O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Por Bruce William
Postado em 31 de dezembro de 2025
Quando John Bonham morreu em 1980, o Led Zeppelin parou de vez. O grupo até voltou ao palco em raras ocasiões, com destaque para o show de 2007 que acabou virando Celebration Day, com Jason Bonham assumindo a bateria no lugar do pai. Aquilo reaqueceu a conversa sobre novas apresentações, pelo menos na cabeça de gente como Jimmy Page e John Paul Jones, mas o movimento nunca virou uma retomada de fato.
Em um cenário desses, a pergunta óbvia sempre aparece: se a banda resolvesse tocar mais, quem cantaria? Robert Plant, ao que consta, não embarcou nessa ideia de uma sequência de shows. E, com isso, Page e Jones chegaram a testar alternativas, não como "troca definitiva", mas como tentativa real de ver se o Zeppelin poderia subir num palco com outra voz.

Um dos nomes sondados foi Steven Tyler. Ele contou que foi ao encontro de Page e "os caras" no verão de 2008 e fez questão de diferenciar as coisas: "Não foi uma audição para entrar no Zeppelin, foi uma audição para cantar no Zeppelin." Na cabeça dele, a conversa começou com a ideia de tocar em estádios, mas ganhou outro peso quando surgiu a possibilidade de gravar um álbum. Foi aí que ele disse ter voltado para casa, pensado por alguns dias e retornado com a resposta: "Olha, Jimmy, você está em uma banda e eu também. Não posso, de boa fé, deixar minha banda e estar na sua banda."
Tyler descreve aquela semana como um período intenso de convivência e de bate-papo fora da música também. "Tocamos todos os dias durante uma semana", disse ele, lembrando que nas pausas para fumar conversava com Page sobre vários assuntos. Segundo o vocalista, ele deixou claro desde o começo o tamanho da situação em que estava se metendo: "Jimmy, você não tem ideia de como sou grato por ter a oportunidade de vir aqui tocar com vocês." E conta que, quando Page insinuava a possibilidade de shows juntos, ele se via pensando: "Pare aí. Estou cantando numa banda com John Paul Jones?"
Na parte prática, Tyler diz que teve liberdade para experimentar repertório e ver como a coisa funcionava na sala. "Eles me deixaram cantar todas as músicas que eu quis", citando "Black Dog" e "Stairway To Heaven". Ao mesmo tempo, reforça o recorte: "Mas foi apenas uma semana." Ele também explica que não queria entrar numa situação paralela que soasse como um projeto derivado: "Eu não queria algo tipo Coverdale/Page." E, fazendo a conta do tempo e da energia envolvidos, concluiu que seria mais sensato direcionar isso para o próprio Aerosmith: "Além disso, conclui que no tempo que levaria pra isso acontecer, eu poderia me reunir novamente com minha própria banda."
A síntese que ele dá é simples e sem firula: "Então, eu poderia estar na banda de Jimmy? Não. Mas quanta honra!" Ou seja, não foi falta de oportunidade nem falta de respeito pela história do Zeppelin; foi uma combinação de lealdade ao próprio grupo, de cautela com o tamanho do passo e de uma percepção bem clara do que aquilo exigiria.
E tem um detalhe que ajuda a entender por que ele nunca pareceu confortável com a ideia de "substituir" Plant: em outro momento, destacado pela Rock Celebrities, Tyler coloca o cantor do Zeppelin num patamar especial. Para ele, o maior cantor de todos os tempos é Robert Plant. Ao explicar por que recusou, ele resumiu assim: "Eu simplesmente não achei que uma banda como o Led Zeppelin precisasse de um cantor como eu. Eles já tinham o melhor; eles eram os melhores." E ainda lembrou uma frase atribuída a Plant, com humor rural britânico: "O Robert costumava dizer: 'Acho que eu conseguiria cantar e tosquiar umas ovelhas ao mesmo tempo.' Eu consigo pensar em algumas coisas que eu poderia fazer enquanto canto, mas essa não é uma delas. Talvez esse fosse o problema."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
A canção onde o Queen reclamou do prato mas continuou comendo do mesmo
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Mötley Crüe realiza trollagem com Extreme em último show de tour conjunta
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira
Steven Tyler: "nunca esquecerei a audição para o Led Zeppelin"
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Como o Aerosmith terceirizou a escrita da própria volta por cima nos anos 80
O guitarrista que Joe Perry colocou em uma categoria separada dos demais
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
O motivo pelo qual Steven Tyler disse que "daria na cara" de Elvis Presley
O amor: 10 músicas para roqueiros apaixonados


