Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de outubro de 2025
Formado em Seattle, o Queensryche é frequentemente citado como um dos grupos que abriu caminho para o metal progressivo, graças à sua mistura de som pesado e intrincado com narrativas complexas. A discografia da banda incluiu grandes clássicos do estilo, destacando-se a trinca formada por "Rage for Order" (1986), "Operation: Mindcrime" (1988) e "Empire" (1990).
O primeiro dos álbuns citados no parágrafo anterior impactou um grande ícone do metal progressivo. Trata-se do virtuoso John Petrucci, guitarrista, compositor e membro fundador do Dream Theater.
Queensryche - Mais Novidades
Petrucci revelou a importância do Queensryche em sua formação e na dos seus colegas originais de banda durante entrevista concedida à revista Metal Edge. A fase inicial do grupo foi particularmente crucial para moldar o som ambicioso que o Dream Theater viria a desenvolver:
"O Queensryche foi muito importante para mim. 'Rage for Order', em particular, foi um álbum muito, muito importante, que todos nós adorávamos. E quando digo 'nós', refiro-me a mim e aos membros originais do Dream Theater – John Myung [baixista], Kevin Moore [tecladista] e Mike Portnoy [baterista]. Éramos grandes fãs do Queensryche."
Petrucci contou que compareceu a uma sessão de autógrafos do Queensryche e entregou uma demo do Majesty, grupo pré-Dream Theater. Ele também relembrou que, anos depois, teve a chance de excursionar ao lado da lendária banda que tanto o influenciou.
"Lembro-me de ir vê-los fazer uma sessão de autógrafos em uma loja de discos, conhecê-los e dar a eles nossa fita demo. Isso foi quando o Dream Theater ainda se chamava Majesty. Anos depois, acabamos fazendo uma turnê com eles, o que foi muito legal."
Curiosamente, a turnê com o Queensryche rendeu uma situação desagradável, relatada na letra de "As I Am", faixa que abre "Train of Thought" (2003). Mike Portnoy descreveu a série de shows como algo "irritante", como aponta um artigo no site do Dream Theater. Segundo o baterista, o guitarrista do Queensryche na época, Mike Stone, tentou dar dicas de guitarra a John Petrucci, o que levou o ícone da guitarra a escrever os trechos iniciais da canção: "Não me diga o que está na moda, diga-me como compor". Coisas da vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
O baixista que quase ocupou o lugar de John Paul Jones no Led Zeppelin
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026

Ex-Queensryche, vocalista Geoff Tate confirma show acústico no Rio de Janeiro
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Queensryche foi muito importante para o Dream Theater, segundo John Petrucci
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
O clássico do Megadeth que teve inspiração dos Beatles, Queensryche e sushi
Guitarrista do Queensryche lembra de quando cantou "Forever" em casamento de Paul Stanley


