo da galera um monte de lixo, uma lavagem cerebral de tanto colocar pra rolar sons horríveis. Gostaria também que o metal tivesse mais espaço e saísse de vez do underground, como aconteceu nos anos oitenta.

O fato de ser músico certamente proporcionou a realização de vários sonhos, inclusive conhecer alguns de seus ídolos. Conta aí pra gente alguma história interessante a respeito disso.

Um dos meus maiores sonhos acontecei na última vez em que o Exodus tocou aqui. Conheci todos os integrantes, e, principalmente, o "Riff God" Gary Holt. Tirei foto com todos e conversei bastante, fora entregar material do Mad Dragzter, que depois foi muito elogiado por eles. E a última surpresa foi o Jack Gibson, baixista do Exodus, usar a camiseta do Mad Dragzter no show em São Paulo.

O que o Mad Dragzter está preparando para os seus fãs em 2006?

Nosso novo CD, "Killing The Devil Inside", que deve sair entre junho e julho e está ficando matador. Tenho certeza de que vai para a coleção de muitos fãs de metal do mundo todo!!! Fora isso, virá junto com o CD o clipe da faixa "Jaws", todo feito em animação, e muitos shows da tour do novo álbum por todo o Brasil.

Muito obrigado pela entrevista. Este espaço é seu.

Queria agradecer muito você, Ricardo, e toda a equipe do Whiplash.Net pelo excelente trabalho e grande apoio ao Mad Dragzter. E galera, vamos prestigiar o metal nacional. Baixem MP3 e vídeos do Mad Dragzter no nosso My Space.

Stay Madz!!!


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: "Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio Celestino

Gota: A coleção do proprietário da Roots Records

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no Brasil

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Collectors Room: a terapia que é arrumar a coleção de discos (vídeo)

Collectors Room: os fantásticos singles e porque eles não saem no Brasil (vídeo)

Collectors Room: Mötley Crüe e o conto das turnês de despedida (vídeo)

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Dream Theater 2022


publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Power Metal: os dez álbuns essenciais do gênero

Andreas Kisser: "Eloy Casagrande talvez não seja humano"


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig.