A música do Montrose que serviu de referência para clássico do Saxon
Por João Renato Alves
Postado em 26 de dezembro de 2025
Faixa-título do quarto álbum do Saxon, "Denim and Leather" é um dos grandes clássicos da banda. Ao canal da versão alemã da revista Metal Hammer, o vocalista Biff Byford falou sobre a inspiração para a música, que partiu de um grupo norte-americano.
"Éramos grandes fãs do primeiro álbum do Montrose. Há uma música nele chamada 'Rock Candy'. Amávamos o groove de bateria e o usamos para construir 'Denim and Leather'. As pessoas gostaram e se tornou nosso maior disco até aquele momento, pois contava com dois outros hits, 'Never Surrender' e 'And the Bands Played On'."

A importância da canção perdura até os dois atuais, como o frontman enfatiza. "Bem, eu ainda acho que é um hino para os fãs de metal do mundo todo. É uma música grandiosa. Na verdade, eu escrevi a letra pensando no público e conseguimos que fãs cantassem no disco. Então, foi algo muito importante para nós na época. Algumas pessoas não gostaram muito, mas pensamos: 'Que se dane. Vamos fazer. É uma música sobre os fãs, então vamos incluí-los.' E tem um ritmo ótimo."
"Denim and Leather" foi o último play do Saxon a contar com o baterista Pete Gill. Ele sairia devido a um problema de saúde, reaparecendo três anos depois no Motörhead. Pela primeira vez o grupo gravou fora da Inglaterra, com as sessões ocorrendo em Genebra, Suíça. A mixagem foi feita em Estocolmo, Suécia. Chegou ao 9º lugar na parada britânica, onde ganhou disco de ouro.
Lançado em 1973, o primeiro álbum do Montrose marcou o debut da banda formada em torno do guitarrista Ronnie Montrose (Edgar Winter Group), contando com o vocalista Sammy Hagar, o baixista Bill Church e o baterista Denny Carmassi. A Warner o promoveu como "o primeiro disco de heavy metal gravado nos Estados Unidos" e "a resposta americana ao Led Zeppelin". Apesar de não ter vendido tão bem logo de cara, adquiriu status com o tempo e atingiu um milhão de cópias comercializadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Com ex-membros do King Diamond, Lex Legion já tem material para o segundo álbum
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone

A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
O guitarrista inglês que fundou banda de metal, perdeu ponta do dedo e não é Tony Iommi


