RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A música "esquecida" dos Ramones com letra que fala sobre armas de fogo

O show dos Beatles que acabou em pancadaria entre dois membros em pleno palco

A lista das 10 melhores músicas lançadas em 1994, segundo Renato Russo

Bruce Dickinson admite que quase sucumbiu aos excessos carnais e químicos dos anos oitenta

O primeiro e inesquecível show de Rock que Nicolas Cage assistiu em sua vida

Marcel Schmier (Destruction) menciona outros vocalista de heavy metal que admira

Jerry Cantrell passou mal durante gravação do acústico do Alice in Chains

Sepultura - Andreas Kisser opina sobre fãs chatos e que vivem no passado

A infeliz decisão que fez produtor do Nirvana perder milhões de dólares em royalties

A canção do Queen que ninguém sabe bem o que significa, e se parece muito com um hit dos 70s

A música de Bob Dylan em que ele não cantou nem tocou, e em 50 anos jamais tocou ao vivo

Porque a fama do Led Zeppelin impediu Jimmy Page de assistir Jimi Hendrix tocando ao vivo

A canção do Led Zeppelin que ajudou a moldar a sonoridade do Ramones

A canção do The Police com temática infantil e um significado profundo que poucos percebem

A declaração de Dave Mustaine que fez o Megadeth ser chutado pelo Aerosmith de turnê


Stamp

O que significa "O Verme Passeia na Lua Cheia" do Secos e Molhados

Por Bruce William
Postado em 02 de dezembro de 2024

Após o mega-estrondoso sucesso do álbum de estreia de 1973, o Secos & Molhados não tardou para lançar seu sucessor, que chegaria às lojas no ano seguinte trazendo a mesma fórmula: uma inovadora e interessantíssima mescla do Rock Progressivo/Psicodélico que se fazia na época com MPB e Folk, trazendo letras em boa parte adaptadas de poemas de diversos autores.

Secos e Molhados - Mais Novidades

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas o álbum, último trabalho de estúdio a contar com a formação original que consistia em João Ricardo, Ney Matogrosso e Gerson Conrad, não teve o mesmo desempenho de seu antecessor e na semana em que estava sendo lançado já estava sendo anunciada a saída de Ney e Gerson, pelos habituais motivos envolvendo a divisão de rendas e brigas de egos, com cada um deles dando sua versão diferente da história.

Apesar de não ser tão cultuado quando o primeiro álbum, "Secos & Molhados II" traz canções do mesmo nível, e uma delas foi a que mais se destacou em termos comerciais, que é "Flores Astrais", segunda faixa do disco e que é creditada a João Ricardo e João Apolinário. Para quem não sabe, são respectivamente filho e pai, sendo o João Apolinário um jornalista e poeta português de renome, autor de diversos livros. Vamos voltar a ele mais abaixo, falando sobre um de seus livros...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que quer dizer a letra minimalista e poética de "Flores Astrais" do Secos e Molhados, com Ney Matogrosso no vocal

Embora tenha quase quatro minutos de duração, "Flores Astrais" contém uma letra curtíssima, formada por apenas cinco linhas: "Um grito de estrelas vem do infinito/ E um bando de luz repete o grito/ Todas as cores e outras mais/ Procriam flores astrais/ O verme passeia na lua cheia", sendo que esta última frase é repetida várias vezes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como destaca o letras.mus.br: "'Flores Astrais é uma composição que se destaca pela sua poesia rica em imagens e metáforas cósmicas", com as 'flores astrais' citadas na letra podendo ser entendidas como: "uma metáfora para fenômenos naturais belos e misteriosos, ou até mesmo para a criatividade e a inspiração que brotam como flores no espaço da mente e da arte." E sobre o trecho do "verme que passeia na lua cheia", o site teoriza: "pode ser uma alusão à pequenez da vida terrestre diante da imensidão do universo, ou talvez uma inversão do olhar, onde o que é considerado insignificante ganha destaque e beleza sob a luz da lua."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já um artigo do Jornal Do Dia trabalha com a possibilidade de ser uma alusão à ditadura militar que se vivia no Brasil na época, relembrando ainda da regravação feita pelo RPM em 1986: "O trecho 'O verme passeia na lua cheia' foi uma grande sacada de João Ricardo / João Apolinário Teixeira Pinto. Para além de uma viagem 'psicodélica', um recado em alto e bom tom para uma geração que vinha em sua primavera de 1968, chegando tardia no Brasil dos coturnos e porões de tortura", diz o texto.

Um blog que leva o nome "Projeto Interdisciplinar", aparentemente ligado a um "Colégio Arte", traz um ensaio que se propõe a fazer uma análise da letra, mas se esquiva da resposta ao pontuar: "O que um verme ou um ser humano que fazer na lua cheia? Isso só o compositor da música pode explicar". Entretanto, nos comentários, há algumas teorias interessantes, tais como: "Em determinados períodos do ano, na primavera, quando chove e a lua cheia nasce aparecem as "flores astrais", os cogumelos alucinógenos 'Psylocibos' que brotam nos campos, sendo que geralmente há vermes junto ao estrume de vaca onde brotam os cogumelos"; (...)"as pessoas cansadas de serem reprimidas e que deveriam unir forças para juntas se libertarem da ditadura. O verme passeia na lua cheia - seriam as pessoas na calada [da noite] consideradas vermes almejando uma realidade diferente".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Inclusive se diz também nos comentários que Ney teria confirmado esta conexão política em alguma entrevista, mas vamos lembrar que apesar dele ser o intérprete da canção, que talvez não soasse tão legal sem sua presença, ela não foi escrita por ele. Então, mesmo que ele tenha interpretado a letra de forma política, isto não significa necessariamente que o autor tinha este desejo.

Então vamos a outra teoria ainda nos comentários: "Talvez fale sobre a criação do universo e da vida. Vejam o que acho: Um grito de estrela vem do infinito... parece com o Big Bang a tal explosão que gerou o universo segundo os cientistas(...) Um verme na lua cheia pode ser a criação da vida a partir de formas mais simples de vida e com a ajuda dos astros que a gente sabe que ajudaram". E é aqui que, aparentemente, a gente tem mais uma pista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A música do Secos e Molhados que pode ser usada em aulas de astronomia e ciências

Um trabalho acadêmico que leva o nome "O Rock Nacional e sua Abordagem no Ensino de Física e Ciências segundo o Contexto CTSA e de Astronomia", e que pode ser conferido na íntegra no site da CERN, se aprofunda no contexto da letra: "Astronomia, ciência e tecnologia são temas recorrentes nas letras do rock. Logo, no cenário musical nacional pode-se listar inúmeras canções de diversas bandas que retratam esta temática. Novamente, o trio Secos e Molhados em 'Flores Astrais' faz uma analogia à Teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Logo, poderia ser utilizada como o ponto de partida para explanar sobre a origem da vida e do universo, além de expor alguns conceitos da Teoria da Relatividade e da Astronomia (...) Por fim, o significado da expressão 'O verme passeia na lua cheia' contida no refrão e repetida por doze vezes, pode ser a criação da vida a partir de formas mais simples de vida, ou a nossa insignificância, nossa pequenez perante a imensidão do universo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Então, para cimentar a tese, temos a dissertação de Thales Reis Alecrim intitulada "Envolto Em Tempestade": João Apolinário e as musicalizações de seus poemas no Brasil e em Portugal (1949-1974)", que foi apresentada na UNESP/Franca (link), que na parte sobre "Flores Astrais" relata que ela foi baseada no poema presente em "Primavera de Estrelas", de 1961, que é dedicado a Yuri Gagarin, o primeiro astronauta a atingir o espaço sideral.

"Isso demonstra que, para o poeta, a razão não era algo completamente negativo. Na verdade, o desenvolvimento racional da humanidade era algo positivo, no sentido de que melhorava a vida material, no entanto, o progresso não deveria menosprezar a vida humana. Portanto, o poeta português não se desvencilhava do racionalismo, mas propunha críticas a esse processo, com vistas a um horizonte onde o ser humano não fosse subjugado perante as conquistas do desencantamento da natureza."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida, Thales explica: "Na construção poética de Apolinário, os versos 'um verme passeia/ na lua cheia' não criticavam de forma necessariamente negativa a presença do homem no espaço. Para o poeta, isso demonstrava que o ser humano era impressionante, afinal, essa 'fatalidade biológica' conseguia dominar a natureza, tanto que, nessa mesma seção do livro, ele demonstra que a humanidade passou de 'verme' a 'pássaro', pois conseguiu alcançar os céus."

E para ele, os arranjos da canção também dão uma pista indireta da mensagem, já que a música começa com acordes no piano e, quando chega ao refrão, ele é repetido inúmeras vezes de forma proposital: "O destaque para o refrão, de tão excessivo, causa desconforto com essa constatação, afinal, significa que a pureza branca do satélite foi maculada por uma sujeira, um invasor indesejado. Logo, para evitar isso, se deveria regressar para o início, para um lugar anterior a essa invasão. Assim, a canção, após mais uma repetição do verso que evidencia a presença desconfortante, retorna para os acordes de piano que representam essa pureza anterior."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Segredos nas letras do Rock Nacional

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS