Flea explica a diferença entre Red Hot com Josh Klinghoffer e John Frusciante
Por André Garcia
Postado em 13 de agosto de 2025
Ron Wood não foi um membro fundador dos Rolling Stones, mas, quando entrou para a banda, a química foi tanta que ele jamais saiu. Mais que isso, depois de tanto tempo, já o vemos (quase) tão um rolling stone quanto Mick Jagger e Keith Richards.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Outras bandas também possuem um membro substituto que se entrosou tão bem que a gente até esquece se tratar de um membro não original: Neil Peart no Rush; Bruce Dickinson no Iron Maiden; David Gilmour no Pink Floyd, Marky Ramone nos Ramones, Sid Vicious nos Sex Pistols, Rob Halford no Judas Priest… Podemos considerar esse também o caso de John Frusciante — que desde sua entrada no Red Hot Chili Peppers se tornou seu guitarrista definitivo.
As duas vezes em que ele saiu da banda (1992 e 2009) deixou os colegas com um problemão para arrumarem um substituto. E em ambas as vezes o resultado frustrou os fãs: primeiro com Dave Navarro e depois com Josh Klinghoffer.
Em 2023, Flea deu uma entrevista ao Broken Record podcast de um colaborador de longa data — Rick Rubin, produtor da maior parte da discografia do Red Hot. Entre outras coisas, o baixista comentou a diferença entre tocar com John e Josh:
"Eu disse para ele [Frusciante quando ele saiu da banda pela segunda vez] 'Eu não vou continuar sem você'. Acabei sentindo ter traído o que disse por ter decidido [continuar na banda sem ele]. Sabe, pessoas mudam de ideia… Fui falar com Anthony [Kiedis, o vocalista], ele estava afim [de continuar com outro guitarrista], então escolhemos Josh."
"Seguimos em frente com outra pessoa, mas eu estava muito dividido com aquilo — botar outra pessoa para tocar as paradas dele. Não que eu tenha algo contra o Josh! Ele honrou [a banda] de um jeito lindo; sou muito grato a ele […] Não só era um grande músico, mas também um membro de equipe muito apoiador."
"Só que às vezes a coisa descambava para muito papo sobre o que fazer: 'Devemos tentar isso? Devemos tentar aquilo?' Não digo isso de forma desrespeitosa. Não é que ele não conseguisse entender… eu mesmo não conseguia, sabe? Ele tocava uma coisa e eu pensava 'O que eu tenho que fazer aqui?' Era simplesmente outras referências, outro sistema nervoso… outro tudo."
"Eu ansiava por aquela conexão sem esforço. E assim que John voltou, lá estava ela. Com John era perfeito, do começo ao fim: 'Pronto. Está feito'. Precisa nem falar. Eu simplesmente sei, é uma intuição que vem de dentro."
"Com ele agora estamos ensaiando para sair em turnê. Quando tocamos as músicas antigas, é tipo: 'P*ta m*rda! Estamos tocando de verdade, não é mais a versão cover!' Estou exagerando — [Red Hot com Josh] nunca foi uma versão cover. É só que [com John] era como o cara de verdade tocando as paradas de verdade."
Atualmente o Red Hot Chili Peppers está de molho recarregando as baterias após lançar dois álbuns no mesmo ano. Em 2022 eles lançaram tanto o "Unlimited Love" quanto o "Return of the Dream Canteen" em 2022, e ainda fizeram uma longa turnê mundial. Turnê essa que inclusive passou pelo Brasil — entre os dias 4 e 16 de novembro de 2023 eles tocaram no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Comprovando que a popularidade deles continua lá em cima, todos esses shows no Brasil foram em estádios!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O cantor que Bono disse que ninguém conseguiria igualar; "ninguém podia ser como ele"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Morre Bob "Bobby" Weir, cofundador do Grateful Dead, aos 78 anos
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado

Como a chegada de John Frusciante impactou o Red Hot Chili Peppers, segundo Flea
O baixista que foi mais influente para Flea do que Jaco Pastorius ou qualquer outro
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock


