Gota: A coleção do proprietário da Roots Records

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Gota e alguns de seus brinquedinhos
Gota e alguns de seus brinquedinhos
Compactos são uma fixação
Compactos são uma fixação
Cercado de alguns de seus ítens favoritos
Cercado de alguns de seus ítens favoritos
Compacto Black Night do Deep Purple
Compacto Black Night do Deep Purple
Ítens de peso não faltam na coleção
Ítens de peso não faltam na coleção
Compactos e ítens raros
Compactos e ítens raros
Alguns compactos
Alguns compactos
Uma coleção cheia de raridades
Uma coleção cheia de raridades
Alguns pictures e ítens japoneses
Alguns pictures e ítens japoneses
Ítem mais estranho
Ítem mais estranho

Esta matéria foi publicada muitos anos atrás, está datada, e a coleção mostrada hoje deve ser bem diferente. Mas a matéria continua sendo uma curiosa cobertura sobre uma invejável coleção, e por isso a destacamos.

Praia e natureza. Florianópolis é conhecida em todo o Brasil por esses atributos, mas a ilha também possui uma intensa cena rock e heavy metal. A Roots Records é um dos principais pontos de encontro da galera que gosta de música pesada em Floripa, e foi justamente com Luiz Antônio Menegotto, o popular Gota, proprietário da loja, que batemos um longo papo para essa edição da Collector's Room. Afinal, tá na hora de todo o Brasil saber que, além da beleza de suas praias, Floripa também tem muito rock em suas ruas.

Agradecimento especial a Ben Ami Scopinho pela condução da entrevista e pelas fotos.

Gota, você é bastante conhecido aqui em Florianópolis, mas no resto do país as pessoas ainda não conhecem você. Então, pra começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Meu nome é Luiz Antônio Menegotto, tenho 43 anos, sou formado em psicologia/UFSC, casado, tenho quatro filhos e um cachorro chamado Jimmy.

Você é proprietário da Roots Records, uma das lojas de discos mais tradicionais de Floripa, mas tudo isso teve um começo. Como foi o seu primeiro contato com o rock?

Meus primos, mais velhos do que eu, se reuniam na casa de minha avó, e entre as conversas com as gatinhas, rolava muita viola e gaita de boca. Made In Brazil, Casa das Máquinas, Mutantes, Caetano e muitos outros que nem me lembro. Era um fumacê danado.

E mais ou menos com que idade você percebeu que essa paixão não tinha cura, e que iria acompanhá-lo por toda a vida?

Pois então, eu tinha uns 12 anos na época.

Você consegue dizer em que momento você se transformou de um fã normal de música em um colecionador?

O momento exato não sei te dizer, mas o quarto foi ficando cheio de LPs e fitas cassetes agrupados pelo chão (as estantes já estavam cheias).

Qual o tamanho da sua coleção?

Veja bem, eu viajava muito (risos) para adquirir os discos, tinha cerca de uns quatro mil vinis e centenas de fitas cassetes e de vídeo (VHS). Antes de montar a loja, eu já tinha alguns compactos, muitos importados. Sempre procurei adquirir itens com capinha e foto das bandas. Busco qualidade e não quantidade, e tenho hoje por volta de uns mil e tantos compactos.

De quais grupos você possui mais material, quais são as suas bandas favoritas?

Sou meio eclético, então tenho de tudo um pouco. Hard, blues, reggae, muito progressivo, heavy e thrash metal. Mas minhas bandas preferidas são Purple, Sabbath, Uriah Heep, Grand Funk, ...

Vamos fazer então uma cronologia da sua vida de colecionador: qual foi o primeiro álbum que você comprou, e por quê?

O primeiro disco que comprei foi o "Made In Europe" do Deep Purple, numa loja que nem existe mais. Era sábado e chovia muito, me lembro que pedi duas sacolas para não molhar. No segundo grau, após as aulas, nos reuníamos na casa deste ou daquele colega para curtirmos os discos. Minhas referências foram boas.

Qual foi o número máximo de itens que você já adquiriu de uma única vez?

Não lembro, mas com certeza foi em alguma promoção.

Qual item você considera o mais raro da sua coleção?

O "Black Álbum" dos Beatles, que é uma pérola entre os bootlegs, coisa de fã de carteirinha mesmo, saíram somente dez mil cópias. Também o "Two Virgins" do John Lennon.

E o mais bonito, qual é pra você?

Vários piratas do Hendrix e do Led, que considero verdadeiras obras-primas, tamanha a qualidade gráfica e sonora do material (vendi todos). Entre os compactos, destaco alguns pictures dos Beatles, Elvis, Stones e Grand Funk, coloridos e com várias fotos alternativas.

Existem alguns lançamentos estranhos, e de vez em quando alguns acabam caindo nas nossas mãos. Qual você considera o item mais diferente e curioso do seu acervo?

Uma vez tive um Jethro Tull, creio que era o "Stand Up", importado, capa dupla. Quando você abria, levantava umas figuras com os caras da banda. Nada demais, me lembrava os livros infantis. Mas o mais esquisito que ainda tenho é um antigo compacto dos anos 60, com a propaganda da Frigidaire (marca de geladeiras). É um exemplar em papelão.

Além de fã, você é proprietário de uma loja de discos. Como é isso para um colecionador? Você pega o que é do seu interesse, encomenda direto das distribuidoras, ou ainda compra em outras lojas o que te interessa?

Tudo isso. Quando vamos a São Paulo, minha mulher reclama que ficamos pouco tempo nos atacados de roupas e CDs/DVDs, mas fico horas nas lojas de discos, tá no sangue.

Existe algum disco que você passou um tempão atrás até conseguí-lo para a sua coleção?

Vários! No momento quero um compacto do Caetano com os Mutantes, mas anda meio caro.

E, complementando a pergunta anterior, quais aqueles que, apesar de você estar atrás há uma cara, ainda não conseguiu?

Não se pode ter tudo, mas de vez em quando pinta algum.

Como você guarda e conserva a sua coleção?

Eu guardava em estantes e em caixas, agrupadas no chão, todos com plástico externo e interno. Tem-se que ter cuidado, pois também se trata de um investimento.

Quais são os itens que você mais gosta entre todos da sua coleção?

Atualmente são os compactos. As capas diferenciadas dos LPs são um atrativo à parte.

Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Impossível responder, mesmo que fossem 100 álbuns.

O que está rolando no seu som atualmente, e o que você recomendaria para os leitores do Whiplash?

Todo colecionador fica contente com cada nova descoberta. Minha última se chama Boomerang, dos anos 70.

A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

A tendência é a coleção aumentar.

Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velho?

Penso que fiz a minha parte. Se meus filhos depois quiserem vender, tudo bem, só não troquem por pagode (desculpe, não pude evitar)

O que o rock representa na sua vida?

Meu passado, meu trabalho, minha vida.

Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

Chucky Berry (o verdadeiro rei do rock), Beatles, AC/DC, Ramones e Motorhead na primeira semana. Depois visite a galeria e escolha sua tribo.

Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música, e que te fez pensar algo como "isso só acontece com um colecionador mesmo"?

Seguinte: certa vez um cliente, que por razões óbvias vou omitir o nome, deixou um bilhete que dizia "amigo Luiz, pede para mim 54 CDs do Twisted Sister - Stay Hungry. Conto contigo, um abraço do teu amigo... ". Passado alguns dias, lhe perguntei por que ele queria 54 CDs iguais, e prontamente me respondeu: "Eu quero um só, os demais tu coloca na loja". E assim foram com outras bandas nas mais diversas quantidades, virei pára-raios.

A Roots é um ponto de encontro tradicional da galera que gosta de rock e heavy metal em Floripa. Como surgiu a loja, e quais são os planos para o futuro?

Mesmo antes de me formar em psicologia (1986) eu desejava trabalhar com música. Antes trabalhei em clínicas de educação especial, escolas públicas, particulares, asilos e jardins de infância. Tenho boas recordações, mas recebia pouco. Ganhava uns trocados vendendo gravações e LPs via correio (puta saudade, eu era feliz e não sabia). Até que botei o diploma na gaveta e fui trabalhar num escritório de contabilidade, juntei grana por dois anos, consegui "paitrocínio" e abri a Roots. Lá coloquei minha coleção inteira de LPs, cassetes e VHS à venda. O que era para ser uma perda, se transformava em satisfação, pois a galera que comprava, curtia merecidamente. Tudo começou em 1991, e de lá pra cá foram muitas amizades e "causos". Posso dizer com certeza que valeu a pena. No decorrer deste ano pretendo ainda fazer algumas reformas dentro da loja, ampliando o espaço e as ofertas.

Certo, Gota, mas a sua coleção é particular, ou também está à venda, pô?!

A coleção de compactos eu não vendo. Mas me desfiz de muitos de meus discos no início da loja.

Todo fã de rock é meio compulsivo, obsessivo, faz tudo pra ter aquele disco que quer. Quais foram os clientes mais "loucos" que você já teve na sua loja, que te impressionaram seja pela vontade de ter um disco, pelo conhecimento a respeito de determinada banda, ou por serem estranhos mesmo?

Cara, já apareceu de tudo, dava certamente para escrever um livro. Uma vez, um casal me perguntou sobre Peter Frampton, e sugeri o CD "Comes Alive". A "moça" começou a observar o tempo das músicas, não demorou muito e disse: "Amor olha aqui, uma música de 1:23 ("Penny For Your Troughts") e essa de 14:15 ("Do You Feel Like We Do"). Isso não existe, vamos embora". O cara agradeceu e se foram. Fiquei de cara.

Se você pudesse resumir em uma palavra o que o rock faz você sentir, que palavra seria essa?

Vivo.

Cara, muito obrigado pelo papo, valeu por ter aceitado participar da Collector's Room, e que tudo dê certo na sua vida.

Eu que agradeço a oportunidade e quando puderes, nos faça uma visita, ou acesse www.rootsrecords.com.br.


Collectors Room

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews BandRodrigo Simas
A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Fernando Souza Filho: O FSF, editor-chefe da Rock BrigadeFernando Souza Filho
O FSF, editor-chefe da Rock Brigade

Vanessa Frehley: amor sem limites ao KissVanessa Frehley
Amor sem limites ao Kiss

Reinaldo: um apaixonado pelos ScorpionsReinaldo
Um apaixonado pelos Scorpions

Alexandre Vilella: Empresário fanático pelo Def LeppardAlexandre Vilella
Empresário fanático pelo Def Leppard

Rogério Mendonça: dono de uma invejável coleção do U2Rogério Mendonça
Dono de uma invejável coleção do U2

Almir Figueiredo: o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyAlmir Figueiredo
O brasileiro que arrematou os óculos de Ozzy

Nelson Dylara: A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rockNelson Dylara
A coleção de fotos, ingressos e autógrafos do paparazzi do rock

Vinícius Neves: O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoVinícius Neves
O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleção

Vitão Bonesso: A imensa coleção do apresentador do BackstageVitão Bonesso
A imensa coleção do apresentador do Backstage

Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie CrewAirton Diniz
A coleção do editor chefe da Roadie Crew

Mad Dragzter: A coleção de CDs de thrash do guitarrista TiagoMad Dragzter
A coleção de CDs de thrash do guitarrista Tiago

Aquiles Priester: Posters, action figures e latinhas de coca-colaAquiles Priester
Posters, action figures e latinhas de coca-cola

Alessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream TheaterAlessandro Silveira
Colecionador de bootlegs do Dream Theater

Marco Malagolli: Um dos maiores conhecedores da obra dos BeatlesMarco Malagolli
Um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles

André Rodrigues Guedes: Coleção focada em Mercyful Fate e King DiamondAndré Rodrigues Guedes
Coleção focada em Mercyful Fate e King Diamond

Eyes Of Shiva: A coleção de Metallica do baterista Ricardo LonghiEyes Of Shiva
A coleção de Metallica do baterista Ricardo Longhi

Johnny Z: Uma invejável coleção de heavy metalJohnny Z
Uma invejável coleção de heavy metal

Bento Araújo: A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineBento Araújo
A coleção de classic rock do editor do Poeira Zine

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Kid Vinil: Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!Kid Vinil
"Uns 10 mil vinis e mais uns 10 mil CDs!"

Antônio Carlos Monteiro: A coleção do ACM da Rock BrigadeAntônio Carlos Monteiro
A coleção do "ACM" da Rock Brigade

Perpetual Dreams: A coleção dos integrantes da banda catarinensePerpetual Dreams
A coleção dos integrantes da banda catarinense

Gastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalGastão Moreira
A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

Motley Crue: A impressionante coleção do paulista Flávio ColognesiMotley Crue
A impressionante coleção do paulista Flávio Colognesi

Marcel Castro: De ingressos e tour-books a guitarras autografadasMarcel Castro
De ingressos e tour-books a guitarras autografadas

Eliton Tomasi: A coleção do editor da RockHard/ValhallaEliton Tomasi
A coleção do editor da RockHard/Valhalla

Bon Jovi: A coleção do paulista Flávio CelestinoBon Jovi
A coleção do paulista Flávio Celestino

Marcelo Peixoto: A coleção do proprietário da Hot MusicMarcelo Peixoto
A coleção do proprietário da Hot Music

Luiz Calanca: A coleção do dono da Baratos AfinsLuiz Calanca
A coleção do dono da Baratos Afins

Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no BrasilQueen
Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina

Felipe Fleury: Colecionador de ítens do Guns N' RosesFelipe Fleury
Colecionador de ítens do Guns N' Roses

Daniel Schierolli: Acervo dedicado à música pesadaDaniel Schierolli
Acervo dedicado à música pesada

Ademir Vieira: Dono de uma admirável coleção do StratovariusAdemir Vieira
Dono de uma admirável coleção do Stratovarius

Lincoln Braite: Colecionador paulistano fissurado por Kai HansenLincoln Braite
Colecionador paulistano fissurado por Kai Hansen

Luciano Sorrentino: Colecionador de material do KissLuciano Sorrentino
Colecionador de material do Kiss

Alexandre Neves: O brasileiro com maior pontuação no eBayAlexandre Neves
O brasileiro com maior pontuação no eBay

Daniel Skupien: Coleção dedicada ao Heavy Metal nacionalDaniel Skupien
Coleção dedicada ao Heavy Metal nacional

Statik Majik: A coleção de vinis do baterista Luis CarlosStatik Majik
A coleção de vinis do baterista Luis Carlos

Marcelo Bernardes: Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionadorMarcelo Bernardes
Paulista radicado em Santa Catarina, corintiano e colecionador

Salvatore D'Angelo: De blues a death metal, e muitos bootlegsSalvatore D'Angelo
De blues a death metal, e muitos bootlegs

Julio Marcondes: Colecionador e apresentador do programa A História do RockJulio Marcondes
Colecionador e apresentador do programa A História do Rock

André Sikora: A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no BrasilAndré Sikora
A coleção do presidente do fã clube do Nazareth no Brasil

Geraldo Tavares: Fã inveterado e colecionador do YesGeraldo Tavares
Fã inveterado e colecionador do Yes

Roberto Sabbag: Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geralRoberto Sabbag
Colecionador do Slayer e Heavy Metal em geral

Arnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao MetallicaArnaldo Jr
Colecionador de ítens relacionados ao Metallica

Mário Pacheco: Figura única, colecionador e contraculturalistaMário Pacheco
Figura única, colecionador e contraculturalista

Silmara Ferreira: Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do InxsSilmara Ferreira
Apaixonada por pop oitentista e colecionadora do Inxs

Gus Monsanto: A coleção do vocalista do AdagioGus Monsanto
A coleção do vocalista do Adagio

Marco Loiacono: Talvez a maior coleção de Motorhead do BrasilMarco Loiacono
Talvez a maior coleção de Motorhead do Brasil

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico

Paulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?Paulo de Castro
Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?

Ricardo Seelig: A coleção do criador da Collector's RoomRicardo Seelig
A coleção do criador da Collector's Room

Collector's Room: a gigantesca coleção de Regis Tadeu

Collector's Room: a linda coleção de Nino Lee Rocker

Collectors Room: aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontâneaCollectors Room
Aleatoriedade colecionável, ou a coleção espontânea

Collectors Room: o clássico instantâneo do Blackberry Smoke (vídeo)

Collectors Room: a diferença entre colecionar e acumular discos (vídeo)

Collectors Room: grandes álbuns de metal da década de 2010 (vídeo)

Amazon: gigante começa a vender CDs, LPs e itens de música no Brasil

Collectors Room: alguns dos grandes discos de rock desta década (vídeo)

Collectors Room: um papo sobre colecionismo e o hábito de comprar discos (vídeo)

Collectors Room: Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo PardinCollectors Room
Queen e clássicos na bela coleção de Marcelo Pardin

Rock in Rio: a cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)Rock in Rio
A cobertura estereotipada do Multishow no Dia do Metal (vídeo)

Collectors Room: a terapia que é arrumar a coleção de discos (vídeo)

Collectors Room: os fantásticos singles e porque eles não saem no Brasil (vídeo)

Collectors Room: Mötley Crüe e o conto das turnês de despedida (vídeo)

Collectors Room: Floor Jansen e Nightwish, uma união espetacular (vídeo)

Todas as matérias sobre "Collectors Room"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Collectors Room"


Guns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da bandaGuns N' Roses
Os 10 melhores não-clássicos da banda

Beatles: Perguntas e respostas e curiosidades diversasBeatles
Perguntas e respostas e curiosidades diversas


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.