A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de janeiro de 2026
Em entrevista ao Corredor 5, Gerson Conrad relembrou, sem rodeios, um episódio pouco conhecido - e bastante curioso - dos bastidores do rock brasileiro no início dos anos 1980. O guitarrista e compositor, ex-integrante dos Secos & Molhados, contou que Lobão chegou a ser escalado como baterista para seu primeiro álbum solo, "Rosto Marcado", lançado pela Warner, mas acabou dispensado antes mesmo de gravar oficialmente.

Segundo Conrad, o projeto solo nasceu em meio a expectativas comerciais e artísticas elevadas após o fim dos Secos & Molhados. Apesar de alguma pressão da gravadora, ele afirma que conseguiu manter o repertório que idealizou. Ainda assim, o processo em estúdio não foi isento de conflitos. Um deles envolveu justamente Lobão, que na época ainda buscava espaço como músico profissional.
"Ele chegou a ser meu baterista", contou Gerson Conrad, antes de emendar a frase que se tornaria o centro da polêmica: "Mas eu botei ele pra fora. Ele era péssimo baterista". A declaração, feita com franqueza característica, arrancou risos do entrevistador, mas deixa claro que a decisão não foi tomada de forma leviana.
Conrad afirmou que a situação ficou insustentável quando percebeu que o material registrado não tinha qualidade técnica suficiente. "O que tinha de registro com ele tocando era um desastre", disse. Diante disso, o músico revelou que precisou chamar um baterista profissional para refazer todas as partes de bumbo do disco, garantindo o padrão que esperava para o álbum.
Questionado se já havia falado isso diretamente para Lobão, Conrad respondeu sem hesitar: "Já falei, sim". Ele ainda contou que, sempre que se encontram, Lobão brinca - ou reclama - do episódio. "Ele diz: 'Sou traumatizado, eu tocava pra caramba e você não me deu valor'. E eu respondo: 'Você devia me agradecer, porque virou o Lobão conhecido exatamente por não ter ficado do meu lado'."
Apesar do tom ácido, Conrad deixou claro que encara o episódio com humor e distância histórica. Para ele, a experiência acabou sendo formativa para ambos. Enquanto Rosto Marcado se consolidou como um trabalho relevante de sua carreira solo, Lobão seguiria outro caminho, tornando-se uma das figuras mais controversas e visíveis do rock brasileiro nos anos seguintes.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar

O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
Lobão faz ranking com seus cinco melhores bateristas de todos os tempos
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
A visão de Roger do Ultraje sobre comportamento "bipolar" de Lobão
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars


