O gênero que Slash considera o mais interessante no rock moderno: "Não é só porrada"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de agosto de 2025
Ao ser questionado sobre quem faz a música mais inventiva do rock atual, Slash, guitarrista do Guns N’ Roses, apontou para um território mais pesado do que o rock tradicional. Em entrevista ao canal da TotalGuitar no YouTube (via Far Out) há cerca de dez anos, ele afirmou que a cena mais inovadora estava acontecendo dentro do metal.
Guns N' Roses - Mais Novidades

"Percebi que, recentemente, as coisas mais inovadoras e interessantes que estão acontecendo no rock and roll agora estão nas bandas de metal", disse Slash. "Não é tanto no que você consideraria rock and roll puro e simples, são as bandas de metal."
Na época, ele falava sobre grupos como Kvelertak, Gojira e Mastodon, que havia assistido juntos em um mesmo show, experiência que descreveu como "um dos melhores concertos que já vi em muito tempo".
Ao explicar o que o atraía no som do Gojira, Slash destacou a combinação de técnica e musicalidade: "É a combinação de como eles trabalham o bumbo duplo junto com os riffs de guitarra, somado a mudanças de acordes, muita harmonia melódica e elementos harmônicos que fazem soar épico. É muito, muito musical. Não é só porrada."

De lá para cá, essas bandas continuaram lançando álbuns elogiados pela crítica e ganharam a companhia de outros nomes de peso como Whitechapel, Knocked Loose eSpiritbox, entre outros.
Slash e o heavy metal
Curiosamente, o Kvelertak — uma das bandas que Slash citou como exemplo de inovação — não nasceu com a intenção de ser um grupo de metal. "Não era para sermos uma banda de metal quando começamos", contou o guitarrista Bjarte Lund Rolland. "Queríamos ser mais como uma banda de rock com influências de metal aqui e ali. Claro, todos gostamos de Metallica e crescemos na Noruega com todo o lance do black metal, mas há muita outra coisa que nos influenciou."
Essa lista inclui nomes improváveis como Fleetwood Mac, Dire Straits, The Damned, Johnny Thunders, The Rolling Stones e até The Beach Boys, explicando o lado mais melódico do grupo. E entre essas influências, está também o Guns N’ Roses — o que ajuda a entender a admiração de Slash.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps