A definição de rock n roll segundo quem melhor entende do assunto: Mick Jagger
Por André Garcia
Postado em 25 de maio de 2022
O rock n roll surgiu nos anos 50 como uma dança e um ritmo, assim como o twist. Na década seguinte, por outro lado, ele transcendeu a música, se tornando moda, comportamento e uma filosofia de vida. Com o passar das décadas, o conceito de rock foi se transformando ao longo do tempo até que ficou confuso. Como disse os Engenheiros do Hawaii em "O Papa é Pop".
"Toda catedral é populista, é pop
É macumba pra turista
Mas afinal, o que é rock 'n' roll?
Os óculos do John ou o olhar do Paul?"
E quem melhor para responder, afinal, o que é rock 'n' roll do que a banda que melhor o personifica: os Rolling Stones? Mais especificamente Mick Jagger e Keith Richards, que fizeram parte de cada um dos 60 anos de sua história.
Rolling Stones - Mais Novidades
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para a Rolling Stone em 1995, Mick Jagger encarou o desafio de definir o que é rock. Do ponto de vista musical, a resposta foi: "[Rock n roll é] essas coisas todas: energia, agressividade, angústia, entusiasmo, e uma certa espontaneidade. É muito emocional. É muito tradicional, tem certas regras que não devem ser quebradas. Há certas regras, certos formatos, que são tradicionalmente baseados no folk e no blues."
Quando se trata de como o rock deve ser cantado, a maior autoridade do planeta no assunto respondeu que "tem que ser cantado com aquela energia jovial — ou letargia jovial. Porque a juventude também tem seu lado mórbido, letárgico e rebelde. Por isso, tem que ser cantado com um certo tipo de agressividade. Uma languidez ligeiramente feminina, [com] o tédio e a revolta da juventude, porque ambos são inerentes a ela. Para representar essas emoções, aquele formato funciona muito bem."
Para fechar com chave de ouro, ele citou a letra de um clássico dos Rolling Stones: "É como diz a primeira parte da letra de 'It's Only Rock and Roll': 'Se eu pudesse enfiar uma caneta no meu coração, e deixar espirrar por todo o palco… Isso te satisfaria? Isso te passaria batido? Você acharia aquele garoto estranho? Não é ele estranho?'"
Confira abaixo o clipe de "It's Only Rock and Roll", do álbum de mesmo nome, o último com o guitarrista Mick Taylor:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo


Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Leilão com itens raros dos Rolling Stones em dezembro tem até guitarra usada pro Brian Jones
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Guitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time
O conselho de Mick Jagger para Raul Seixas; "foi como um tapa na minha cara"


