O hit de Neil Young que Bob Dylan não suportava: "Eu odiava quando tocava no rádio"
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de março de 2026
Ícones do folk e do rock, Bob Dylan e Neil Young sempre mantiveram uma relação de respeito mútuo. Ao longo das décadas, os dois chegaram a dividir palcos, gravar juntos e até interpretar canções um do outro. Ainda assim, houve uma música famosa de Young que Dylan simplesmente não conseguia ouvir.
Bob Dylan - Mais Novidades
Trata-se de Heart of Gold, um dos maiores sucessos da carreira do canadense. Lançada no álbum Harvest (1972), a faixa chegou ao primeiro lugar da parada Billboard Hot 100 e se tornou a canção mais popular de Young.
Apesar disso, Dylan revelou em entrevista à revista Spin que não gostava da música - e o motivo tinha a ver com as semelhanças que ele enxergava entre o estilo da faixa e o seu próprio. "A única vez que me incomodou quando alguém soava como eu foi quando eu estava morando em Phoenix, por volta de 1972, e a grande música do momento era 'Heart of Gold'."
Segundo Dylan, ouvir a faixa repetidamente nas rádios o deixava particularmente irritado. "Eu odiava quando ela tocava no rádio. Eu sempre gostei do Neil Young, mas aquilo me incomodava toda vez que eu ouvia 'Heart of Gold'. Ela ficou muito tempo em primeiro lugar e eu pensava: 'Droga, isso sou eu. Se soa como eu, deveria ser eu'."
A crítica de Dylan tinha relação com a forma como a música soava próxima de seu próprio estilo folk narrativo - algo que, nos anos 1960 e 70, muitos artistas passaram a adotar depois do enorme impacto causado por suas composições.
Curiosamente, o próprio Neil Young também tem uma relação ambígua com a canção. Apesar de ser seu maior sucesso comercial, ele já comentou que a música acabou o colocando em um caminho mais "seguro" dentro da indústria musical - algo que não combinava com sua natureza artística.
Mesmo assim, Heart of Gold segue sendo uma das músicas mais emblemáticas do folk-rock dos anos 1970 - ainda que, por um bom tempo, tenha sido justamente aquela que Bob Dylan menos gostava de ouvir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
Luto e amizade motivaram reunião de Anneke van Giersbergen com o The Gathering
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Dream Theater - uma obra de arte em movimento em São Paulo
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
Anthrax divulga trecho de sua música nova "It's for the Kids"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
A lição que Bob Dylan deu para Frejat e ele colocou em álbum: "Ele é o meu norte"
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
O dueto que envolve Bob Dylan e acabou sendo lembrado como um desastre
O guitarrista que é um "gênio da matemática", segundo Bob Dylan
O clássico de John Lennon comparado a "Like a Rolling Stone" pelo próprio John Lennon
O rockstar com quem Slash diz ser impossível de trabalhar; "Por que raios eu fui chamado"


