Morre Terry Sullivan, baterista da formação clássica do Renaissance
Por Bruce William
Postado em 10 de janeiro de 2026
Quando se fala na fase mais lembrada do Renaissance nos anos 1970, a conversa quase sempre passa por uma formação que segurou uma sequência forte de discos e grandes shows. Essa história perdeu mais um capítulo agora, num daqueles avisos que chegam sem muita preparação, mesmo quando a banda já carrega décadas de estrada e despedidas.

Faleceu Terry Sullivan, baterista da formação clássica do Renaissance. A confirmação veio de Annie Haslam, cantora do grupo, hoje a única sobrevivente daquela fase. "É com a maior tristeza que informo que Terry Sullivan, nosso baterista da formação clássica do Renaissance, faleceu! Ele estava cercado por sua família e por uma sala cheia de amor quando partiu em paz. Ele era um grande baterista, um ser humano caloroso, atencioso, engraçado e também um excelente compositor. Por favor, façam orações por Terry, por sua esposa Christine, por seus filhos Lee e Kristian e por seu neto Ashton e por toda a sua família, amigos e fãs ao redor do mundo, que sentirão sua falta."
Haslam também contou que conversou com Sullivan poucas semanas antes, lembrando momentos decisivos que a banda viveu num intervalo relativamente curto. "Nós estávamos conversando poucas semanas atrás, relembrando nossos dias de glória e o quanto tínhamos avançado em quatro anos para chegar ao Carnegie Hall com a New York Philharmonic Orchestra e, depois disso, ao Royal Albert Hall com a Royal Philharmonic Orchestra e o Royal Chorale Society. Todo sonho que alguém poderia desejar nós tivemos, e sem esquecer a música incomparável que tivemos a sorte de criar. Foi uma conversa linda que vou guardar para sempre."
Nascido em Londres, Sullivan teve uma passagem inicial pelo psicodélico do Dry Ice, que chegou a dividir palco com nomes como The Who, Pink Floyd e King Crimson, e lançou um single em 1969. Um álbum inteiro chegou a ser gravado nessa fase, mas só foi lançado décadas depois, em 2018.
Ele entrou no Renaissance em 1972, depois de responder a um anúncio na Melody Maker, e estreou em estúdio no terceiro álbum do grupo, "Prologue" (1972). A partir dali, tocou nos discos seguintes até "Azure d'Or" (1979), um período que inclui títulos bastante associados à "cara" setentista da banda, como "Scheherazade And Other Stories" (1975), além do single "Northern Lights", que entrou no Top 10 britânico em 1978.
Segundo o relato publicado na Louder, Sullivan deixou a banda após "Azure d'Or" por uma questão de princípio, depois que o baixista John Tout - amigo de longa data - foi demitido após um erro no palco. Anos depois, ambos voltaram a colaborar em "Tuscany" (2001); Sullivan ainda participou tempo suficiente para registrar um álbum ao vivo no Japão lançado em 2002, antes da banda se desfazer novamente (com Haslam retomando o nome Renaissance mais tarde, já em outra configuração).
Fora do Renaissance, ele também tocou no Good 'ol Boys, grupo que teve na formação o baixista Nick Simper (ex-Deep Purple) e o guitarrista Pete Parks (Warhorse), entre outros. E montou o Renaissant, projeto inspirado no clima do Renaissance, ao lado da esposa Christine, do próprio John Tout e da letrista Betty Thatcher-Newsinger; o álbum "South of Winter" saiu em 2005, e um segundo disco chegou a ser escrito, mas não foi lançado.
Em 2005, Sullivan resumiu o que enxergava como o pacto básico entre músico e público: "No fim das contas, cabe às pessoas nos apoiar, e nós, em troca, tentaremos ao máximo devolver o amor e o respeito que nos são dados. Minha vida sempre foi fazer música, então, aconteça o que acontecer, vou continuar por esse caminho e usar esse dom que me foi dado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Para James Hetfield, refrão de "Master of Puppets" era comercial demais
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
Representantes de Jello Biafra atualizam seu estado de saúde
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
Fama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil
O clássico de Raul que alfineta três cantores da MPB e ironiza músicas de protesto
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
A banda brasileira que abriu tantos shows gringos que virou alvo de antipatia
Metallica: prejudicando as finanças da Igreja Universal


