O disco do Motörhead que Max Cavalera acha extremamente subestimado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de janeiro de 2026
Lenda absoluta da música pesada, a banda britânica Motörhead ocupa lugar central na história do rock and roll. Sob a liderança do baixista e vocalista Lemmy Kilmister, o grupo lançou clássicos incontornáveis e influenciou diversos músicos, caso de Max Cavalera, nome mais importante do metal brasileiro e sul-americano.
Motorhead - Mais Novidades
A influência do Motörhead na trajetória de Max é tão profunda que o nome de sua primeira banda nasceu a partir de uma música do grupo inglês. Trata-se de "Dancing on Your Grave", faixa presente no álbum "Another Perfect Day", lançado em 1983.
Em entrevista à revista Metal Hammer, Max contou que, ainda jovem, costumava traduzir letras de músicas com a ajuda de um dicionário. Foi durante esse processo, enquanto ouvia "Dancing on Your Grave", que se deparou com uma palavra decisiva para sua trajetória artística.
"'Dancing on Your Grave' também é a música que inspirou o nome Sepultura. Eu era criança e estava traduzindo a letra com meu dicionário, e a palavra 'grave' significa 'sepultura' em português."
Na mesma entrevista, Max comentou sobre o álbum ao qual a música pertence. Para o líder do Soulfly, "Another Perfect Day" é um trabalho do Motörhead que não recebe o reconhecimento proporcional à sua qualidade.
"'Another Perfect Day' é um disco extremamente subestimado – é um dos melhores do Motörhead. A entrada de Brian Robertson, do Thin Lizzy, trouxe melodias para o Motörhead que nunca existiram antes. Havia melodias incríveis por todo o disco – 'Shine', 'Back at the Funny Farm', 'Marching to War' e 'Dancing on Your Grave', que tinha uma ótima introdução de guitarra."
"Another Perfect Day" ocupa um lugar singular na discografia do Motörhead por ser o único álbum gravado com o guitarrista Brian Robertson, conhecido pelo trabalho no Thin Lizzy. Ele deixou o grupo no mesmo ano em que o disco foi lançado.
A admiração de Max pelo Motörhead se converteu em uma versão de "Osgasmatron", faixa que dá nome ao sétimo disco do grupo inglês. O cover pode ser ouvido aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting

O clássico do Dead Kennedys que deve sua criação à ex-banda de Lemmy
Os roqueiros que seguiram na estrada mesmo quando o corpo pedia para parar
O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Phil Campbell já deu rolê de moto peladão por corredor de hotel
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
Motorhead: O conselho de Lemmy Kilmister sobre ser solteiro para sempre


